ESTAMOS
PROPONDO UMA REUNIÃO PARA TRATARMOS DESSE TEMA.
Governo
Alckmin acaba com aulas de Geografia, História e Ciências.
O governo do Estado de
São Paulo retirou o ensino de História, Geografia e Ciências nos anos iniciais
do Ensino Fundamental. A nova modalidade faz parte da primeira reformulação
curricular que inicialmente seria aplicada nas escolas em tempo integral.
A retirada das aulas da
grade curricular vale para as 297 escolas que estão no suposto programa de
ensino integral implantado a partir de 2006 e exclui as 21 escolas que não
migraram para o novo modelo de ensino integral – criado em 2012 para o ensino
médio e estendido para o fundamental neste ano.
Mesmo permanecendo na
escola por 8 horas todos os dias, os alunos dessas 297 escolas não terão aulas
de Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia, onde até o ano passado
tinham sete aulas semanais dessas matérias até o 3º ano do Ensino Fundamental.
Segundo a Secretaria de Educação, os horários serão preenchidos por aulas de
Língua Portuguesa e Matemática.
Os alunos do 1º e 2º, 3º
ano terão 15 aulas semanais de Língua Portuguesa que corresponde a 60% da carga
horária semanal, seis aulas de matemática (25%) e Educação Física e Artística
ficam com 4 aulas semanais (15%).
No 3º ano a carga de
Matemática sobe para 40% e cai a de Língua Portuguesa (para 35%). Só nos 4.º e
5.º anos os alunos passarão a aprender ciências, história e geografia, o
equivalente a 7 aulas, ou seja, a mesma carga que se aplica hoje, num modelo em
que desde o 1º ano se tem essas matérias. Portanto, existe uma diminuição do
conteúdo aplicado ao longo de todo E.F. Não há compensação de aulas no novo
programa do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A Secretaria de Educação
argumenta que “o objetivo é tornar o currículo mais atraente”.
A professora Maria Izabel
Noronha, Bebel, presidente do Sindicato dos Professores do Estado Oficial do
Estado de São Paulo (APEOESP), criticou as mudanças. “Tem de haver um
fortalecimento em português e matemática, mas não retirar totalmente outras
disciplinas. As crianças precisam ter acesso ao conhecimento geral, senão a
escola fica só para habilitar”, destacou Bebel.
Já a Secretaria estadual
de Educação emitiu nota apontando que estas matérias seriam aplicadas de forma
“transversal” dentro de outras matérias, ou em oficinas no decorrer do dia.
QUALIDADE DE ENSINO
Com o aumento das aulas
ministradas, o governo estadual tenta melhorar os índices de avaliação dos
alunos dessas escolas em seus exames. Já que provas como o Saresp (Sistema de
Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) avaliam somente as
disciplinas de Português e Matemática.
Há anos os índices
patinam, apresentado números pífios de desempenho e demonstrando o que, na
prática, se vê na maioria das escolas paulista.
No último dia oito a
Secretaria de Educação divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da
Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de 2012, onde nos anos finais do Ensino
Fundamental (8º e 9º ano) o rendimento dos alunos regrediu de 2,57 em 2011 para
2,50. E na média geral, entre EF e Ensino Médio também houve redução do
desempenho. De 2,61 em 2011 para 2,59 em 2012.
O resultado apresentado
pelos alunos na prova do Saresp para avaliar o desempenho do ensino nos mostra
que com 18 anos de governo tucano ainda temos 55,9% dos estudantes do 8º e 9º
ano, com nível básico na aprendizagem de Língua Portuguesa, 28,5% abaixo do
básico, apenas 14% em nível considerado adequado e míseros 1,6% com nível
avançado.
Em Matemática os índices
da Secretária de Educação do Estado são ainda piores. 53,2% dos alunos dos anos
finais do EF estão no nível básico, 36,6% abaixo do básico. Menos de 10% dos
alunos de toda a rede estão em nível adequado, apenas 9,1%. E só 1% de todos os
alunos do 8º e 9º ano do Estado mais rico da federação são considerados nível
avançado em Matemática.
Quando a amostragem se dá
pelos alunos do Ensino Médio a situação é a mesma. Em Língua Portuguesa 38,8%
dos estudantes estão em nível básico e 34,4% abaixo do básico. 26,3% se
encontram em nível adequado e apenas 0,5% em nível avançado.
Já em matemática a situação
é ainda pior do que no E.F. 55,8% dos alunos estão abaixo do básico e 39,4% em
nível básico. Em nível adequado somente 4,5% dos alunos alcançaram a faixa e em
nível avançado apenas 0,3%.
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