No dia 31 de março de 2012, os militantes do Psol da cidade de Itapetininga deram um passo a frente e formalizaram o diretório municipal, com o objetivo de dar ainda mais visibilidade ao partido na cidade, impulsionar a formação política e a vida orgânica, bem como definir e viabilizar a participação política no processo eleitoral que se aproxima.
Na plenária, o professor Geraldo falou da conjuntura internacional, ressaltou o embate de classe e classificou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário como subservientes ao poder econômico no sistema capitalista.
Os companheiros Vinicius e Fernando falaram da conjuntura nacional, constataram que cada vez mais os projetos que antes polarizavam entre o PT e PSDB, hoje estão quase que idênticos, do ponto de vista de classe e dos interesses da burguesia Nacional e Internacional. Apesar de o Psol ter uma pequena representatividade institucional, vem promovendo importante atuação parlamentar, propondo e denunciando as falcatruas no senado, além de nortear a ação da esquerda brasileira. O Partido promove a frente de esquerda e a luta de classe contra os interesses do capital. Denunciaram o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em que consome 47% do PIB para encher os bolsos dos banqueiros e poderosos. Criticaram a elite regional que ainda se comportam como “as viúvas de Julio Prestes”, simbolizado num forte comportamento conservador e de defesa do latifúndio.
Os desafios são grandes, uma vez que a esperança depositada no PT foi à bancarrota, pois a partir de 2002, tomou outro rumo com a carta ao povo brasileiro que serviu de base para o programa de governo do Presidente Lula.
Criticaram a postura do PCdoB pela defesa do agronegócio, haja vista que foram majoritariamente financiados pelos representantes desse setor.
Do ponto de vista ambiental se posicionaram contra a construção do Belo Monte e outros projetos que seguramente são comprometedores do ponto de vista dos nativos e do meio ambiente. Criticaram a Central Única dos Trabalhadores e a UNE, pelo seu caráter governista e de defesa da governabilidade dos atuais mandatários do poder. Posicionaram-se contra os ideais neoliberais e seus intelectuais, assim como combateram a leitura e as teses de Francis Fukuyama, sobre o predomínio do capitalismo e o propalado fim da história.
O Companheiro Gustavo Gurgel, falou da conjuntura municipal, destacou o papel do Psol na cidade, com notável participação na mídia local, nas panfletagem sobre temas específicos, alem de criticar o papel do Estado na criminalização dos movimentos sociais e lutadores do povo. Defendeu que cabe aos Filiados do Psol a reorganização da sociedade, formar o Diretório e núcleos do partido, organizar os estudantes, unir as entidades populares e dialogar com a população sobre um novo projeto viável para dirigir os rumos da cidade. Ou seja, “um novo partido contra a velha política”.
Por fim contribuí para com o debate falando da atuação do partido em nível nacional, estadual e a importância da união regional para enfrentar os poderosos da cidade.
Saudamos as lideranças e organização do partido, o seu crescimento e maturidade, estando este a altura das disputas de corações e mentes no cotidiano e nos pleito eleitoral já está em curso.
Após um bom café, foi apresentada a chapa unitária “Ousar lutar, Ousar Vencer”, que teve o acolhimento dos presentes. O Diretório foi composto e dentre os componentes foi eleita uma executiva com os seguintes companheiros:
Presidente- Gustavo Gurgel Meira Santos;
Vice- presidente- Vinícius Mori Válio;
1°Secretario Geral- Fernando Henrique Siqueira Campos;
2º Secretário- Geraldo Cezar Martins de Oliveira:
1°Secretário de Finanças- Vitor dos Santos Oliveira;
2°Secretário de Tesouraria- Vitor Carvalho Rodrigues.
O presidente eleito Gustavo Gurgel finalizou a plenária agradecendo aos presentes e disse que o partido discutirá nos próximos dias a tática eleitoral, assegurando que este concorrerá com identidade própria, com candidato majoritário e com uma forte chapa de vereadores (as).
Ousar lutar e vencer é preciso!!!
Aldo Santos. Ex-vereador, coordenador da apeoesp-SBC,Dirigente do Psol, presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário