quarta-feira, 6 de novembro de 2019

VILA LULALDO, 30 ANOS DEPOIS.



Em recente visita às lideranças da Vila, fomos informados dos preparativos para a comemoração dos 30 anos de existência da ocupação da Vila Lulaldo, em São Bernardo do Campo. Foi uma ocupação exitosa que conta atualmente com cerca de 500 famílias, que, corajosamente  fizeram esta ocupação no dia  03 de Dezembro de 1989, fugindo dos desmoronamento que estava acontecendo com moradores da Vila Jurubeba.
Para quem ainda não conhece a história da Vila LULALDO, indicamos a leitura do livro: VILA LULALDO: da lei do barbante à regularização fundiária, uma publicação da dialógica editora, escrito por Aldo Santos  e Ana Valim. Na página 21 do referido livro consta o seguinte: “O pleito para a escolha do  nome da Vila aconteceu  no dia 11 de março de 1990. Os moradores indicaram oito nomes. No total, foram registrados 105 votos, destes, 1 branco e  2 nulos. Vila Lulaldo recebeu 35 votos, seguido de vila nova(27); vila jussara II (16); jardim riacho grande (8); vila zumbi (7); vila operária (6); vila palmares(2) e vila acampamento (1). A proposta de denominação vencedora foi apresentada em assembleia pela Dona Emília, sendo a junção  do nome do então presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, e do então vereador, também do PT, Aldo santos.”
Foi uma grande batalha contra as sucessivas ações de reintegração de posse, com a realização de atos, passeatas, manifestações e enfrentamentos, contando ainda  com os acertos políticos na condução da luta sob a  liderança dos nossos dirigentes. Esta ocupação foi um marco na luta pela moradia popular na cidade e região.
Certamente será uma importante atividade, relembrando a luta, a história e memória dos moradores que valentemente lutaram para que aquele sonho se transformasse em realidade. Hoje temos uma Vila onde todo mundo conhece todo mundo, o convívio é respeitoso e harmonioso, e certamente, esta ocupação serve de inspiração efetiva para novas gerações que enfrentam o dilema de não terem onde morar.
Queremos ainda registrar e parabenizar a nova DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA LULALDO, que tem a seguinte composição:
Presidente: José Arimatéia Teixeira
Vice-Presidente: Ivo Alves Macedo
1º Secretário: Wendel Patrick da Silva  Teixeira
2º Secretário: Cleyde Aparecida de Cassia
1º Tesoureiro: Marcos Antonio Pereira da Silva
2º Tesoureiro: Odete de Lourdes Pereira
Diretor Social: Luis Lopes da Silva
1º Conselheiro Fiscal efetivo: Valdemir Costa Pinho
2º Conselheiro fiscal Efetivo: Messias Manoel da Silva
3ºConselheiro fiscal efetivo: Edvando Sampaio Santos
1º Conselheiro fiscal suplente: Valdemar de Souza Pinho
2º Conselheiro fiscal suplente: Francisca  Aparecida Pereira Rolim
3º Conselheiro fiscal suplente: Almir Santana de Souza
Pretendemos participar desta importante atividade e convidamos  todos e todas que na ocasião não mediram esforço para enfrentar os poderosos e especuladores, ajudando  definir os caminhos da luta e da  resistência. Foi uma guerra campal, mas com o apoio de inúmeras lideranças os moradores vêm resistindo, reafirmando inclusive que a luta sempre vale a pena.

Aldo Santos- Ex-vereador, Professor de Filosofia, sindicalista e  militante do Psol

Nenhum comentário:

Postar um comentário