domingo, 3 de abril de 2011

RESULTADO PARCIAL DA ENQUETE PROMOVIDA PELO BLOG DA APROFFESP SOBRE A INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E A APOSTILA DO GOVERNO.

RESULTADO PARCIAL DA ENQUETE PROMOVIDA PELO BLOG DA APROFFESP SOBRE A INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E A APOSTILA DO GOVERNO.


Com o objetivo de maior interatividade com os leitores do blog http://aproffesp.blogspot.com/ , a direção da aproffesp postou duas enquetes com os seguintes conteúdos:

1- Você é favorável a introdução da filosofia no ensino fundamental?

Sim:86%

Não: 7%

Não têm opinião a respeito:7%.

Esse resultado ainda é parcial, haja vista que tivemos um problema técnico ou de limitação tecnológica e a mesma foi encerrada antes da nossa expectativa de participação.

De qualquer forma, os dados apresentados representam indicativos ou tendências que de pronto merece algumas observações.

Embora seja um debate não muito divulgado no interior da nossa categoria, a manter o percentual apontado na primeira enquete, é urgente nossa união, organização e mobilização em torno da inclusão da filosofia no ensino fundamental, uma vez que em inúmeras escolas particulares o ensino de filosofia faz parte do currículo escolar nessa “fase do despertar filosófico?”

Devemos postar novamente essa enquete por um prazo maior e se o resultado se mantiver, devemos nos reunir urgentemente para debatermos propostas concretas rumo a implementação urgente da filosofia no ensino fundamental.

A segunda enquete postada procurou avaliar o caderno do professor na rede estadual.Ao avaliarmos o caderno de filosofia, podemos detectar os elementos ideológicos contidos nas demais disciplinas.

2-O que você acha do conteúdo do caderno de filosofia.

Ótimo:10%

Bom:10%

Regular:50%

Péssimo:30%.

Em relação à enquete dois: “que você acha do conteúdo do caderno de filosofia”, os dados apresentam alguns elementos que merecem uma avaliação mais detalhada.

Observa-se que do ponto de vista ideológico o governo vem introjetando e impondo no interior da rede sua proposta político/pedagógica com um número significativo ao quesito regular; (50% das respostas). É um dado significativo, em que pese a ausência de debate sobre o conteúdo dessas apostilas, que além de suprimir a liberdade de cátedra conquistadas a duras penas, o formato, o conteúdo e método adotado pelos detentores do aparelho ideológico do Estado representa o propósito autoritário, direcionado e desrespeitoso para com a categoria do magistério Estadual.

Nesse caso, vamos postar novamente a mesma enquete, para que se confirme ou não o resultado preliminar.

Em reunião no final de 2010 com a coordenadora da CENP, Professora Valéria, a mesma defendeu os cadernos e a política adotada pelo governo, posição essa questionada pela diretoria da aproffesp, que se posicionou contra essa política e os respectivos cadernos que dentre outros aspectos, estão carentes de maior embasamento teórico da formação básica.

Pretendemos ainda postar outra enquete, relativo ao aumento do número de aulas de filosofia, uma vez que hoje temos duas aulas no primeiro e uma no segundo e terceiro ano do ensino médio.

Fazemos um chamado aos professores de filosofia do Estado de São Paulo, para que participem maciçamente das nossas atividades, ora seguindo o blog, ora escrevendo artigos e comentários, bem como, respondendo as enquetes e militando para que outros colegas possam contribuir nesse processo, divulgando em suas listas de email o nosso endereço, ao mesmo tempo em que apelamos para que se filiem a nossa entidade para que tenhamos mais força e poder de representatividade junto aos órgãos governamentais e acadêmicos.

Saudações filosóficas.

Aldo Santos.

Presidente da Aproffesp

15/03/2011

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