terça-feira, 5 de abril de 2011

O CONSELHO DA ESCOLA PEDRA DE CARVALHO ENCAMINHA DOCUMENTO A DIRETORIA DE ENSINO E AO MINISTERIO PÚBLICO SOBRE A QUALIDADE DAS OBRAS NESTA UNIDADE ESCOLAR.

Retomando a independência e o papel do conselho de escola.


O Conselho de escola da unidade escolar Pedra de Carvalho teve uma atitude importante e de recuperação do papel desse importante instrumento democrático do corpo docente, discente e da comunidade escolar. Ao encaminhar o pedido de abertura de investigação das obras que vem ocorrendo nesta unidade escolar à promotoria, repõe o conselho no seu devido lugar, transformando-o num instrumento de participação, fiscalização, decisão e promoção de uma educação baseada no processo democrático que deve imperar no ambiente escolar.

O Conselho de Escola aprovou ainda enviar um oficio a Diretoria de ensino pedindo esclarecimentos sobre os sucessivos problemas nesta unidade escolar, bem como solicita ao mistério publico apuração sobre a qualidade e os gastos das obras na escola Estadual Pedra de Carvalho.

Precisamos agora recuperar o papel do conselho, na aprovação do coordenador pedagógico, vice- diretor, avançando para eleição direta dos diretores de escola como já vem ocorrendo em outros estados.

A manifestação dos agentes que compõem uma unidade escolar ao ser votada pelo conselho em relação a equipe gestora deve ser uma pratica permanente, pois muitas vezes a ineficiência do mesmo esta relacionado a falta de uma gestão presente, empenhada e comprometida efetivamente com a escola publica, laica, de qualidade e democrática.Portanto, exija votação política/pedagógica no inicio do ano, sobre a continuidade ou não da equipe gestora, mesmo que no momento não encontre parcialmente respaldo legal.

Sobre as obras.

A atual reforma teve inicio em 20/12/210.

Concluído somente o piso do pátio, mas sem o acabamento com resina.

Para fazer:

Tela da quadra;

Vidro de duas salas;

Bebedouro do pátio;

Manutenção dos caixilhos;

Trocas das alavancas quebradas;

Teto moquesteiro (cozinha e depósito).

Feito errado:

Desníveis nas patreleiras do depósito da cozinha;

Granito do balcão de atendimento da cozinha quebrado e remendado;

As portas velhas foram reaproveitadas para balcão;

A cada reforma a situação piora:

Iluminação externa (não funciona, porque provoca curto circuito interno );

Reforma do telhado;

Goteira na sala da direção, secretaria, acessa escola, junção das lajes;

Moldura do batente da porta caiu;

Piso da quadra, todo quebrado.

Há aproximadamente dois anos ocorreu outra reforma: “Execução de serviços gerais de manutenção, com fornecimento de materiais e mão de obra da Escola Estadual Prof Pedra de Carvalho. investimentos R$163.037,52. Secretaria de Educação, FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação; Construtora Roy LTDA”.

Atualmente a nova reforma além de estar acontecendo em pleno dia letivo, dificultando as condições de trabalho, o custo da “... reforma do Pedra de Carvalho, por exemplo, ficou numa pequena bagatela de R$ 310 mil”.( Informação obtida na reunião com a diretoria de ensino 24/01/2011)

É urgente a criação de comissões de acompanhamento das obras realizadas com o dinheiro público, pois na maioria das vezes o desperdício,a má qualidade dos produtos e serviços mal acabados viram regras no Estado inteiro. Do ponto de vista sindical, vamos retomar a comissão que existia no sindicato, pois dinheiro público não pode ir para o ralo do desperdício e da incompetência.

Esperamos que a Diretoria de Ensino e o Ministério público façam a devida apuração das obras realizadas e que todo dinheiro publico que chegar as unidades escolares sejam transparentes, como o movimento financeiro, notas fiscais dos gastos e a reunião do conselho que foi deliberado sobre tais gastos. A transparência é fundamental para que todos tenhamos claro a lisura do processo e o manuseio responsável com o dinheiro público.



Transparência e respeito aos educadores, educandos e trabalhadores da educação é preciso!

Aldo Santos, Professor das Unidades Escolares: Pedra de Carvalho, Maria Auxiliadora, Jacob Casseb, coordenador da corrente política TLS, Presidente da Aproffesp, e membro da executiva Nacional do Psol. (29/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário