sexta-feira, 10 de setembro de 2010

perseguir militantes populares
Fatos em Foco


3/9/2010 12:33, Por Hamilton Octavio de Souza, de São Paulo

Alimento caro

O Brasil já foi auto-suficiente na produção de trigo, mas agora precisa importar 50% do que com some. O aumento do preço do trigo no mercado internacional provoca aumento nos preços da farinha, pães e massas – base da alimentação de muita gente. Muitos produtores nacionais substituíram as plantações de trigo pela de sorgo, que é usado para alimentar porcos e outros animais. O que importa é o lucro.

Neoliberalismo

Os empresários brasileiros continuam seguindo os postulados do neoliberalismo cegamente, mesmo depois das seguidas crises que mostraram os desastres do modelo econômico. Só esquecem o modelo quando a situação ameaça seus próprios negócios. Isso explica porque o atual presidente da Fiesp, Benjamin Steinbruch, pediu ao governo medidas restritivas para os investimentos chineses no Brasil. O que está em disputa é a mineração.

Barbárie chilena

Em greve de fome há mais de um mês, 31 índios mapuche presos em Temuco, no sul do Chile, correm sério risco de morrer. Eles foram detidos nas marchas que o povo mapuche realizou em julho para reivindicar o domínio sobre o seu território – invadido por grileiros e investidores estrangeiros. As autoridades acusam os índios de subversão e a imprensa silencia sobre o que está acontecendo com eles na prisão. É a volta da ditadura!

Lei perigosa

Aconteceu o que muita gente dos movimentos sociais desconfiava: a lei da “Ficha Suja” ser usada para perseguir militantes populares criminalizados em ações políticas, mas condenados pela “Justiça” burguesa. É o caso de Aldo Santos, do Psol, que teve a candidatura a vice-governador do Estado de São Paulo vetada pelo Tribunal Regional Eleitoral porque deu apoio ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto em 2003. Não tem nada a ver com corrupção.

Terra cobiçada

Dados do INCRA comprovam que está havendo uma verdadeira corrida empresarial nas áreas de expansão da agricultura e da pecuária: em dez anos, de 1998 a 2008, o número de imóveis rurais controlados por empresas nacionais e estrangeiras saltou de 67 mil para 131 mil; antes controlavam 80 milhões de hectares, agora controlam 177 milhões de hectares. A agricultura familiar está sendo detonada pela concentração empresarial.

Alta tensão

O Ministério da Defesa, que deveria prioritariamente cuidar da soberania nacional, tem atuado nos bastidores para mudar a lei que a impede o controle estrangeiro de empresas aéreas. Na verdade, tem feito vistas grossas à entrega de empresas aéreas brasileiras para o capital estrangeiro, como a Varig, a ABSA e agora a TAM. Por que o ministro Nelson Jobim não é levado às barras dos tribunais por crimes contra o Brasil?

Ceará facista

Desde que entrou com ação pública contra a autorização da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará para a construção da termoelétrica do Grupo MMX, no Porto de Pecém, em terras do povo indígena anacé, o defensor público Thiago Tozzi, do Núcleo de Direitos Humanos, vem sofrendo pressões e perseguições de toda ordem. Na madrugada de 25 de agosto o seu escritório em Fortaleza foi arrombado e revirado. Até onde vai a violência?

Oligarquia unida

As mais poderosas associações empresariais da comunicação (ANJ, Aner, Abert e Abap), que concentram as redes de jornais, revistas e as concessões de rádio e TV, criaram o Instituto Palavra Aberta, supostamente para defender a liberdade de imprensa e de expressão. Como esses direitos só têm sido ameaçados por eles mesmos, é de prever que o tal instituto tem por objetivo coordenar o lobby contra a democratização da comunicação. Bingo!

Grande desafio

O dado é do Tribunal Superior Eleitoral: dos 135,6 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições gerais do dia 3 de outubro, 72,5 milhões não completaram o ensino fundamental. Isso significa que a maior parte da população adulta no Brasil tem menos de oito anos de escolaridade, o que é muito menos do que a média de 11 anos de estudos dos operários europeus. Está aí uma meta mínima para quem queira levar o Brasil a sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário