segunda-feira, 15 de abril de 2013

Avaliação e propostas dos representantes do Psol na região ABCDMR .


Avaliação e propostas dos representantes  do Psol na região ABCDMR .

Estamos diante de uma importante tentativa de organizar o partido e agir uniforme na região. Temos pontos comuns e o diálogo regional é uma necessidade permanente e não apenas  próximo das eleições,pois, percebemos que quando conseguimos dialogar e agir organizados conseguimos inserção nas lutas e na  imprensa. Esses 100 dias de governo representam  o continuísmo, com a saúde na UTI, a pasta da educação envolvida com denúncias de corrupção.O sindicato dos professores tem  apoiado inclusive o fora Cleuza. Recentemente tivemos numa manifestação na câmara municipal que estava  lotada pelo fora Cleuza. Outro movimento que pautou  as lutas em SBC foram os atos contra o aumento da passagem  de ônibus que teve efeito em nível regional. Constituímos o Comitê contra o aumento, promovemos vários atos, mas , até o momento não conseguimos a revogação desse assalto ao bolso da população. Podemos dizer que nesses 100 dias  nada de novo aconteceu na cidade . A administração do PT , não  acrescentou  nada que pudesse melhorar as condições  de vida da população. Além desse aspecto que mencionei a cultura da cidade se transformou num balcão de negócios, então não tivemos melhorias significativas.A cidade continua esburacada, o funcionalismo  abandonado e  os acordos pré-eleitorais continuam com frequentes reuniões . A Câmara municipal  construiu “um castelo” as custas do dinheiro público .No momento  esse poder está sob controle do atual prefeito.
Propostas: Pensar e agir politicamente, interagir entre nós e avançar. O debate da luta de classe está posto quando percebemos o   aumento do conservadorismo. Precisamos criar o núcleo regional  do Psol  para interagir com as lutas regionais e dar visibilidade a essa nossa atividade bastante representativa . Vamos fazer uma nota e encaminhar a imprensa. Temos uma  rica região, porém  do ponto de vista dos trabalhadores  não nos sentimos contemplados com essas novas administrações. Não nos representam. (Aldo Santos- SBC)

         Mauá deu o ponta pé inicial em relação ao aumento da passagem. Nessa semana o prefeito anunciou no jornal que vai tentar rever essa situação do aumento da passagem. Precisamos  então  reforçar o movimento contra o aumento da passagem. Existe falta de água no município e  em relação à saúde as 3 UPAS em Mauá não tem médicos e os professores estão ha mais de 2 meses sem receber, além de não fazerem as denuncias porque são contratados e temem perseguição do governo.
Propostas: Precisamos de algumas pessoas responsáveis pelo núcleo regional e estabelecer um calendário de ações. (André Sapanos -Mauá)
         Normalmente no final de mandato de um partido para outro existe esvaziamento de caixa. Seria bom fazer um levantamento de quanto foi gasto nas campanhas, pois houve atraso de pagamento dos professores e funcionários da saúde. Estamos tentando encontrar outra forma além das manifestações, talvez entrar com ação judicial para que a população possa tomar conhecimento do que está acontecendo. Estamos tentando fazer um trabalho de informação a população,  bem como, estamos demonstrando qual a diferença de projeto político na cidade. Estamos construindo o partido na cidade. (Alberto Ticianelli -Ribeirão Pires)
         Estamos com dificuldades de encontrar os filiados,porém, estamos focados na reconstrução do partido.Do ponto de vista da administração o atual prefeito  recebeu  uma  cidade governada   pelo PT   com vícios e desmandos naturais. O atual prefeito não tem apresentado nada de novo nem superior a administração passada. Existe um grande espaço para a construção do Psol  na cidade.( Cruz , presidente do Psol Diadema)  
         Existe um Comitê Regional contra o aumento da Passagem de ônibus que teve a oportunidade de conversar com o prefeito  Grana sobre o aumento da tarifa, sendo que o mesmo disse que não será possível revogar. O PSOL solicitou a prefeitura o levantamento sobre o percentual de aumento da tarifa há mais de 60 dias sem retorno. É um prefeito que tem uma tendência de ter maior aceitação da população, pois qualquer melhoria que for feita em relação ao governo pífio do Aidan será bem aceita, porém o modelo de governo é reacionário, reformista, muito superficial.
Propostas: Programa alternativo (discussão técnica sobre nossas propostas); Núcleo Regional do PSOL; Avançarmos cada município em pequenos núcleos; Ocupar conselhos regionais e municipais; Participar da atividade conjunta dobre o transporte; Ocupar sistematicamente o consórcio e a câmara de vereadores; Participar das lutas regionais. (Marcelo Reina -Santo André)
     Distribuímos  um documento  sobre os 100 dias do não governo, sendo que este fez campanha eleitoral como oposição dizendo ser o  governo da mudança, porém ,ainda não foram implementadas. Em relação aos servidores municipais não acenaram com nenhuma discussão e prometeram revisão dos contratos com as empreiteiras, no entanto, nada  fizeram. Daniel -São Caetano do Sul)
          Fizemos hoje uma atividade de rua numa feira para entregar o material  de  balanço sobre os 100 dias de governo em São Caetano do Sul. (Horácio  Neto-SCS)

Encaminhamentos:

1)   Os presidentes do partido que protocolaram  ofício na prefeitura solicitando esclarecimento sobre o percentual de aumento da passagem de ônibus, o Dr. Horácio está verificando a possibilidade de entrar com ação judicial, mas a orientação inicial é que voltemos ao protocolo para verificar se tem algum retorno;

2)   Montar núcleos regionais para debater diferentes temas como moradia, mobilidade urbana, cultura, a questão de gênero, genocídio, entre outros;

3)   Construir as lutas nas ruas;

4)   Construir um projeto político alternativo; aprofundar os vínculos regionais;

5)   Refirmar as bandeiras históricas: estatização do sistema bancário e de transportes, taxar as grandes fortunas, entre outras;

6)   Ocupar conselhos municipais e regionais;

7)   Participar da atividade conjunta sobre o transporte;

8)   Ocupar sistematicamente o Consórcio e a Câmara de vereadores(as);
                           
9)   Participar das lutas regionais;

10) Implementar  o Núcleo Regional do PSOL;

11)  Definir um Calendário de ações e reunião do núcleo regional;

12) Jogar peso na greve dos professores(as) estaduais, produzir material chamando professores(as) e estudantes para apoiar e a greve;

13) Produzir uma nota para enviar a imprensa sobre seminário regional afirmando que sob o ponto de vista dos trabalhadores essas atuais administrações não nos representa;

14) PSOL regional fazer uma nota de apoio a greve dos professores(as);

15) Cada diretório municipal deve  indicar um representante para compor o Núcleo Regional do PSOL, sendo que, a próxima reunião será realizada no  dia 19 de Maio de 2013, às 10 horas.

Obs. Os trabalhos foram coordenados pela presidenta do Psol de SBCampo, Professora Nayara Navarro.

 Saudações Socialistas,
Secretaria dos trabalhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário