Os professores nesses últimos anos tem se confrontado com uma crise de identidade,quem é? o que é?E também tem sofrido com as incertezas de onde está e para aonde vai?
Essas icógnitas tanto da ponto de vista da educação, de qual o papel que cumpre em sala de aula e um pouco mais abrangente na sociedade, tanto do ponto de vista profissional de se ter uma carreira a seguir, tem -o colocado em uma encruzilhada, em que qual seja o caminho tomado há um martírio a nos esperar.
Há muito tempo que a educação o conhecimento deixou de ser algo desejado pela camada social pobre como um atrativo e um alvo a ser seguido para obter melhoria em sua condição de vida ,talvez isso se dê pelo fato de que as políticas compensatórias, bolsa família , bolsa escola tem cumprido um papel mínimo de suprir aquilo que ele conseguiria com os estudos, aqui não questiono se são corretas essas bolsas , mas o fato é que, o ir á escola se tornou uma coisa obrigatória para se conseguir essa ajuda de custo do governo que para algumas famílias é extremamente necessária e vital.O ir a escola passou a ser uma necessidade não para o aprendizado, mas sim um artifício para se conseguir uma bolsa para o sustento familiar ,daí então o esvaziamento da função do profissional da educação, que tem um educando que só está pensando no prêmio que são dois: frequentar as aulas , ganhar a bolsa e pegar o diploma de formando sem maiores esforços.
Dessa forma o trabalho educacional e a função de professor começa a padecer de falta de identidade quem é? O que é? ou seja, ele é professor, ensina ,instrui ou é um cuidador(babá), educa, cuida.?
O nosso martírio está longe de se acabar tendo em vista que o professor é um ser como outro qualquer e portanto precisa de trabalho,salário, divertir, instrui-se ter famílias no entanto a nossa jornada de trabalho e as funções que a elas são agregadas a torna frustrante.
O salário de alguém que forma outras categorias de profissionais está longe de garantir ao professor o status que merece e a qualidade de vida necessária.
O professor está mal posicionado na sociedade, não que a sociedade não precise de professores, mas sim, poque há uma política deliberada de transformar algo que é oferecido de( abre aspas) graça (fecha aspas)em algo pago.Para que isso ocorra ou seja, transformar algo de graça em algo pago tem que se fazer como a fábula da raposa e das uvas, enquanto ela está lá no alto não é possivel pegar , então façamos com que ela venha a baixo.Assim e dessa forma desmerecendo o professor. colocando a culpa nele por tudo de ruim que aconteça na educação e punindo com provas para atribuição de aulas ,provas para obter aumento de salário (prova de mérito), etc, e como é inacreditável como o governo com uma simples palavra ele ganha o conjunto do professorado ,MÈRITO essa é a palavra chave numa categoria que tem orgulho do que faz e infelizmente o bem feito não aparece e aí a quem culpar? O governo está longe, distante , não é presente, aliás é presente para nos culpar e dizer que há professores trabalhadores e professores vagabundos ,então, prova, para provar quem são os que estão atrapalhando o caminhar da educação nesse estado.Essa palavra MÈRITO abre um imenso abismo entre nós na medida que-a assumimos como nossa e -a aceitarmos como uma sentença para nosso fracasso e nosso exito na educação, eximindo o governo de qualquer culpa e responsabilidade na medida em que cremos que as coisas se resume em quem é ,e quem não é um bom profissional e esquecendo que entre um bom profissional e um mau profissional há um governo que determina dentre outras coisas, o curriculo, as verbas para as escolas, os espaços e materiais para que possamos realizar nosso trabalho.
Uma conclusão podemos tirar: nós somos contratados e recebemos ordens, logo cumprimos ordens de quem nos contratou.Então se as ordens que estamos aplicando não está dando resultados,é necessário uma nova ordem e um novo ordenamento, uma nova organização a qual nós os professores não podemos dar, quem é que pode dar um novo direcionamento e novas ordens e mudar a forma como as coisas estão sendo feitas, é o governo.
Essa reflexão é para que entendamos o nosso papel na hierarquia de comando no estado, não o papel social, pois se não fosse nossa atuação enquanto categoria reunidos em assembleias convocadas pelo sindicato a nossa aniquilação seria total e com certeza a privatização da educação e o ensino deixaria de ser de graça e passaria a ser pago á algumas instituições privadas de ensino como ocorreu no Chile e Argentina.
Voltemos então ao nosso principal objetivo desse texto.Para aonde vai o professor?
O professor vai para aonde sua consciência e sua luta o levar, ous eja,se assimilarmos a política de mérito,aceitarmos a culpa por tudo o que é de ruim que acontece na educação, assistir a tudo parado, se omitindo a tudo mesmo quando somos chamados aopinar, acho que o passo e o caminho para a privatização são largos e se aproxima cada vez mais e ao contrário de que pensa alguns é sim, a aniquilação de tudo quanto sonhou Paulo Freire, sonharam nosso pais é o fim do sonho de uma sociedade do bem estar social, ou seja, investimento público, verbas públicas para o povo.
Se o professor quiser realmente saber para aonde vai, é só olhar para o Egito, Líbia, Síria, milhares ás ruas exigindo serem respeitados é olhar para os indignados jovens da Espanha, dos jovens nos EUA, com seu movimento de ocupe o centro financeiro do império.
Qual o caminho escolher em 2012?O caminho do comodismo ou o caminho da luta?Exercer seu papel social na história e narealidade mudando-a de acordo com a sua necessidade?Ou o caminho da derrota de deixar como está para não se comprometer?
Qual seja o caminho que escolhermos estaremos sendo vistos como educadores que somos ,no entanto a diferença será qual a lição que nós ensinaremos áqueles a qual nos educamos.Qual será aula que daremos a essa sociedade tão necessitada de valores como ética,moral, dignidade, honra ? Qual aula que daremos a uma sociedade que precisa de uma educação de verdade e não uma educação de faz de conta do PSDB do Sr Alkmin.Qual será a nossa próxima aula? a de que somos culpados por tudo eo governo é o inocente?Que somos resposáveis por uma educaçãi ruim?Que não é preciso lutar para melorar?Qual aula que nós daremos aos nosso alunos e sociedade? a aula da prova de mérito? que tem que haver disputa um puxar o tapete do outro ao invés de ajudarmos mutualmente?
Não sei qual será a próxima aula dos professores, mas a minha será a aula dos indignados dos inconformados com tudo que está aí hoje, será a aula dos que acreditam em uma educação melhor de que é possivel mudar as coisas.
Sinceramente, espero que 2012 seja o ano de sacudir a poeira e dar avolta por cima como fizeram os professores mineiros, como fizeram os professores do Ceará,como fez a professora Amanda Gurgel mostrando sua indgnação aos deputados em seu estado.
Não sei se o governo irá aplicar um terço de hora atividade, mas sei que não podemos conviver com a divisão de categorias, com professor sendo trantado como um profissional de terceira e realizando a mesma atividades que os demais ,não sei se você irá fingir que isso não está acontecendo em sua escola, mas o fato é que bem do seu lado há um professor que realiza as mesma funções que você e é contratado de forma precária sem direito a férias , direito á saúde e é demitido todo ano e tem que prestar uma prova;não sei se você continuara conformado com a divisão das férias , com o parcelamento do nosso reajuste, com a prova de mérito com assédio moral , com a falta de respeito dos alunos, com a falta de atitude de alguns diretores.Não sei nada disso, mas uma coisa eu sei, essa bagagem pesada eu não carrego mais e espero que você também não.
Um abraço.
Benedito -
Escola Bento da Silva César-São Carlos
Janeiro de 2012.
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