sábado, 5 de março de 2011

ALDO SANTOS QUESTIONA A POSTURA DE MANINHO E LAÉRCIO

Laércio retoma cobrança judicial à Apeoesp


Gustavo Pinchiaro

Do Diário do Grande ABC

sábado, 5 de março de 2011 7:52 [Atualizada]

Contabilizando quase dois anos da fatídica sessão ordinária em que a Câmara de Diadema autorizou municipalização do Ensino Fundamental - 2 de abril de 2009 - o presidente da Casa, Laércio Soares (PCdoB), vai retomar intenção de cobrar na Justiça prejuízo de R$ 17,7 mil da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que promoveu quebra-quebra generalizado em protesto à aprovação do projeto de lei.

De acordo com o comunista, o valor é alto e o patrimônio destruído é de propriedade da população diademense. "Temos o dever de cobrar o ressarcimento", frisou. O indicativo do débito é referente ao investimento para reposição de aparelhos de áudio e vídeo quebrados durante o tumulto, 21 microfones e duas câmeras.

Os principais envolvidos foram professores ligados à Apeoesp contrários à municipalização do Ensino Fundamental. Agentes da PM (Polícia Militar) e da GCM (Guarda Civil Municipal) foram acionados pelo presidente do Legislativo à época, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), para garantir a segurança. Os educadores foram coibidos com gás de pimenta.

Após o conflito, Maninho garantiu que, assim como Laércio, cobraria do sindicato o ressarcimento, mas depois engavetou a proposta que, inclusive, estava sendo formulada no setor jurídico. "Embora tenha havido irresponsabilidade, a Apeoesp é uma entidade de classe. Eu estaria tirando dinheiro do trabalhador e quem não tem culpa pagaria", justificou. Sobre o seu sucessor na direção da Casa contrariar suas decisões, o petista avaliou que: "Ele tem autoridade e jamais vou me contrapor".

Houve negociação para que a cobrança fosse esquecida. A ligação da entidade com o mesmo PT do prefeito Mário Reali e de Maninho incluiu até presidente estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Adi dos Santos Lima, na barganha. O coordenador da subsede da Apeoesp de Diadema, Ivanci Vieira dos Santos, foi procurado pelo Diário, mas não deu retorno. Integrante do conselho representante da entidade, Aldo Santos reforçou intenção em não reconhecer a cobrança prevista pela Câmara e disparou duras críticas ao atual e ex-presidente.

"Não se faz mais sindicalistas e comunistas como antigamente. Aquilo (confronto) foi estupidez. O Maninho como sindicalista não deveria ter chamado a PM. Ele poderia ter aprovado em sessão pacífica. O comportamento é incompatível com o acúmulo político ideológico de esquerda que Diadema tem. Se elegem em nome dos trabalhadores e depois praticam estranhamento sobre a categoria e sua origem", atacou Aldo.

Um comentário:

  1. Bom dia profº Aldo, resolvi seguir o teu blog por um motivo ou seja por uma postagem de 2010.
    Na qual o senhor resolve delatar os problemas na escola Palmira Grassiotto Ferreira da Silva. Expresso a minha concordância em relação aos fatos.
    Admito que nem sempre soube de toda a movimentação realizada pelo senhor, e que tomei conhecimento no momento em que decidi erguer a voz de outra maneira que não seja somente na sala de aula, questionando educadores que lecionam de maneiras inadequadas na sala de aula tornando a injustiça que cega outros alunos, cada vez mais comum.
    Gostaria de receber alguns argumentos do senhor sobre as minhas dúvidas

    - Os abusos de autoridade e ignorância de alguns professores e "superiores" a eles foram suportados pelo minha percepção até certos momentos e agora sinto uma grande motivação em mudar aquela escola.
    Não se cozinha sapo em água fervendo e gostaria de começar a "cozinhar" com atos pequenos respeitando a lei proposta e aceita ou simplesmente imposta aos estudantes e cidadãos em geral.

    ResponderExcluir