sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mil pessoas participam de lançamento da candidatura Ivan Valente 5050


Escrito por admin em 15 de agosto de 2010 — Deixe um comentário

Num auditório repleto de militantes e apoiadores, foi lançada oficialmente neste sábado (14/08) a candidatura de Ivan Valente 5050 a deputado federal. Mil pessoas, vindas de todas as regiões do estado de São Paulo e da capital mostraram a força da nossa campanha, que ganhou um novo impulso neste final de semana. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem feita aos 15 anos da morte de Florestan Fernandes. A socióloga Heloísa Fernandes, filha de Florestan, estava presente.

Na tônica do discurso de todos os presentes, a importância da manutenção do mandato Ivan Valente na Câmara dos Deputados, como representação das lutas dos movimentos sociais e expressão da voz dos setores excluídos.

“Ivan bancou a luta na CPMI da Terra e a bancada ruralista, mais uma vez, não conseguiu desmoralizar o MST. Agradecemos Ivan por isso e reafirmamos o compromisso do movimento para que ele esteja no Congresso. Ivan está lá, na ordem, lutando contra a ordem”, disse Erika Aparecida Silveira, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Outra disputa travada pelo mandato Ivan Valente no último ano foi a defesa da manutenção do atual Código Florestal brasileiro. “Vi o Ivan guerreiro, batalhando contra as oligarquias, que deram um golpe no Código Florestal para fazer o que quiserem do meio ambiente. O que está em jogo é a terra, e nós ganhamos esta batalha porque acordamos a sociedade para o problema fundiário. A realidade estava encoberta, e Ivan mostrou a armação colocada. Há pessoas no Parlamento que mudam por muito pouco. Ivan tem coerência e se mantém firme. Por isso estamos juntos”, declarou o ambientalista Mario Mantovani.

Maria Lucia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, lembrou o trabalho de Ivan na CPI da Dívida Pública. “Fui testemunha do empenho do Ivan em propor, garantir a convocação e travar as batalhas dentro da CPI. Foi um ato de coragem, de enfrentamento ao coração do capitalismo, que mostrou a necessidade da urgência da auditoria. Foi com o trabalho do Ivan que os brasileiros tiveram acesso pela primeira vez, por exemplo, a acordos da dívida feitos na ditadura militar, um material que permitirá o enfrentamento real desta política”, afirmou.

Reafirmando as lutas do movimento negro, Hamilton Assis, candidato a vice-Presidente da República pelo PSOL, citou o poeta Solano Trindade – que escreveu “é meu amigo quem luta comigo” – para falar de Ivan Valente. “Me orgulha fazer parte de um partido com homens como o Ivan. O Círculo Palmarino é testemunha que Ivan é um aliado permanente contra o racismo, a criminalização e o extermínio dos nossos jovens. Não haverá sociedade de iguais se não tomarmos essa sociedade pela luta. Só o socialismo pode acabar com a desigualdade, e isso os negros já sabem há tempos”, afirmou.

Credibilidade

Além dos movimentos sociais, o lançamento da candidatura Ivan Valente contou com um apoio significativo de professores e intelectuais que enxergam no nosso mandato um instrumento de luta em defesa do socialismo e de uma sociedade mais justa.

O sociólogo Chico de Oliveira disse que tem prazer em votar em Ivan Valente. “Com a campanha de Ivan, vamos mostrar o vigor da idéia do socialismo. É isso o que nos joga pra frente. Vamos desmascarar esta política econômica, que é a maior transferência de renda dos pobres para os ricos em todo o mundo”, afirmou, brincando que a mesa estava repleta de “dinossauros”.

O geógrafo Aziz Ab’Saber também fez questão de comparecer, e manifestou sua indignação com o que tem visto em Brasília. Por isso, defendeu a reeleição de Ivan Valente.

“Precisamos de Ivan lá no Congresso para que o povo brasileiro possa ter voz num dos espaços mais importantes de decisão do país”, afirmou Plínio Arruda Sampaio. “Conheço Ivan há muitos anos e ele tem três características: é coerente, de uma integridade absoluta e é combativo. Sai com a cara e a coragem na rua para buscar os 300 mil votos de que precisa. E assim é o PSOL. A mensagem que vamos passar para o povo é rebele-se, insurja-se, meta o pé na porta. É isso o que vamos fazer e não vamos pedir licença para ninguém”, concluiu Plínio.

A força da militância

Em sua fala de encerramento, Ivan Valente agradeceu a família e toda a militância do PSOL. Lembrou os companheiros e companheiros, muitos deles presentes, que se sacrificaram para construir o PSOL e aceitaram o desafio de integrar a chapa de candidatos a deputado estadual ou federal.

“Precisamos do sacrifício de todos. Fazemos uma campanha militante, sem interferência do poder econômico. Porque não temos rabo preso com ninguém, podemos travar batalhas importantes no Congresso Nacional, como a defesa da democratização dos meios de comunicação, da reforma agrária, do enfrentamento ao militares da ditadura”, disse.

Para Ivan Valente, há dois desafios que o PSOL precisa enfrentar nessas eleições: o continuísmo e o conformismo. “É necessário ter um discurso contundente para denunciar que não dá para continuar com a lógica de que as migalhas nos servem. Se fosse assim, o que explica a espiral de violência, se não a brutal desigualdade do país?”, criticou.

E chamou a militância para o engajamento na campanha. “Não há vitória sem luta. Fazer a eleição também passa por lutar. Falta um mês e meio para 3 de outubro. A hora é de ação. É preciso ganhar corações e mentes. Há um reconhecimento e respeitabilidade do trabalho do PSOL. Com planejamento, vontade política e mobilização, vamos garantir a continuidade do nosso mandato”, finalizou.

Também marcaram presença no ato de lançamento da candidatura militantes da Uneafro, da Consulta Popular, representantes do Conselho Regional de Farmácia, professores da USP e da Unifesp, sindicatos, o Movimento Garça Vermelha (defesa da Guarapiranga), auditores fiscais, servidores do Judiciário, comunicadores, militantes do movimento estudantil, entre tantos outros.

Leia abaixo algumas declarações feitas durante o ato:

Francisvaldo Mendes, Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Crédito

“O mandato de Ivan Valente se coloca a serviço das lutas dos trabalhadores. Contra o cinismo e a acomodação, Ivan é nosso bastião”.

Ildo Sauer, diretor da Divisão de Ensino e Pesquisa e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP

“A esperança não foi derrotada. Ela renasce na luta por um país mais fraterno, que se expressa na reforma da educação, urbana, agrária e na luta pela apropriação dos recursos naturais para promover mudanças para o povo. Ivan Valente carrega o legado de Florestan Fernandes e honra o Parlamento brasileiro.”

Lúcia Rodrigues, jornalista, militante da Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e a Liberdade de Expressão

“No Congresso Ivan defende o direito à banda larga para todos, o fim da propriedade cruzada, para combater o monopólio da mídia, e a redução das tarifas telefônicas. Todas lutas estratégicas.”

Paulo Bufalo, candidato a governador de São Paulo pelo PSOL

“Quero destacar o sentimento de amor e carinho que esses homens e mulheres do PSOL sentem pelo povo brasileiro e pelos mais oprimidos. Eles não renunciaram à luta. Por isso Ivan, que é socialista, precisa estar no Congresso, para representar nossa voz e nossos sonhos. Não podemos nos conformar que a única alternativa de futuro para nossos jovens seja a bala do Estado ou apodrecer em prisões superlotadas; que mulheres morram vítimas do machismo e da omissão do Estado. Enfrentar esta realidade passa pela construção do PSOL e pela eleição de homens como Ivan Valente”

Marcelo Henrique, candidato do PSOL ao Senado por São Paulo

“Ivan Valente não recebe dinheiro de empreiteiras ou de grandes empresas. Por isso tem independência para comprar todas as brigas necessárias no Congresso. Foi isso o que fez com a CPI da Dívida Pública, revelando o escândalo da política de juros.”

Aldo Santos, candidato a vice-governador de São Paulo pelo PSOL

“Quando estávamos no Acampamento Santo Dias, foi Ivan quem deu a mão pra gente, para que as crianças não fossem esmagadas pela repressão. Ivan também esteve conosco em todas as greves. É o baluarte da luta revolucionária no país.”

Luka Franca, Secretaria Estadual de Mulheres do PSOL

“Foi Ivan que estava lá contra o Acordo Brasil-Vaticano, que acaba com a laicidade do Estado; contra os recuos do Programa Nacional de Direitos Humanos; em defesa das mulheres que praticam aborto.”

Carlos Giannazi, deputado estadual PSOL-SP

“Ivan tem história. Lutou contra a ditadura, foi preso político, torturado. Hoje é nosso timoneiro na defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos. É autor de projetos como o limita o número de alunos por sala de aula e foi relator do Plano Nacional de Educação. Por tudo isso, tem que ser reconduzido à Câmara dos Deputados.”

Raul Marcelo, deputado estadual PSOL-SP

“Conheci Ivan quando era pequeno. Tomamos juntos uma das decisões mais importantes, que foi a de construir o PSOL. Ivan é um militante internacionalista. Quando houve o golpe em Honduras, integrou a comissão da Câmara que foi ao país; esteve na posse de Evo Morales; é um militante internacionalista. Reelegê-lo não é só uma obrigação partidária, mas de todos que lutam por outro mundo.”

Publicado em Notícias
Site do deputado federal ivan valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário