sábado, 28 de agosto de 2010

Aldo Santos tem candidatura indeferida


Fotografo ROSANGELA DIAS

DE SÃO BERNARDO PARA O DIÁRIO REGIONAL

Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010

O ex-ve¬re¬a¬dor de São Ber¬nardo Aldo Santos, que pleiteia o cargo de vice-governador na chapa do PSol, teve a candidatura indeferida ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em razão da Lei Ficha Limpa. Consequentemente, o registro de Paulo Búfalo (PSol), que encabeça a disputa pelo governo paulista, também foi negado, uma vez que a chapa é indivisível.



O ex-parlamentar foi condenado por improbidade ad¬ministrativa por conta de sua atuação, em 2003, durante a ocupação – por cerca de 7 mil pessoas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) – do terreno da fábrica da VW em São Bernardo. Na época, Santos era vereador e foi acusado de usar veículo oficial em apoio à mobilização.



O candidato recebeu a notícia no dia em que o partido lançou oficialmente seu plano de governo e classificou a decisão como “injusta e sem sentido”. “Estou me sentindo vítima da criminalização social e política”, reclamou Santos, que deve recorrer da decisão nos próximos dias.



Deturpação da lei

O socialista disse ser favorável à Lei Ficha Limpa, sancionada em junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que impede a candidatura de políticos condenados por órgão colegiado (mais de um juiz). No entanto, Santos afirmou ser vítima de deturpação da nova regra. “A lei deve atingir pessoas que lesaram a população, como os mensaleiros. Ser criminalizado politicamente por defender os movimentos sociais é uma distorção da legislação”, enfatizou.



Em abril, Santos já havia sido condenado a cinco anos de suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa por conta do episódio. O TRE-SP reiterou que o partido tem dez dias para substituir o candidato que tiver o registro indeferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário