AVANÇA A LUTA PELA REVOGAÇÃO DA PASSAGEM EM SANTO ANDRÉ.
- Categoria: Notícias
- Escrito Por Aldo Santos
- Publicado Em 10 Fevereiro 2017
- Acessos: 6
A LUTA PELO PASSE LIVRE AVANÇA NO GRANDE ABCDMRR
Foi uma semana muito ativa de membros do Comitê Regional Contra o Aumento da Passagem no grande ABC. Na segunda feira, mesmo diante de uma chuva torrencial, conseguimos nos reunir e traçar algumas estratégias em relação ao calendário da semana.
Na terça, no período da manha, comparecemos ao consórcio Intermunicipal com sede em Santo André, onde conseguimos dialogar com alguns prefeitos e arrancar alguns compromissos. Falamos com o prefeito Maranhão que nos ouviu educadamente e disse estar aberto ao diálogo. Conversamos com o prefeito Orlando Morando de Sbcampo, atual presidente do Consórcio, que, após indagação sobre o aumento da passagem e a mobilidade urbana o mesmo disse que o consórcio não tratou nem vai tratar deste tema. Em relação a mobilidade Urbana, ele disse que topa o debate regional e pediu para o secretário do Consórcio agendar para que este debate possa contribuir com esse importante tema. Na mesma terça a tarde, outro grupo foi a sessão da Câmara municipal de Santo André onde o Prefeito Serra estava presente e se comprometeu em abrir o diálogo sobre esta temática. Todavia, ao sair do plenário os membros do comitê foram indaga-lo sobre a data do debate e o mesmo desconversou e foi indiferente ao apelo da comunidade. Na quinta feira novamente membros do comitê compareceram ao plenário da Câmara e o Professor Chicão usou a tribuna e discorreu sobre o direito a cidade, o direito constitucional ao transporte público, criticou a postura do prefeito de Santo André que está na contramão da história, pois é a única cidade da região que majorou o preço da passagem, passando de 3,80 para 4,20, e, ao final solicitou a revogação da passagem e uma reunião com o prefeito Serra. O vereadores usaram a palavra de se manifestaram da seguinte forma:
“Vereador Pedrinho Botaro do PSDB - Falou que o prefeito está aguardando uma comissão para falar com ele.
Vereador Toninho de Jesus PMN- Ficou denunciando as más condições do transporte. Sugeriu fazer uma comissão de vereadores para conversar com o prefeito sobre o transporte.
Vereador Ronaldo de Castro PRB - Falou sobre a situação do idoso no transporte.
Vereador Fumaça do PSDB - Ex-motorista de ônibus, defendeu o aumento do transporte. Defendeu o patrão, mas se propôs participar na abertura do diálogo.
Vereador Fábio Lopes PPS - Elogiou a fala do Chicão. Mais no fim.
Vereador Marcos Pichiari PTB - Falou que o prefeito está aberto ao diálogo e o prefeito quer montar uma comissão entre vereadores e população para debater o tema.
Vereador Toninho lagoa PMB - Disse que o aumento é ridículo e que o transporte tinha que ser administrado pela prefeitura; Estatizado.
Vereador Lucas Zacarias, PTB - Falou que o prefeito está a disposição para debater o tema.
Vereador Cicote PSB Presidente da câmara - Ele falou que a fumaça representou ele em sua fala.
Após a fala dos vereadores, e ainda conforme relato, o Aldo está gritando no plenário pedindo encaminhamento para o transporte.
O presidente Cicote informou que quem usou a fala na tribuna livre não fez nenhum encaminhamento. Então teremos que marcar outra fala em outro dia para encaminhar.
O vereador Eduardo leite PT- Falou que ele mesmo encaminhará um requerimento pedindo a reunião com o prefeito na próxima sessão. O presidente da Câmara solicitou que o requerimento fosse feito em nome de todos os vereadores e vereadoras”. ( Relato por zap do Tarcísio)
Após essa atividade em plenário, procuramos alguns vereadores e gravamos algumas manifestações de apoio a luta pela revogação da passagem e em apoio ao Comitê Regional Contra o Aumento da Passagem.
Portanto, foi uma semana bastante proveitosa, em que pese várias organizações e partidos de Esquerda não estarem presentes numa luta tão importante como esta.
Quem luta conquista, Junte-se a nós!
Aldo Santos - Membro do comitê regional Contra o Aumento da passagem do Grande ABCDMRR
Nenhum comentário:
Postar um comentário