terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Plenária da APROFFIB, durante o III Encontro da APROFFESP, no dia 08 de dezembro de 2016, no campus da UNINOVE- SP






Exposição realizada na Plenária da APROFFIB, durante o III Encontro da APROFFESP, no dia 08 de dezembro de 2016, no campus da UNINOVE – São Paulo-SP. 


      Prof. Aldo Santos (Presidente da APROFFIB)
A APROFFIB é uma entidade que busca desenvolver um pouco do que nós fazemos enquanto APROFFESP – Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos no Estado de São Paulo -, projetar essa luta para o Brasil, porque os professores de filosofia não estão organizados em nível nacional. Para termos uma ideia dos impactos dessas medidas do governo, hoje houve atribuição na diretoria de ensino de São Bernardo do Campo para professores concursados em filosofia e não apareceu nenhum candidato. A informação da eliminação da filosofia ou da sociologia do currículo escolar, já impacta diretamente na condição efetiva do trabalhador.
Esse debate da APROFFIB vem no sentido de buscar uma interlocução para além de São Paulo porque a APROFFESP está consolidada, mas precisamos avançar em outros Estados. Na Paraíba organizaram uma entidade e nos chamaram para um encontro a ser realizado em maio. No Acre houve um encontro recentemente sobre a problemática da filosofia e há muitos professores interessados em outros Estados por esse modelo organizativo da APROFFESP em São Paulo. Essa nossa luta tem um histórico que começou com o Coletivo Nacional de Professores de Filosofia em um congresso que aconteceu no Anhembi onde estavam presentes mais de 600 delegados e delegadas do Brasil inteiro.
Como a filosofia não tem um sindicato, a exemplo dos sociólogos, ou uma entidade que cuidasse do ensino médio, na ocasião tinha uma entidade que se destinava  a pós graduação, e, com   esse contingente de pessoas, após conquistarmos o direito à obrigatoriedade do ensino de filosofia  no Ensino médio, criamos o Coletivo Nacional de Filosofia em 2007. Depois fundamos  a APROFFESP e nessa relação conjunta  com o coletivo, fundamos a APROFFIB que tem uma diretoria legalizada, registrada em cartório e reconhecida. O nosso próximo passo é dar mais visibilidade em nível nacional para esse processo.
A APROFFIBAssociação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasilreitera seu compromisso junto aos educadores e educadoras na luta pelo fortalecimento e ampliação da filosofia nas escolas pública e privada no Brasil, rumo à implementação da disciplina no ensino fundamental. No dia 08/12/16 realizamos nossa Plenária Nacional em São Paulo e pretendemos fazer nosso primeiro encontro nacional no primeiro semestre de 2017






Presidente: Aldo Santos
Vice-presidente: Hugo Allan Matos
Secretário: George Luís Henrique C. Vitorino
Tesoureiro: André Sapanos
Diretor de comunicação e propaganda: José Carlos Carneiro
Diretor de relações acadêmicas e institucionais: Marcos da Silva e Silva
Diretor de relações pedagógicas: Francisco P. Gretter



Reportagem  Ana Valim - MTB 13003

Nenhum comentário:

Postar um comentário