quinta-feira, 5 de julho de 2018

SÍNTESE DAS PUBLICAÇÕES DE LIVROS ENCAMINHADAS AOS ORGANIZADORES DO COLETIVO DE ESCRITORES DA APEOESP.



1-A LUTA FAZ A HISTÓRIA - Prof. Aldo Santos: Organizador
Com esta publicação queremos também contribuir para a sistematização da história e memória do movimento sindical, particularmente dos/as educadores/as de São Bernardo do Campo, que compõem o maior sindicato da América Latina da rede pública do Estado de São Paulo. Além da defesa dos direitos, estes educadores/as ainda fomentaram políticas sociais e culturais para a juventude, de Gênero, Etnia e liberdades individuais. Publicação: Dialógica Editora, dezembro de 2016.

2- MOVIMENTO NEGRO: EMBATE POLÍTICO E JURÍDICO - Autor: Aldo Santos
Diante dos inúmeros ataques de preconceito racial que permeiam o nosso cotidiano, venho atuando coletivamente no sentido de educar, reagir e denunciar todas as formas de discriminação muito frequentes e presentes em nossa sociedade. Nesta coleção Memória & Ação, juntamente com o movimento negro, reescrevemos uma nova página na história de luta, resistência e enfrentamento a todas as formas veladas ou explícitas de racismo que ainda existem em nosso meio. Dialógica, 2016.

3- VILA LULALDO: da Lei do barbante à Regularização fundiária - Autores: Aldo Santos e Ana Valim
É uma obra eletrizante que permeia as bases do real socialismo, destacando a luta dos sem teto que ocuparam uma área no Riacho Grande, em 1989, e que posteriormente denominou-se Vila Lulaldo. São depoimentos dos envolvidos, seleção de artigos de jornais da época, boletins elaborados pelos próprios participantes. Trata-se de uma leitura convidativa àqueles que apreciam as vitórias marcadas pela luta, suor e, sobretudo pelo enfrentamento em prol do direito civil e humano que constituem a história da classe trabalhadora. Dialógica, 2013.

4-MEMÓRAS DE INFÂNCIA - Autor: Aldo Josias dos Santos
Leitura indispensável para um debate sobre a transformação das estruturas familiares e a composição das relações sociais. A vida difícil no campo, o trabalho infantil, as crendices, a religião, as festas, a relação com a família e a natureza, a gravidez, o parto, o êxodo rural forçado. Estas e outras questões são tratadas, através de fragmentos da história do autor. Publicação independente, 2011.

Sobre o autor: Aldo Josias dos Santos nasceu em Brejo Santo, Ceará. Trabalhou no campo até 15 anos de idade, migrou para São Bernardo do Campo, onde mora até hoje. Graduado em Filosofia e Estudos Sociais, Bacharel em Teologia, Pós-graduação em Filosofia da Educação e Sociologia do mundo do trabalho, Mestre em História e Cultura. Foi vereador por quatro mandatos em São Bernardo do Campo e atualmente está filiado ao Partido Socialismo e Liberdade-Psol. Milita há muitos anos na APEOESP, é vice-presidente da Aproffesp e presidente da Associação dos Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Brasil - Aproffib. Atualmente coordena e leciona no Curso popular Passo a Frente.

Dados encaminhados pelo autor/a
Ana Valim: Jornalista, mestra em Comunicação Social. Sua atividade profissional é pautada na comunicação popular dos movimentos sociais, sindicais, pastorais (Operária e dos Migrantes) e organizações do terceiro setor.
Autora de “Migrações: da perda da terra à exclusão social”, Ed. Atual/Saraiva, 11ª edição; Coautora, com Roberto Baraldi, de “50 Anos de Luta” – Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, 1984; “Virgílio Gomes da Silva – Direito à Memória e à Verdade” – Sindicato dos Químicos de São Paulo, 2009. Com Aldo Santos: “Vila Lulaldo: Da Lei do barbante à Regularização Fundiária”, Dialógica, 2013 e “A Luta faz a história” – Subsede da APEOESP – São Bernardo do Campo, 2016.

SÍNTESE ENCAMINHADA POR ALDO SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário