ASSOCIAÇÃO DOS
PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO – A P R O F F E S P
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APRESENTAMOS ABAIXO A SÍNTESE DA PESQUISA FEITA COM OS PROFESSORES (AS)
DE FILOSOFIA PRESENTES AO Iº ENCONTRO ESTADUAL DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E
FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, REALIZADO NOS DIAS 06 e 07/12/2012, NA
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
O PRIMEIRO ENCONTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO CONTOU COM A PRESENÇA DE APROXIMADAMENTE
350 PROFESSORES, VINDOS DE VÁRIAS REGIÕES DO ESTADO. CONSIDERAMOS NESSE
TRABALHO, O NÚMERO E REGIÕES QUE DEVOLVERAM OS QUESTIONÁRIOS DISTRIBUÍDOS,
CONFORME ESPECIFICADO ABAIXO.
01 - TOTAL DOS PESQUISADOS: 80
02 - Origem: Araraquara: 01,
Belém-PA: 01, Bragança Paulista: 01, Cotia: 01, Diadema: 01, Embu
das Artes: 01, Guarulhos: 04, Iguape: 01, Itapetininga: 01, Itaquaquecetuba: 02 , Jaú: 01, Jundiaí: 01, Lins: 01, Marília: 01,
Mogi das Cruzes: 06, Mogi Guaçu: 01,Mogi- Mirim: 01, Monte Alto:
01, Osasco: 04, Pariquera-Açu: 01, Pederneiras: 01, Penápolis:
02, Pindamonhangaba: 01, Registro: 01, Salto: 01, Santo
André: 08, São Bernardo: 07, São Paulo: 20, Suzano: 01,
Taboão da Serra: 02, Taubaté: 02, Tremembé: 01.
03 - Organização do
Encontro e sugestões:
Ótimo: 13, Bom: 51, Regular:
05, Ruim: 01, Péssimo: 0, Outros: 08.
04 - É professor de
filosofia?
Sim: 75; Não: 05.
05 - Qual foi
seu maior interesse?
Reajuste Salarial; Organizar uma
Associação; Aprendizado, conhecimento e interação; Construir um
currículo de Base; Melhora a educação; Trocar experiências; A
filosofia no ensino fundamental; Aplicar a interdisciplinaridade e
discutir a multidisciplinaridade; Razão crítica como fundamentação da
filosofia; Política Educacional; Organizar os professores da
disciplina; Discutir Currículo; Entabular diálogo com os colegas;
Construir uma organização coletiva.
06 - Expectativa
Atendida?
Sim: 38, Não: 0, Parcialmente:
06, Não respondeu: 36.
07 - Atua nos
movimentos sociais?
Sim: 36, Não: 39, Não
respondeu/outras: 05.
08 - É filiado
/apoia algum Partido? Qual?
Sim: 21, PSTU: 01, PT:08, PSOL: 08, PTB: 01, PSC: 01, PT do B: 01, PCdoB:
01;
Não: 36
Anarquista: 02
Não
respondeu/outras: 23
09 - Há núcleo da
APROFFESP em sua região?
Sim: 45: Diadema, Guarulhos,
Registro, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Jaú,
Penápolis, Salto, Santo André, São Bernardo do Campo, São
Paulo (Itaquera, Lapa, Taboão da Serra, Santana...), Taboão da Serra;
Taubaté.
Não 20; Não sabe: 08-
Santo Andre e São Paulo; Não respondeu/outras: 07.
09- Participa das reuniões
regionais?
Sim: 30, Não: 36, Não
respondeu/outras: 14.
10_ Interesse em
participar?
Sim: 37; Não: 10; Não
respondeu/Outras: 33.
11- Identificação
filosófica com alguma corrente?
Eclética: 22, Sem
identidade: 06, Fenomenologia/existencialismo: 12, Filosofia da
Libertação: 12, Marxismo: 14, Pragmatismo: 01, Espinosismo:
01, Budismo: 01, Empirismo: 01, Teoria Crítica: 03, Anarquismo:
01, Humanismo: 02, Espiritualista: 01
Não
respondeu/outras: 03
12- Para você, a Filosofia
intervém na história?
Sim: 70; Não: 0; Não
respondeu/outras: 10.
13-Utiliza algum
Autor/ Corrente?
Sim: 04: Humanismo:
01, Gassirer: 01;Hursseniana: 01, Marxismo: 11, Eclética:
25, Paulo Freire: 03, Filosofia da Libertação: 01, Foucault:
02, Sócrates: 01, H. Arendt: 01, Chauí: 01, Existencialismo:
03, Sartre: 01; Nietzsche: 01, Saviani: 01.
Não: 57.
Não
respondeu/outras: 19.
14_ O papel da
filosofia na Educação
Fazer o homem
protagonista da história: 03; De diálogo crítico e iluminista,
mediadora do diálogo: 02; Ajudar o aluno a tomar consciência do outro;
Construção de si mesmo como sujeito, da sociedade, releitura do mundo: 02;
Reflexão, estilo reflexivo; Reflexão política; Incentivar o
modo investigativo de fazer ciência e organizadora do conhecimento cientifico:
02; Reflexão sobre o sentido da existência humana, pessoal e coletiva; Consolidar
os princípios éticos da educação: 02; Pensamento critico, abstrato,
objetivo e sujeito em seu meio: 06; Emancipação do sujeito e quebra do
senso-comum: 03; Definir-se ideologicamente, problematizarão reflexão;
Transformar as ideias, formação de conceitos, buscar os conceitos centrais,
autonomia: 05; Formação do Cidadão Crítico: 03; Pensar a
problemática do mundo atual; Papel de transformação, libertação e
conscientização sobre o conhecimento: 07; Criar uma consciência,
pensamento crítico e participativa: 04; Desenvolvimento da autoestima e
da razão crítica: 02; Buscar a essência do ser; O lugar da filosofia é a
rua; Incentivar a diversidade de visões sobre o problema; Buscar os
fundamentos e princípios da educação; Interpretar e reinterpretar o
mundo para transformá-lo radicalmente:Incentivar a multidisciplinaridade; Se
dedicar ao souber; Pensar novos modelos de sociedade; Enxergar os
valores e pensar antes de agir;
Não responderam/outras:
18.
15 – O encontro
ajudou?
Sim: 26; Não: 0; Não
respondeu/outras: 54.
16-Comentários
Parabéns pela
iniciativa, pelo encontro: 10; Incrementar ações culturais;
Melhorar a divulgação e informação sobre a instituição e categoria: 09; Promover
palestras: Organizar movimentos em prol da educação.; As
explicações deve ser d devem ser maiores; Convidar os estudantes de
filosofia; A APROFFESP não deve ser partidária; O encontro deve
acontecer regularmente: 02; Os professores de filosofia não são solução
dos problemas da educação; Repensar a logística, o custo dos que vem do
interior é muito alto; O dogmatismo marxista prejudica o Encontro; Fazer
rifas para arrecadar verbas; Criar polos de base; Pesquisar as
metodologias usadas pelos professores; Discutir os problemas em sala de
aula; Se preocupar com a formação continuada do professore de filosofia:
02 Lutar por melhores condições de trabalho; É preciso fazer
filosofia e não ficar no senso comum;
Não
respondeu/outras: 43
17-Usa o material
pedagógico?
Sim: 43; Não: 12; Não
respondeu/outras: 47.
18-Deve-se
constituir uma nova proposta?
Sim: 33; Não: 0; Não
respondeu/outras: 47
19- Existe democracia
e liberdade de cátedra na sua Unidade Escolar?
Sim: 31; Não: 24; Não
respondeu/outras: 12
20-E na rede Estadual?
Sim: 04; Não: 36; Parcialmente:
03; Não respondeu/outras: 37.
21-Existe PCNP na
D.E. de sua região?
Sim: 27; Não: 14; Não
respondeu/outras: 39.
22-Qual deve ser o
papel do PCNP?
De parceiro,
diálogo com o grupo: 02; De mediador da proposta coletiva e troca de
experiências: 02; Buscar a interdisciplinaridade com a realidade da
região; Não ser orientador técnico dos cadernos, não alienar os
professores ou preposto da DE_04; Deve dar capacitação numa perspectiva
acadêmica; Fortalecer a atuação dos professores por meio de uma gestão
democrática: 02; Capacitar os professores para o processo
ensino-aprendizagem-03; Apoiar os professores em projetos pedagógicos;
Promover encontros para discutir condições de trabalho e proposta
pedagógica; Articular os professores em torno de uma proposta curricular
alternativa; Incentivador e garantidor da autonomia dos professores.
23-Existe grêmio
Estudantil em sua escola?
Sim: 30; Não: 39; Não
respondeu/outras: 11.
24-Como deve ser a
relação professor-aluno?
Os professores
devem se uma referência cultural; De parceria, respeito autonomia,
cooperação, orientação, resgate da cidadania, caminhando juntos, amizade
convivência, relação ética, comprometimento, democrática e diálogo: 29; Deve
ajudar os estudantes a refletirem sobre a realidade a partir da admiração; De
conscientizar os alunos sobre a importância dos estudos; Favorecer a
participação dos alunos na gestão das aulas;Buscar a politização dos estudantes.
25-Comentários
Assistam os vídeos
do encontro e verifiquem as falhas; O encontro foi proveitoso,
parabéns; Avante na luta por uma educação de qualidade: 11 A
discussão deve prosseguir na base; Agradeço pela oportunidade de
participação: 07 Criar um grupo de estudo de filosofia da educação; Criar
regionais da entidade e integrá-la:02 Separas a luta sindical das
demandas dos professores de filosofia; Mesas com temas filosóficos numa
perspectiva acadêmica: 02 Os professores de filosofia são os
alvos principal dos governos; Não houve tempo suficiente para a plenária
se manifestar; Vamos ajudara juventude a pensar num mundo melhor: Existe
também a ideologia anarquista; Ampliar o encontro para a rede privada,
municipal e universitário; Efetivar as propostas aprovadas criando blog,
jornais: 02. Vamos lutar pelos nossos direitos e dos alunos; Que
a APROFFESP venha a ser uma entidade séria e não apenas preocupada com cargo
26. Sugestões:
Criação de
metodologia para atender as demandas dos participantes; Manter os
procedimentos e organização; Evitar os atrasos e cumprir os horários:
07; Promover mais encontros: 02; Antecipar os temas a serem
debatidos: Palestra com Filósofos que tratem dos temas do
Encontro; Trazer Filósofos e Professores Renomados-02; Tratar
da filosofia do Brasil; Indicar Hospedagem próxima ao evento; Tratar
sobre Filosofia para Crianças e Filosofia e Literatura; Agilizar o
cadastramento; Mesa com água, café chá e bolacha; Melhorar a
divulgação do Encontro e do local do evento-04 Melhorar a forma de
cobrança da taxa de participação; Tratar de Filósofos e ou
escolas filosóficas; Evitar perder tempo com a lista de presença (passar
no final do encontro); Organizar GTs sobre os temas debatidos-03; Almoço
coletivo de confraternização; Criação de oficinas formativas e
outros locais de realização do Encontro; Debater o currículo de
filosofia; Buscar recursos (verbas) para promover o encontro; Debater
ao ar livre no Parque do Ibirapuera; Contextualizar os debates; Trazer
professores com experiência no Fundamental; Promover debates sobre
Bioética e Filosofia Clinica; Oferecer aos participantes pastas com
materiais e camisetas; Debate sobre a LDB; Melhorar o
credenciamento-03;Organizar Gts para trocar experiências e Planos
de aula; Após os fechamentos dos conselhos de classe.
Síntese elaborada pelos professores Aldo Xavier e Aldo Santos.
São Paulo, abril de
2014.
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