quarta-feira, 14 de maio de 2014

PERFIL DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA


 
ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO – A P R O F F E S P
www.aproffesp.pro.br

APRESENTAMOS ABAIXO A SÍNTESE DA PESQUISA FEITA COM OS PROFESSORES (AS) DE FILOSOFIA PRESENTES AO Iº ENCONTRO ESTADUAL DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, REALIZADO NOS DIAS 06 e 07/12/2012, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

O PRIMEIRO ENCONTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO CONTOU COM A PRESENÇA DE APROXIMADAMENTE 350 PROFESSORES, VINDOS DE VÁRIAS REGIÕES DO ESTADO. CONSIDERAMOS NESSE TRABALHO, O NÚMERO E REGIÕES QUE DEVOLVERAM OS QUESTIONÁRIOS DISTRIBUÍDOS, CONFORME ESPECIFICADO ABAIXO. 

01 - TOTAL DOS PESQUISADOS: 80

02 - Origem: Araraquara: 01, Belém-PA: 01, Bragança Paulista: 01, Cotia: 01, Diadema: 01, Embu das Artes: 01, Guarulhos: 04, Iguape: 01, Itapetininga: 01Itaquaquecetuba: 02 , Jaú: 01, Jundiaí: 01, Lins: 01, Marília: 01, Mogi das Cruzes: 06, Mogi Guaçu: 01,Mogi- Mirim: 01, Monte Alto: 01, Osasco: 04, Pariquera-Açu: 01, Pederneiras: 01, Penápolis: 02Pindamonhangaba: 01, Registro: 01, Salto: 01, Santo André: 08, São Bernardo: 07, São Paulo: 20, Suzano: 01, Taboão da Serra: 02, Taubaté: 02, Tremembé: 01.

03 - Organização do Encontro e sugestões:
Ótimo: 13, Bom: 51, Regular: 05, Ruim: 01, Péssimo: 0, Outros: 08.

 04 - É professor de filosofia?
Sim: 75; Não: 05.

05 - Qual foi  seu  maior interesse?
Reajuste Salarial; Organizar uma Associação; Aprendizado, conhecimento e interação; Construir um currículo de Base; Melhora a educação; Trocar experiências; A filosofia no ensino fundamental; Aplicar a interdisciplinaridade e discutir a multidisciplinaridade; Razão crítica como fundamentação da filosofia; Política Educacional; Organizar os professores da disciplina; Discutir Currículo; Entabular diálogo com os colegas; Construir uma organização coletiva.


06 - Expectativa Atendida?
Sim: 38, Não: 0, Parcialmente: 06, Não respondeu: 36.

07 - Atua nos movimentos sociais?
Sim: 36, Não: 39, Não respondeu/outras: 05.

08 - É filiado /apoia algum Partido? Qual?
Sim: 21, PSTU: 01, PT:08PSOL: 08, PTB: 01, PSC: 01, PT do B: 01, PCdoB: 01;
Não: 36
Anarquista: 02
Não respondeu/outras: 23

09 - Há núcleo da APROFFESP em sua região?
Sim: 45: Diadema, Guarulhos, Registro, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Jaú, Penápolis, Salto, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo (Itaquera, Lapa, Taboão da Serra, Santana...), Taboão da Serra; Taubaté.
Não 20; Não sabe: 08- Santo Andre e São Paulo; Não respondeu/outras: 07.

09- Participa das reuniões regionais?
Sim: 30, Não: 36, Não respondeu/outras: 14.

10_ Interesse em participar?
Sim: 37; Não: 10; Não respondeu/Outras: 33.



11- Identificação filosófica com alguma corrente?
Eclética: 22, Sem identidade: 06, Fenomenologia/existencialismo: 12, Filosofia da Libertação: 12, Marxismo: 14, Pragmatismo: 01, Espinosismo: 01, Budismo: 01, Empirismo: 01, Teoria Crítica: 03, Anarquismo: 01, Humanismo: 02, Espiritualista: 01
Não respondeu/outras: 03

12- Para você, a Filosofia intervém na história?
Sim: 70; Não: 0; Não respondeu/outras: 10.

13-Utiliza algum Autor/ Corrente?
Sim: 04: Humanismo: 01, Gassirer: 01;Hursseniana: 01, Marxismo: 11, Eclética: 25, Paulo Freire: 03, Filosofia da Libertação: 01, Foucault: 02, Sócrates: 01, H. Arendt: 01, Chauí: 01, Existencialismo: 03, Sartre: 01; Nietzsche: 01, Saviani: 01.
Não: 57.
Não respondeu/outras: 19.

14_ O papel da filosofia  na Educação
Fazer o homem protagonista da história: 03; De diálogo crítico e iluminista, mediadora do diálogo: 02; Ajudar o aluno a tomar consciência do outro; Construção de si mesmo como sujeito, da sociedade, releitura do mundo: 02; Reflexão, estilo reflexivo; Reflexão política; Incentivar o modo investigativo de fazer ciência e organizadora do conhecimento cientifico: 02; Reflexão sobre o sentido da existência humana, pessoal e coletiva; Consolidar os princípios éticos da educação: 02; Pensamento critico, abstrato, objetivo e sujeito em seu meio: 06; Emancipação do sujeito e quebra do senso-comum: 03; Definir-se ideologicamente, problematizarão reflexão; Transformar as ideias, formação de conceitos, buscar os conceitos centrais, autonomia: 05; Formação do Cidadão Crítico: 03; Pensar a  problemática  do mundo atual; Papel de transformação, libertação e conscientização sobre o conhecimento: 07; Criar uma consciência, pensamento crítico e participativa: 04; Desenvolvimento da autoestima e da razão crítica: 02; Buscar a essência do ser; O lugar da filosofia é a rua; Incentivar a diversidade de visões sobre o problema; Buscar os fundamentos e princípios da educação; Interpretar e reinterpretar o mundo para transformá-lo radicalmente:Incentivar a multidisciplinaridade; Se dedicar ao souber; Pensar  novos modelos de sociedade; Enxergar os valores e pensar antes de agir;
Não responderam/outras: 18.

15 – O encontro ajudou?
Sim: 26; Não: 0; Não respondeu/outras: 54.

16-Comentários
Parabéns pela iniciativa, pelo encontro: 10; Incrementar ações culturais; Melhorar a divulgação e informação sobre a instituição e categoria: 09; Promover palestras: Organizar movimentos em prol da educação.; As explicações deve ser d devem ser maiores; Convidar os estudantes de filosofia; A APROFFESP não deve ser partidária; O encontro deve acontecer regularmente: 02; Os professores de filosofia não são solução dos problemas da educação; Repensar a logística, o custo dos que vem do interior é muito alto; O dogmatismo marxista prejudica o Encontro; Fazer rifas para arrecadar verbas; Criar polos de base; Pesquisar as metodologias usadas pelos professores; Discutir os problemas em sala de aula; Se preocupar com a formação continuada do professore de filosofia: 02 Lutar por melhores condições de trabalho; É preciso fazer filosofia e  não ficar no senso comum;
Não respondeu/outras: 43

17-Usa o material pedagógico?
Sim: 43; Não: 12; Não respondeu/outras: 47.

18-Deve-se constituir uma nova proposta?
Sim: 33; Não: 0; Não respondeu/outras: 47
19- Existe democracia e liberdade de cátedra na sua Unidade Escolar?
Sim: 31; Não: 24; Não respondeu/outras: 12

20-E na rede Estadual?
Sim: 04; Não: 36; Parcialmente: 03; Não respondeu/outras: 37.


21-Existe PCNP na D.E. de sua região?
Sim: 27; Não: 14; Não respondeu/outras: 39.

22-Qual deve ser o papel do PCNP?
De parceiro, diálogo com o grupo: 02; De mediador da proposta coletiva e troca de experiências: 02; Buscar a interdisciplinaridade com a realidade da região; Não ser orientador técnico dos cadernos, não alienar os professores ou preposto da DE_04; Deve dar capacitação numa perspectiva acadêmica; Fortalecer a atuação dos professores por meio de uma gestão democrática: 02; Capacitar os professores para o processo ensino-aprendizagem-03; Apoiar os professores em projetos pedagógicos; Promover encontros para discutir condições de trabalho e proposta pedagógica; Articular os professores em torno de uma proposta curricular alternativa; Incentivador e garantidor da autonomia dos professores.

23-Existe grêmio Estudantil em sua escola?
Sim: 30; Não: 39; Não respondeu/outras: 11.

24-Como deve ser a relação professor-aluno?
Os professores devem se uma referência cultural; De parceria, respeito autonomia, cooperação, orientação, resgate da cidadania, caminhando juntos, amizade convivência, relação ética, comprometimento, democrática e diálogo: 29; Deve ajudar os estudantes a refletirem sobre a realidade a partir da admiração; De  conscientizar os alunos sobre a importância dos estudos; Favorecer a participação dos alunos na gestão das aulas;Buscar a politização dos estudantes.

25-Comentários
Assistam os vídeos do encontro  e verifiquem as falhas; O encontro foi proveitoso, parabéns; Avante na luta por uma educação de qualidade: 11 A discussão deve prosseguir na base; Agradeço pela oportunidade de participação: 07 Criar um grupo de estudo de filosofia da educação; Criar regionais da  entidade e integrá-la:02 Separas a luta sindical das demandas dos professores de filosofia; Mesas com temas filosóficos numa perspectiva acadêmica: 02 Os professores de filosofia  são os alvos  principal dos governos; Não houve tempo suficiente para a plenária se manifestar; Vamos ajudara juventude a pensar num mundo melhor: Existe também a ideologia anarquista; Ampliar o encontro para a rede privada, municipal e universitário; Efetivar as propostas aprovadas criando blog, jornais: 02. Vamos lutar pelos nossos direitos e dos alunos; Que a APROFFESP venha a ser uma entidade séria e não apenas preocupada com cargo

26. Sugestões:
Criação de metodologia para atender as demandas dos participantes; Manter os procedimentos e organização; Evitar os atrasos e cumprir os horários: 07; Promover mais encontros: 02; Antecipar os temas a serem  debatidos: Palestra com Filósofos que tratem dos temas do  Encontro; Trazer  Filósofos e Professores Renomados-02; Tratar da filosofia do Brasil; Indicar Hospedagem próxima ao evento; Tratar sobre Filosofia para Crianças e Filosofia  e Literatura; Agilizar o cadastramento; Mesa com água, café chá e bolacha; Melhorar a divulgação do Encontro e do local do evento-04 Melhorar a forma  de cobrança da taxa de participação; Tratar  de Filósofos e  ou escolas filosóficas; Evitar perder tempo com a lista de presença (passar no final do encontro); Organizar GTs sobre os temas debatidos-03; Almoço coletivo de confraternização; Criação de oficinas  formativas e outros locais de  realização do Encontro; Debater o currículo de filosofia; Buscar recursos (verbas) para promover o encontro; Debater ao ar livre no Parque do Ibirapuera; Contextualizar os debates; Trazer professores  com experiência no Fundamental; Promover debates sobre Bioética e Filosofia Clinica; Oferecer aos participantes pastas com materiais e camisetas; Debate sobre a LDB; Melhorar o credenciamento-03;Organizar Gts para trocar experiências   e Planos de aula; Após os fechamentos dos conselhos de classe.

Síntese elaborada pelos professores Aldo Xavier e Aldo Santos.

São Paulo, abril de 2014.

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