sexta-feira, 18 de junho de 2010

CAI QUALIDADE DA MERENDA OFERECIDA EM SÃO BERNARDO.

quarta-feira, 16 de junho de 2010 7:16

Tatiane Conceição

Do Diário do Grande ABC

21 comentário(s)

Representantes de professores e estudantes têm recebido denúncias sobre queda na qualidade da merenda servida nas escolas estaduais de São Bernardo.

O assunto foi um dos temas de debate entre o sindicato e representantes da Diretoria de Ensino da cidade, realizado no dia 8. A Secretaria Estadual confirmou a realização da reunião, mas informou que não reconhece as reivindicações nem irá comentar o conteúdo do encontro.

Segundo a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), é exagerada a quantidade de comida enlatada na refeição.

"O sabor em algumas escolas, por conta do manuseio, é horrível. Há muitos conservantes, e estamos preocupados de que isso possa causar algum problema de saúde nos alunos", afirmou Aldo Santos, integrante da executiva da subsede de São Bernardo da Apeoesp.

Na EE Prof.ª Maria Osório Teixeira, uma professora denunciou ao sindicato ter sofrido reação alérgica por causa da merenda; a EE Celio Luiz Negrini registrou outra queixa relativa ao armazenamento dos alimentos.

O presidente da Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), Felipe Borges Debossan Moreira, também relatou ter recebido "dezenas" de reclamações de estudantes. "Um deles disse: ‘Se jogar a almôndega no teto ela gruda''", exemplificou.

Segundo Moreira, os alunos não gostam do cheiro dos alimentos em conserva e da apresentação dos produtos como, por exemplo, o feijão enlatado. A Umes está levantando dados para apresentar pauta de reivindicações junto à Diretoria de Ensino da cidade.

As duas entidades concordam que os problemas começaram há cerca de um mês e meio, depois que a Prefeitura de São Bernardo mudou o gerenciamento da merenda das escolas, deixando a cargo do governo estadual o envio de recursos de forma descentralizada.

O Diário noticiou em abril que a Justiça de São Bernardo recebeu uma ação popular que denuncia supostas irregularidades no contrato de fornecimento de merenda assinado pela administração municipal.

A Prefeitura não retornou as ligações do Diário até o fechamento desta edição.



NUTRIÇÃO

A nutricionista Alessandra Paula Nunes, do Centro Universitário São Camilo, afirmou que o uso de produtos industrializados deve ser evitado na merenda infantil, por causa do alto índice de conservantes e da quantidade de sódio presentes nestes produtos.

"O uso de enlatados na merenda vai totalmente contra o que o Ministério da Saúde entende como boa qualidade alimentar das crianças", afirma.

O governo federal editou cartilha chamada 12 passos para uma alimentação saudável em crianças e adolescentes. O documento ensina: deve ser consumida alimentação pobre em sal, incluindo o sódio proveniente do pão e de alimentos processados.

A nutricionista lembra que o sal presente em um produto com conservante não é o mesmo contido no tempero caseiro de um arroz, por exemplo. Isso porque o alimento enlatado possui alto índice de sódio em sua composição, pois ele é um conservante do produto.

A especialista alerta ainda que vegetais não "compensam" o uso de produtos processados. "Não interessa que eu esteja consumindo mais frutas e verduras, isso não ameniza o problema da alta ingestão de produto industrializado."



Problemas nas escolas vão de violência a falta de infra-estrutura

A Apeoesp apresentou para a secretaria de Estado da Educação uma pauta listando, além da merenda, outros problemas detectados nas unidades de ensino de São Bernardo. Para a entidade, as irregularidades da EE Ayrton Senna da Silva, no bairro Terra Nova - que está sendo acompanhado pelo Ministério Público após reportagem do Diário -, são apenas o exemplo mais completo das dificuldades da rede no município.

A EE Professora Pedra de Carvalho, no Jardim Vera Cruz, evidencia um caso em que a estrutura pode influenciar no aprendizado. "A maioria das salas estão sem vidros nas janelas. Quando faz frio, não há como o professor trabalhar ou os alunos assentirem aulas", afirmou Aldo Santos, da Apeoesp.

O sindicato informou que a Pasta se comprometeu a investir cerca de R$ 200 mil em obras para recuperar a unidade. Não há prazo para o início das intervenções. Para começar, a reforma depende da realização de vistoria técnica no prédio.

A violência física e moral também está presente no cotidiano das instituições de São Bernardo. Para a Apeoesp, parte do problema é causado pelo descontrole administrativo das escolas, devido à falta de funcionários.

"A imagem do professor está em processo de desconstrução. Esse é um quadro grave e são inúmeras as unidades de ensino que apresentam problemas", destacou o representante do sindicato. (André Vieira)





Comentários

ABSURDO !!! QUE TEM GENTE SEM NOÇÃO!!!!!

17/06/2010 às 7:43

Ao BAFANA BAFANA . Quando se paga 6(seis) meses do rendimento anual em impostos o mínimo a se esperar seria picanha todos os dias . Agora se seu prazer é comer lavagem vá para o chiqueiro que é seu lugar !!!!!!

Xys

16/06/2010 23:19

Sugiro, para os que se doeram com o tucaninho, entender como funciona, qual é a esfera responsável pela merenda escolar, além de ler o parágrafo 8.

RICARDO

16/06/2010 às 23:13

Onde o PT governa é isso aí. Em SBC as escolas são municipalizadas, quem cuida disso é a prefeitura.O Goversno repassa o recurso e a Prefeitura gerencia.Em Mauá também está tudo um verdadeiro caos. Este é o PT

Sonia

16/06/2010 22:11

Pegaram para falar da comida , os pais querem tudo de melhor para seus filhos, então verifiquem se nas Escolas onde estudam continuam as normas para prevenção da gripe Suina, porque pelo o que vejo já não existem mais o cuidado, já deixaram de lado.Nem bebedouro para alunos possui isso em uma escola de três períodos.

Sobrevivente do Araguaia

16/06/2010 às 21:00

O Marinho está manchando a imagem do PT, a administração dele não condiz com as conquistar que o partido obteve em prol do povo brasileiro. Sem contar que da vergonha dizer por ai que o vice prefeito da minha cidade é conhecido como "Cãozinho dos Teclados"

Desconsolada de novo

16/06/2010 17:25

A todos aqueles que se doeram pelo Sr. Marinho que vai pegar o banquinho e sair de mansinho peço (se souberem) contar até 8 na reportagem e ler o parágrafo tentando dentro de suas possibilidades fazer uma boa interpretação de texto.

ANTONIO SANDALO BELARMINO DA SILVA

16/06/2010 às 16:05

NAO É SO A MERENDA QUE ESTA MAL EM SBC TRANSPORTE COLETIVO.SEGURANÇA.ILUMINAÇAO PUBLICA RUAS SEM ASFALTO MAIS TUDO BEM A PROXIMA COPA E OLIMPIADAS SERÃO NO BRASIL E PAREÇE QUE ISTO E MAIS IMPORTANTE P/ OS GONVERNANTES EO POVO QUE PAGA OS IMPOSTOS SOFRE C/ DESCASO. ESSE EO MEU BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!

Bafana bafana

16/06/2010 15:17

Essas mães tão querendo que os filhos comem o que na escola? Picanha? Ficam metendo o pau na comida da escola e na propria casa ta cheio de salsicha, biscoito, batatinha frita e mais um monte de porcaria, fora a "Velho Barreiro" do papai.

Xys

16/06/2010 às 15:06

Cada comentário medonho, da até mdeo. Falamos de escola estaduais, e com isso, nada se tem a ver o sr Marinho e seus vereadores. E agora tucaninhos, como ficam suas reclamações com vocês mesmos? Sejam cegos, mas seja cegos direito.

agenor - pioneiro VW

16/06/2010 14:21

Senhores Vereadores, V. Exª não vão tomar providencias sobre esses graves problemas? Favor responder.

Gabi

16/06/2010 às 14:10

Trabalho em Escola Estadual de São Bernardo e acho um absurdo servirem comida enlatada, já que sempre soube que comer enlatado faz mal para a saúde.E tem muitas crianças que sempre reclamam de dor de barriga e até vomitam.. Até a salada tem dia que já vem pronta num saco sem nenhuma condição higienica, tem bicho junto.

Henrique João Batista

16/06/2010 13:31

Cada povo tem o governo que merece. A população de São Bernardo merece cada minutinho dos quatro anos da gestão Luiz Marinho. Afinal de contas, foi a população que o elegeu não foi? Agora aguentem!

Ana Paula dos Santos

16/06/2010 às 13:16

A EDUCAÇÃO PEDE SOCORRO: Diferentemente daquilo que é publicado pelas propagandas do ESTADO a educação está uma calamidade. Por exemplo, há escolas (Brazília TOndi) em reforma estruturais com professores e alunos lá dentro, isto é, ao invés de realizar tais reformas no período de férias, submetem essas pessoas a doença

L.G.

16/06/2010 12:20

Pelo amor em Deus em gente, a matéria é escola estadual!!! porem a turma do Dib e do Orlando Morando que faz comentário aqui que jogar a culpa no Marinho? comente!!! más seja justo em seus comentários

Street

16/06/2010 às 10:47

Volta pra Cosmorama Marinho.

Envergonhada

16/06/2010 10:24

Eu como petista fico envergonhada em saber q o "berço" do PT ao inves de melhorar as coisas, mexe no q não precisa e estraga tudo o q funcionava bem... Foi-se o tempo q SBC era modelo de saúde, de educação... q saudade! olha a eleição ai hein gente!! vamos ajudar o nosso municipio a melhorar

Desconsolada SBC

16/06/2010 às 10:02

Alguém pode me dizer o que a Prefeitura de SBC fez além de acabar com os munípices ? Sr. Marinho, pegue seu banquinho e saia de mansinho. Alguém já falou sobre os bairros vizinhos ao centro que estão absolutamente lotados de drogados pelas ruas ? Já tive orgulho desta cidade. Hoje tenho medo e pena.

Ricardo de Souza

16/06/2010 9:56

E para onde vai o dinheiro da merenda será ? No mínimo pro bolso de algum parlamentar, deve fazer orçamentos altos pra alimentação, gasta metade do que pediu no orçamento dai fica essa porcaria de refeição que ninguem consegue comer. Acordaaa Parlamentares, vocês andam doidão fumando maconha todo dia não é possível.

Ralf de Oliveira Silva

16/06/2010 às 9:34

Em SBC todos temos percebido a diminuiçao da qualidade do ensino, a sociedade deve abrir os olhos no proximo pleito e reagir.

Helia

16/06/2010 9:00

Minha filha estuda em uma escola de período integral, ela está levando marmita, porque não consegue comer a comida da escola, ela ficou doente por três semanas consecutivas, já faz mais de um mês que ela leva a comida de casa, e desde então não adoeceu mais, o que levar a concluir que o problema é mesmo a comida.

Mauro

16/06/2010 às 8:35

Não é só nas escolas estaduais, minha filha estuda em escola municipal e todos os dias tem que levar lanche.



Nenhum comentário:

Postar um comentário