quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

MANIFESTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO BATISTA BERNARDES POR OCASIÃO DA DESOCUPAÇÃO

MANIFESTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO BATISTA BERNARDES POR OCASIÃO DA DESOCUPAÇÃO
           
         Durante 13 dias os estudantes da E.E. João Batista Bernardes, localizada no jardim Nazareth, em São Bernardo do Campo, em protesto ao projeto de desorganização da rede estadual de ensino, ocuparam a escola e nela realizaram o que o governo do Estado nunca conseguiu realizar: criar o sentimento de pertencimento e com isso participar ativamente da construção da educação que sempre desejamos. Uma educação libertadora, democrática e inclusiva.
         Os estudantes desta escola foram os protagonistas de diversas ações entre elas, unir a comunidade contra este infeliz projeto que iria fechar o ensino fundamental desta unidade escolar. Além de ser realizado na escola projetos formativos e educativos que debatiam a partir da cultura uma nova ideia social entre elas, oficinas que debatiam opressão através da literatura, oficina de teatro como libertação humana entre outras.
         É claro que a vitória só foi garantida devido a ação coletiva, realizada em mais de 250 escolas em todo o estado, mas também é nítido que assim como as outras unidades escolares ocupadas, nós também fazemos parte desta vitória e comemoramos a entrega de uma nova escola à comunidade. Não uma nova escola no que diz respeito a estrutura física, mas no modelo de concepção de gestão, que agora tende a ser muito mais participativa, com o interesse da comunidade pelas ações desenvolvidas nela.
         Na noite do dia 12 de dezembro realizamos assembleia com todos os estudantes ocupados e decidimos pela desocupação da escola tendo em vista que o governo do estado recuou quanto ao projeto de reorganização escolar para este momento, a queda do secretario de educação, o atendimento da secretaria de educação do Estado de São Paulo quanto a pautas especificas dos professores, e a atendimento da diretoria de ensino de São Bernardo do Campo quanto a pauta especifica da escola.
         No dia 14 entregaremos a escola com muita emoção, mas satisfeito por nossa demanda ter sido atendida. Mas isso não significa que não estaremos mais articulados, e organizados, significa que aprendemos o caminho da unidade, e que o ano de 2016 será marcado por muita luta, e muita organização para derrubar totalmente este projeto nefasto que o governo do Estado aponta como reorganização escolar.
         Todos Juntos pelo JBB!!!!
         Muito obrigado a todos aqueles que de forma indireta ou direta nos apoiaram.


SÓ A LUTA MUDA A VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário