quinta-feira, 28 de junho de 2018

Moradores denunciam o abandono da cultura na cidade de São Bernardo do Campo.

25/06/2018 14:51

Encontro marca reação contra corte de programas culturais em São Bernardo

Da assessoria do deputado Carlos Giannazi


Download
Carlos Giannazi (ao centro)
Desde 2017, prefeitura de São Bernardo do Campo vem realizando diversos cortes na área cultural, com o fechamento ou sucateamento de dispositivos como o Centro de Audiovisual (CAV), o Centro Livre de Artes Cênicas (Clac) e a Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv). Para elaborar um plano de resistência a esse desmonte, artistas, agentes culturais, professores e estudantes se reuniram em audiência pública na Alesp, em 22/6.

Entre as atividades que deixaram de receber recursos está o desfile de Carnaval. O representante das escolas de samba Sérgio Galvão relatou o prefeito Orlando Morando não vai ceder nem mesmo espaço para o Carnaval 2019, que será realizado em área privada. "O carnaval é um ato de resistência e de luta de um povo pobre, negro e sofredor", afirmou.

Rosângela Marques, do Fórum de Combate ao Racismo, também acredita que os cortes de Morando têm caráter "higienista". Ela citou o fechamento da Casa do Hip Hop e a proibição da Batalha da Matrix, duelos de MCs que eram realizados todas as terças-feiras, na Praça da Matriz. "Mas a verba da Orquestra Filarmônica é repassada normalmente", comparou.

Conforme explicaram vários ativistas, até mesmo as manifestações em defesa da cultura vêm sendo reprimidas, tanto por truculência policial como por medidas judiciais. A artista plástica Lourdes Sakotami, que ajudou a pagar a instalação de outdoors contra o abandono da Pinacoteca, afirmou que os cartazes ficaram expostos por menos de 12 horas. A própria empresa de comunicação os retirou, cedendo a ameaças do prefeito.

Carlos Giannazi lembrou que o prefeito tucano proibiu até mesmo o show que Caetano Veloso faria em apoio à ocupação do MTST no bairro Planalto. O deputado vai acompanhar o movimento em audiências no Ministério Público e no Tribunal de Contas para a apresentação de um dossiê sobre o caso. Publicado Na imprensa da Assembleia legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário