domingo, 28 de abril de 2019

Nota de repúdio a declarações do Ministro da Educação e do Presidente da República sobre as Faculdades de Filosofia e Sociologia



            Associação dos Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Brasil - APROFFIB e Associação de Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Estado de São Paulo -  APROFFESP  tomam  partido: não ao exílio da Filosofia!
            Manifestamos nosso veemente repúdio contra as declarações do presidente Jair Bolsonaro, seu ministro da educação Abraham Weintraub e demais prosélitos governamentais.
            Todavia, "ninguém joga pedra em árvore que não dá frutos”; isso significa que a Filosofia e a Sociologia estão mais fortalecidas e influentes na sociedade do que eles possam imaginar.
            Os ataques são constantes aos educadores brasileiros, contra a obra e a pessoa do grande educador Paulo Freire; e como se não bastasse Bolsonaro declara nas redes sociais: “O Ministro da Educação Abraham Weintraub estuda descentralizar investimento em Faculdades de Filosofia e Sociologia. Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina”.
            A extrema direita diante da incapacidade de apresentar propostas exequíveis para tirar o país do fosso em que se encontra, procura atacar as disciplinas que ameaçam todo e qualquer tipo de narrativas questionadoras deste estado criminoso de abandono que a população pobre se encontra.
            Os filósofos e filósofas que sempre foram vítimas de tribunais  assassinos como ocorreu com Sócrates de Atenas, foram vítimas de falácias, da falsa crença ou das manobras religiosas como ocorreu com Hipátia de Alexandria, mas, com o corte epistemológico de Marx, atribuindo aos filósofos e filósofas o papel de transformar o mundo em que vivemos, a burguesia sente-se ameaçada diante da ausência de projeto e narrativa  que aponte o verdadeiro caminho da vida e da felicidade humana, e de forma hipócrita aponta o espectro do comunismo rondando por toda parte.
            Nos períodos de exceção eles tentam exilar a Filosofia, calar e criminalizar os movimentos e lutadores sociais, mas não conseguirão para sempre deter a chegada da primavera.
            Toda vez que perseguem a Filosofia, a síntese deste processo é o fortalecimento e o avivamento desta disciplina que apesar destes algozes, ela não trilhará o caminho do exílio, do silêncio e da distopia. Todavia, não podemos ficar nem aceitar passivamente as afirmativas destes governantes incompetentes.
            A Nossa voz deve ecoar por todo canto do planeta contra estes governantes, sempre de forma unida, organizada, pois precisamos derrotar este mundo velho, carcomido e obsoleto  para que o novo possa prevalecer.
            Vamos construir um Encontro Nacional de estudantes, professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Brasil para discutir formas e conteúdos de uma nova antítese ao pensamento reacionário, excludente e preconceituoso.
            “A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer. Nesse interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparece.”  (Antônio Gramsci)

DIRETORIAS E COORDENAÇÕES REGIONAIS DA APROFFIB E DA APROFFESP
São Paulo, 27 de Abril de 2019.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário