sexta-feira, 22 de março de 2013

PROFESSORES DE FILOSOFIA APOIAM A LUTA CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS.


ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Moção de apoio   aos trabalhadores e estudantes em luta contra o aumento das passagens e por transporte público de qualidade.

Nós, Professores de Filosofia e Filósofos  da rede pública estadual, sofremos diretamente com os desmandos dos governos Federal, Estadual e Municipal para a imposição de uma Educação ligada aos interesses de empresários e não preocupada com o desenvolvimento do conhecimento humano.

Com o transporte público observamos o mesmo. Os governos comprometidos com o empresariado da região aprovam a cada ano o aumento abusivo no valor das passagens. Não alteram as condições de uso, não melhoram os itinerários, não diminuem a lotação, tampouco o longo intervalo e o tempo de espera.  São constantes as reclamações de professores, pais, e alunos pela falta de segurança, assédio e descaso. Enfim, tudo o que não merecemos para manter o nosso dia a dia.

Com o aumento no valor da passagem de R$ 2,90 para R$ 3,30 a Região do ABC figura na cena nacional entre as cidades com o mais alto valor. Foram cerca de 15% de aumento, sem que  esse índice tenha acompanhado o nosso salário. Além disso, não contamos, na maioria das cidades, com o sistema de integração entre ônibus nos terminais, trólebus, trem ou com metrô.

A luta contra o aumento da passagem já ocorreu em vários estados. E, desde o início de janeiro, estamos acompanhando as manifestações em Mauá, São Bernardo, Santo André, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul e Diadema. Sabemos que a luta é justa. 

Repudiamos toda e qualquer tentativa das prefeituras e empresas de ônibus de piorar as condições de vida de quem precisa trabalhar para sobreviver.

Não podemos permitir que o transporte público, obrigatoriedade do município, seja objeto de lucro e contrarie a sua razão de existir, que é a de permitir a locomoção da população com integridade, preservando o meio ambiente através da possibilidade de diminuição da poluição e do trânsito.

Nesse contexto, repudiamos a omissão dos Prefeitos: Luiz Marinho PT de SBC, Carlos Grana PT de Santo André,Lauro Michels PV de Diadema,Paulo Pinheiro PMDB de São Caetano do Sul,Donizete Braga PT de Mauá e  Saulo Benevides PMDB de Ribeirão Pires, que “como presente de ano” viraram as costas aos eleitores  e trabalhadores usuários de ônibus,  estabelecendo alianças questionáveis com os tubarões do transporte  da região. Concomitantemente, nos solidarizarmos de forma inconteste aos trabalhadores estudantes e professores, usuários de transporte público, que estão em luta contra  esse abusivo  aumento das passagens.

Pela revogação imediata do aumento das tarifas!
Por passe livre para estudantes e desempregados!
Pelo fim da dupla função de motorista/cobrador!
Pela integração gratuita intra e intermunicipal!
Pela estatização do sistema de transporte sob controle dos trabalhadores e usuários!
Em defesa do transporte público gratuito e de qualidade!


        Moção aprovada no Encontro Regional de Professores de Filosofia e Filósofos, realizado no dia 21/03/2013, na subsede da APEOESP de SBCAMPO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário