quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PLíNIO E ALDO SANTOS PARTICIPAM DO PROGRAMA DO JOAQUIM

Como desdobramento da plenária Regional do ABC, realizada no dia 22de dezembro de 2009, na Subsede da APEOESP em São Bernardo do Campo, Eu e o Companheiro Plinio de Arruda Sampaio, participamos do Programa do Joaquim (na TV+,canal 10) no dia 08 de janeiro de 2010 e durante uma hora discorremos sobre a conjuntura política, sobre a sua possível pré-candidatura a Presidência da República pelo Psol e de temas gerais apresentados pela população da região.
Esse programa vem crescendo na região e o diálogo aberto e franco do Plinio sobre os mais variados temas foi o ponto alto dessa programação e da visibilidade do Partido na nossa grande região do Brasil (ABCDRRM).
A pergunta que contextualizava o programa era se existia ou não uma crise institucional no país , depois do programa dos direitos humanos que o presidente Lula tinha assinado. O Plínio chamou a atenção sobre o comportamento de alguns ministros de Lula , no que diz respeito à falta de reforma agrária no país e dialogou com a população sobre o papel da mídia.
Sobre os temas dos direitos humanos e a abertura dos arquivos da ditadura ,nos posicionamos que os mesmos devem ser abertos para que se solucionem e esclareçam de uma vez por todas esse atroz período da ditadura militar no Brasil e na América como um todo.
Ao responder algumas perguntas e ao comentar sobre os fatos políticos contextualizados pelo apresentador, afirmei que esse é um debate que está atrasado do ponto de vista político, pela omissão do governo Lula, todavia, sempre defendemos proposituras que avançam as liberdades e conquistas políticas e de promoção dos direitos humanos.
Após o programa, conversamos sobre a necessidade de realizarmos outras reuniões para intensificarmos o debate interno sobre o fortalecimento, ainda mais, da pré-candidatura junto aos filiados e nossa intervenção na conferência eleitoral nacional que vai oficializar esse debate em março de 2010.
Esperamos que a Executiva possa viabilizar com urgência essa conferência, para que o partido possa marchar unido como seus próprios candidatos, rumo à construção de uma nova Sociedade Socialista.
Em tempo, foi um erro do partido não colocar pessoas importantes como o Plinio no programa que foi ao ar e, até mesmo outras lideranças regionais e nacionais. Não podemos apresentar um programa dirigido a apenas um estado e voltado aos interesses regionais. Esperamos que os próximos programas pensem no coletivo do partido , nas forças que o representa e responda aos desafios objetivos da conjuntura.

Espero que possamos resolver esse impasse em que o partido se encontra pela esquerda e que as disputas internas não acometam os interesses dos filiados do partido no Brasil inteiro .

Avançar é preciso!!!


Aldo Santos: Sindicalista,Coordenador da Corrente política TLS, Membro do Diretório Nacional e da Executiva Estadual do PSOL-SP.(14/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário