terça-feira, 23 de setembro de 2014

NUMA POSIÇÃO CLARA, DILMA EXPÕE A POSSIBILIDADE DE RETIRAR FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

Foto do II encontro estadual de filosofia .
NUMA POSIÇÃO CLARA, DILMA EXPÕE A POSSIBILIDADE DE RETIRAR FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
Nós, professores, repudiamos as declarações da Presidenta Dilma em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil no dia 22 de Setembro de 2014, onde afirma: “O Pronatec tem duas partes, uma parte é ensino técnico. Por que criar um ensino técnico? Porque o jovem do ensino médio, ele não pode ficar com 12 matérias, incluindo nas 12 matérias, filosofia e sociologia”[1].
Entendemos que essas matérias são fundamentais para a formação do educando sobre os problemas sociais e políticos, imbuindo-os de senso crítico e capacitando-os para uma melhor leitura da realidade e na formação propedêutica do sujeito. Somos conhecedores de todo o histórico de luta que houve para que estas disciplinas fossem incluídas no currículo do Ensino Médio brasileiro. Defendemos inclusive que a Filosofia deva ser lecionada a partir do Ensino Fundamental, como já vem ocorrendo na rede privada. Lamentavelmente, a candidata do PT faz coro às diversas tentativas do PSDB de exclusão da Filosofia e da Sociologia como disciplinas obrigatórias, conforme a lei 11.684/2008.
A síndrome de Estocolmo, de acordo com Nils Bejerot, “é o nome dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor”. Sabemos que a presidenta Dilma foi torturada pelos militares, onde acreditam que a solução para os problemas da educação no Brasil é uma questão de polícia. Mas, todos sabem que o problema da educação no Brasil é a falta de investimentos no setor. Não se pode resolver os problemas educacionais com a exclusão do direito que foram conquistados perante muita luta. Será um retrocesso para a educação a retirada da Filosofia e Sociologia do Ensino Médio, pois, sabemos que os empresários estão preocupados com a formação profissional dos adolescentes, mas que, a educação não pode ser compreendida como algo que tenha como objetivo formar mão de obra especializada para as indústrias. A educação deve ter como proposta uma formação cidadã sendo que, para isso, é necessário que os adolescentes tenham acesso às diversas áreas do conhecimento. Está em curso a reforma do Ensino Médio de conteúdo eminentemente tecnicista, cuja finalidade é a formação da mão-de-obra barata para a exploração capitalista. Neste sentido, reafirmamos a nossa posição em defesa intransigente das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo brasileiro, na perspectiva da construção de um mundo novo e de valores antagônicos à opressão do modelo econômico vigente.
Convocamos os professores de Filosofia e Sociologia a participarem e reagirem contra mais esse ataque à educação brasileira.

APROFFIB (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil)
APEOESP ( São Bernardo do Campo)
APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo) Regional de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul

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