sexta-feira, 6 de junho de 2014

COPA DO MUNDO SE TRANSFORMA EM BATALHA CAMPAL

COPA DO MUNDO SE TRANSFORMA   EM BATALHA CAMPAL  

Temos acompanhado pela  grande imprensa e pelos movimentos sociais o grande impacto entre os interesses dos governantes e das empresas que lucraram com a copa e os direitos negados a classe trabalhadora.
Mesmo dando destaque e tentando criar um clima de copa do mundo, não conseguem esconder as demandas sociais dos sem teto, dos professores  e de dezenas de categorias que se encontram em greve nesse momento. A greve dos metroviários  é um grande teste de enfrentamento as políticas de arrocho salarial do governo do estado, que indiferente  as demandas sociais, trata questão  social como caso policial.
Diferentemente de outros momentos históricos de profunda alienação o governo federal colocou em ação as forças armadas  e todo aparato repressivo na tentativa de calar, reprimir e criminalizar os que lutam por moradia, saúde, educação, salário e trabalho. Segundo liderança do movimento sem Teto, o déficit habitacional brasileiro está em torno de 7 milhões de famílias, no estado de São Paulo, em torno de 1,5 milhões, ao mesmo  tempo em que  questionam as políticas do programa “minha casa minha dívida”, que, dentre outros problemas é responsável pelo avanço da especulação imobiliária  nos grandes centros urbanos.Esse é um momento muito  significativo do ponto de vista da classe trabalhadora, pois governar após junho de 2013, não será fácil para os opressores de plantão, pois cresce o nível de consciência, enfrentamento e exigência por uma nova sociedade justa, igualitária e fraterna, rumo ao socialismo.
O grande desafio é traduzir esse grau de resistência em resultado eleitoral favorável a esquerda consequente, pois corre-se o risco de  no processo eleitoral  mais uma vez  a direita se reorganizar e nos depararmos com mais do mesmo.Nas outras copas, era alienação pura, com o nacionalismo efervescente numa espécie de lavagem cerebral. Felizmente, hoje a resistência se põe como uma necessidade imperiosa diante dos descalabros dos governantes que há mais de 500 anos, oprimem e escravizam índios, negros e operários.

Lutar, resistir e vencer é preciso!!!


Aldo Santos - Sindicalista, militante Popular e Partidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário