quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

VILA LULALDO: UMA OCUPAÇÃO VITORIOSA


No dia 11 de Dezembro de 2010, dezenas de moradores e lideranças populares participaram de uma solene secção de 21 anos da ocupação, construção e fixação dos moradores da denominada Vila LULALDO, no Distrito do Riacho Grande - SBCampo, Km 27 da Via Anchieta.

Foi um encontro dos pioneiros da ocupação, onde foram homenageados pela Diretoria da Entidade sob a coordenação da Presidenta Maria Parecida Nascimento Santos e pelo histórico companheiro José Arimatéia. A mesa política foi composta por antigos moradores que representaram a Emilia e o Antonio Barba.

Tudo começou numa tarde de domingo do dia 03 de dezembro de 1989, com a decisão dos moradores da Vila Jurubeba que estavam na eminência de serem soterrados, decidiram então ocupar um terreno que estava reservado à especulação imobiliária. O companheiro Natanael Júlio da Silva – Taná – assessor político do nosso gabinete me ligou por volta das 17 horas e imediatamente me dirigi para a ocupação onde passei a noite com os moradores. Por volta da meia noite, o Primeiro Barraco estava construído, que era uma espécie de “QG” – Quartel General – da ocupação e a residência da Emília Belomo.

Durante as assembléias dos moradores, nós dizíamos que a história da classe trabalhadora deve ser escrita pelos próprios trabalhadores.Numa dada assembléia, fomos discutir o nome da vila e das ruas. Existiam vários nomes para a apreciação da assembléia. Num dado momento a Emilia tomou a palavra e propôs: Se devemos homenagear os lutadores e os representantes do povo, Minha proposta é que nossa vila se chame LULALDO ,pois o Lula todos Conhecemos e o Vereador Aldo Santos está com a gente o tempo todo nos apoiando e nos defendendo. As propostas foram submetidas a assembléia e esmagadoramente venceu a proposta da Emilia.Essa é a origem do nome da Vila, Lula mais Aldo=LULALDO.Tempos depois comecei analisar a motivação da proposta e descobri que se tratava de uma grande jogada em defesa dos moradores, pois era uma administração do PT e o nome também era mais uma peça na engenharia política e no dialogo pela manutenção e conquista dos moradores.

Foram anos de enfrentamento, com passeatas, protestos, retaliações políticas como ocorreu com o companheiro Francisco Raimundo dos Santos-Chicão, subprefeito do Riacho grande que fora demitido do cargo pelo prefeito Mauricio Soares e pelo Vice Djalma Bom.

Discursei como nos velhos tempos, relembrei a história, as pessoas que não se encontra mais entre nós (Taná, Emília, Barba, João Preto) e mesmo sendo “cidadão São bernardense”, confesso que o Titulo de “cidadão Lulaldense” confeccionado pelos diretores da entidade me encheu de orgulho pois trata-se de uma manifesta homenagem e reconhecimento de uma luta que foi o divisor de água em nossa cidade, entre os que defendiam os trabalhadores e àqueles que prometem, porém nos momentos decisivos recuam e até condenam a luta e a ocupação como ocorreu na ocasião pelo prefeito, vereadores do PT e até mesmo grandes dirigentes partidários.

Fui chamado a entregar o Titulo ‘CIDADÃO LULALDENSE” em homenagem às 50 famílias que participaram desde o inicio da ocupação. No momento da entrega do referido título aos moradores fui contagiado por uma emoção sem precedente.

Após fotos, abraços e reencontros constatamos que o tempo mudou, acumulou experiência, definiu espaços geográficos e políticos e a história da Vila até hoje é um farol a iluminar os que condenavam nossa luta e hoje nos defendem. Ao mesmo tempo um sinal de esperança e de encorajamento nos rumos da solução da luta por moradia.

Finalmente, os diretores entregaram ainda o título às pessoas que tem ajudado nas atividades cotidiana como o companheiro Anésio e Carlos Ricci. Além desses foi ainda emitido dois títulos ao companheiro Francisco Raimundo dos Santos – Chicão, que por apoiar a ocupação foi exonerado do cargo de subprefeito e para a companheira Angelica, que juntamente com o Taná estabeleceram e promoveram a lei do barbante na medição dos lotes igualitários para todos os ocupantes.

Dirigentes da entidade reafirmaram a intenção de luta tão presente na vida dos moradores, sinalizaram ainda que se a atual administração não viabilizar as melhorias necessárias, os moradores devem retomar os caminhos das lutas. Os dirigentes reivindicaram a regularização fundiária, guias, sarjetas e pavimentação asfáltica, além de iluminação pública.

Os alunos da vila que também foram homenageados pela professora da Secretaria de esporte, comentaram que é uma contradição não terem quadra para jogar, enquanto a quadra da Escola Maria Pires fica fechada aos finais de semanas e feriados.

Parabéns Vila LULALDO pela maioridade dos 21 anos de existência. A vila pertence a todos e todas, que nesses anos participaram, lutaram e defenderam a luta e a ocupação iniciada por um conjunto pequeno de moradores, que hoje conta com aproximadamente 300 famílias.

“...Caminhando e cantando e ensinando a lição...”.

Ocupar, construir e resistir é preciso!!!

Aldo Santos. Coordenador da Corrente política TLS, vereador em SBC (1989-2004), Presidente da Associação dos professores de Filosofia e Filósofos do Estado De São Paulo, Membro da Executiva Nacional do Psol. (15/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário