segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Balanço eleitoral

Balanço eleitoral
Esse processo eleitoral configurou uma disputa intensa entre o continuísmo e o retrocesso, bem como a negação demonstrada pelo expressivo numero de votos nulos e brancos nestas eleições. Com uma votação acirrada - cerca de 4 milhões de votos de diferença – foram suficientes para impedir a eleição de Aécio Neves, do PSDB, representante dos interesses elitistas do país, que fugiu na maior parte de sua campanha de deixar clara sua posição econômica, como ao ser confrontado a cerca das declarações de Armínio Fraga, cujo alegava que o salário mínimo se encontra muito alto. Com 51, 64% dos votos, foi reeleita Dilma Rousseff, do PT, que contou com apoio determinante da união da esquerda brasileira.
O resultado das eleições gerou uma onda de xenofobismo, preconceito e discurso de ódio por parte do eleitorado de Aécio Neves, voltado principalmente aos nordestinos, protagonistas de uma vitória esmagadora da Dilma nos estados pertencentes a essa região. Com um discurso fascista e separatista que teve direito até movimento de Impeachment.
Esse pleito eleitoral mostra um Brasil dividido, porém com suas qualidades democráticas soberanas, cabe lembrar nesse momento o conceito de democracia: A democracia, do grego, poder (demos) e povo (kratos), têm como uma das principais funções a proteção dos direitos humanos fundamentais como: a liberdade de expressão, de crença, de proteção legal, sendo todas as principais decisões políticas decididas por meio do voto pelo povo. Por tanto, tal discurso de ódio promovido após eleições revela que seus praticantes gostam de tirania e não de democracia.

Por fim, mesmo dando apoio com o objetivo de não eleger Aécio Neves, a esquerda de fato continuará sendo oposição ao PT. A luta estudantil, assim como a luta da classe trabalhadora, importantes nesse processo, continuarão firmes para diminuir as expressivas desigualdades sociais do país.

José Vitor e Amanda Soares - Coordenadores do MEL (Movimento Estudantil Livre)

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Venho agradecer à todos e todas que contribuíram de alguma forma para a candidatura de Aldo Santos Deputado Federal com voto e apoio!



Meu povo,
Venho agradecer à todos e todas que contribuíram de alguma forma para a candidatura de Aldo Santos Deputado Federal com voto e apoio!
Quero dizer que saímos vitoriosos, tivemos uma votação expressiva, em minha avaliação, diante de tantas outras campanhas milionárias com a compra deliberada de votos, com jogo sujo, com uso de trabalho humilhante e degradante contratando pessoas para segurarem placas o dia inteiro embaixo de chuva e sol!
Somos vitoriosos ainda, por não termos contribuído, por não termos assinado uma procuração àqueles que foram eleitos, a exemplo de Tiririca, Roussomano, entre tantos outros que estão desprestigiando nosso Congresso Nacional e a política, de maneira geral. Derrotados são as pessoas que deram um voto à continuidade do que aí está.
Em suma, mais uma vez, a CAMPANHA ALDO SANTOS FEDERAL PRA VALER, utilizou-se do processo eleitoral para debater idéias, politizar e conscientizar a população na esperança de dias melhores, onde os direitos sejam respeitados e garantidos, onde a educação seja laica, gratuita e de qualidade, onde as pessoas tenham acesso aos serviços básicos de saúde, saneamento básico, habitação, cultura e tantas outras necessidades urgentes e emergentes!
Fizemos um campanha limpa, honesta e coerente. A luta continua sempre!
Muito Obrigada!

" PRETO VELHO "


UM IRMÃO " PRETO VELHO ", CONTERRÂNEO DE LUTA, TOTALMENTE COMPROMETIDO COM AS LUTAS DO POVO PRETO, POBRE E PERIFÉRICOS. UM PRETO MIGRANTE NORDESTINO IRMÃO CONTERRÂNEO QUE FOI VEREADOR POR 16 ANOS SEM MIGRAR SEQUER PRA CLASSE MÉDIA. 

UM " PRETO VELHO " SEXAGENÁRIO ( 60 ) FILÓSOFO DA PRÁXIS QUE ME ENCHE DE ORGULHO.
O ÚNICO CONTERRÂNEO, PRETO OU PERIFÉRICO SOCIALISTA QUE CONHEÇO QUE NÃO COME OS BOIS E GALINHAS DAS AVÍCULAS E AÇOUGUES. 
UM FILÓSOFO DE MUITA COERÊNCIA E SENSIBILIDADE.
IRMÃO " PRETO VELHO " E CONTERRÂNEO ALDO: ESTAMOS JUNTOS!


CARLOS WELLINGTON

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

CARTA DE ALERTA AOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E AOS EDUCADORES EM GERAL

CARTA DE ALERTA AOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E AOS EDUCADORES EM GERAL
- A P R O F F E S P -
(Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo)

            A Presidente da República da República, Dilma Rousseff, em uma entrevista no programa de TV “Bom dia Brasil”, no dia 22/09/2014, fez uma declaração a respeito de futuras alterações curriculares que deixou os educadores e principalmente os professores de Filosofia muito preocupados. Ao ser indagada pela repórter Ana Paula Araújo sobre o baixo rendimento dos alunos nas últimas séries do ensino fundamental e no ensino médio, segundo as últimas pesquisas, a Presidente defendeu a necessidade de uma reforma curricular, dizendo que a quantidade de “matérias” do EM é excessiva (doze) e citou explicitamente as disciplinas Filosofia e Sociologia como agravantes desse número.
            A Presidente não deixou claro o que pretende com a citada reforma, que não será feita com uma canetada do governo, segundo palavras dela, mas por que teria se referido de forma direta às citadas disciplinas, até se desculpando que “não tem nada contra a Filosofia e a Sociologia”...Ora, a dúvida que fica no ar é pior do que qualquer referência mais específica que uma reforma venha a fazer. Será que novamente os técnicos do Ministério da Educação tentarão resolver os problemas da má qualidade do ensino com a retirada da Filosofia ou da Sociologia do currículo, tornando-as de novo o bode expiatório da incompetência pedagógica e equívocos das políticas educacionais da União e dos Estados?
            Sabemos que os problemas da educação em nosso país não se resumem na quantidade de disciplinas no currículo e que a solução não virá com a retirada desta ou daquela “matéria” ou deste ou daquele conteúdo. A questão aqui é de concepção curricular, que supõe a discussão sobre os fundamentos teórico-metodológicos da educação, ou seja, a pergunta sobre qual Filosofia da Educação deve embasar uma política educacional coerente e eficaz. E é claro que nós não concordamos com as concepções tecnicistas ou “neotecnicista” da educação, que contrapõem a formação técnica à formação acadêmica, gerando essa esquizofrenia dualista do sistema educacional de ensino, ora enfatizando a preparação técnica para o “mercado de trabalho”, ora enfatizando a preparação propedêutica para a universidade, como se fossem coisas estanques e antagônicas. O problema é outro, é mais embaixo!
Concordamos que deva haver uma reforma profunda no ensino médio, envolvendo não somente os conteúdos de ensino, mas as condições de trabalho dos professores, a carreira, os salários, a formação docente, a infraestrutura das escolas, o apoio, etc. Tirar ou colocar disciplinas simplesmente não resolve os problemas da má qualidade da educação brasileira. Se assim fosse, quando a ditadura militar desobrigou as escolas do ensino de Filosofia (Lei 5.692/71), a educação teria melhorado em nosso país; ao contrário, foi então que a qualidade piorou de forma vertiginosa, principalmente pela degradação da carreira do professor, sua péssima remuneração e formação deficiente.
Portanto, a APROFFESP vem a público repudiar toda reforma de qualquer candidato a presidente que defenda o viés tecnicista e tente retirar a Filosofia ou qualquer disciplina formativa do currículo do ensino médio; e conclamamos todos os professores e educadores em geral para se unirem em torno das bandeiras históricas que temos defendido para uma real melhora da qualidade da educação pública em nosso país.

São Paulo, 25 de setembro de 2014.
DIRETORIA DA APROFFESP


UMA SEMANA DECISIVA PARA OS CANDIDATOS DO PSOL E PARA OS ELEITORES CONSCIENTES.

UMA SEMANA DECISIVA PARA OS CANDIDATOS DO PSOL E PARA OS ELEITORES CONSCIENTES.
Essa semana será determinante no convencimento e conquista programática dos votos:
-Relacionar os contatos novos e antigos, dos amigos, parentes, casos e descasos, dar uma ligada, entrar em contato pelo face ou email e apresentar nossos candidatos pedindo o voto no Psol. Ainda tem cerca de 70% de indecisos para Deputado Federal e Estadual.

Vote:
Deputado Estadual-50

Deputado Federal Aldo Santos-5065

Senadora Ana Luiza -161
Anísio Batista- Suplente.

Governador Maringoni-50


Presidente Luciana Genro-50

-São Cinco votos que farão a diferença do ponto de vista da educação, saúde, habitação, mobilidade urbana, reforma agrária e outras demandas dos empobrecidos.
Repasse para seus amigos, parentes e colegas.

Coordenação da campanha

Aldo Santos

Federal pra Valer-5065