quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Participe da nossa reunião dia 16 de Março de 2014, a partir das 15 horas, na Avenida Prestes Maia, 233, centro de São Bernardo do Campo

MOVIMENTO SEM CASA
Convidamos os moradores que pagam aluguel ou que estão desempregados para participarem de nossas reuniões, onde discutimos a política habitacional e as formas de organização da classe trabalhadora. Unidos o problema é nosso; sozinho o problema é seu. Portanto, a união é fundamental na solução coletiva dos problemas.
http://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bb012b71d/13338921_d0Pzr.jpegParticipe da nossa reunião dia 16 de Março de 2014,  a partir das 15 horas,  na Avenida Prestes Maia, 233, centro de São Bernardo do Campo. Compareçam.
Comissão Organizadora
MOVIMENTO SEM CASA

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Discurso Esquizofrênico da Direita




O Discurso Esquizofrênico da Direita



Em sua catequese diária no Jornal Folha de São Paulo, o filosofante Luiz Felipe Pondé vocifera toda a sua incompreensão e ódio em relação ao socialismo e à todos que se situam à esquerda da trincheira política.
O artigo inicia atribuindo à esquerda o "sucesso" macabro dos genocídios situados no século 20. Será que os arquitetos do holocausto possuíam como objetivo mudanças sociais ou se pautavam nos ideais socialistas? Ao citar a complexidade do governo venezuelano afirma não proporcionar liberdade sendo desta forma totalitário. Ora, o totalitarismo deve ser execrado uma vez manifestado tanto na direita como na esquerda já que não se trata de propriedade exclusiva desta última. Quanto ao país sulamericano mencionado cabe esclarecer que a esquerda não se resume apenas a um estilo de governo. Prova disto é a atuação de José Mujica.
O filósofo liberalista de carteirinha chega a conclusão que a esquerda não gosta de gente inteligente, porém no mesmo artigo explora sua inteligência profunda afirmando que a sociedade pode ser menos terrível se as coisas funcionarem corretamente. Que genial. O que diria Bertolt Brecht desta magnífica proposição? 
Por conseguinte o nosso pensador acusa a esquerda de censurar os indivíduos e torná-los dependentes. Deixando a pré-história de lado e nos detendo na história, sobretudo brasileira, podemos questionar ao longo do autoritarismo varguista e da ditadura militarista, qual destes regimes possuíam orientação esquerdista? 
No auge da sua análise confiante ratifica que o socialismo não deu certo, o que nos leva a supor, conhecendo seu pensamento, que o liberalismo, o neoliberalismo assim como o capitalismo estão dando certo. Será que os cidadãos de Portugal, Espanha, Grécia e afins concordam com este tipo de análise? Urge estudar as causas e efeitos da atual recessão...
Por fim conclui com um absurdo. Afirma que a esquerda não detém mais o monopólio do pensamento público no Brasil. Quando que na história houve este monopólio uma vez que desde a proclamação da República até os dias atuais, a política sempre foi um misto de oligarquia, conservadorismo flertando por vezes com o autoritarismo?
Portanto, o sr. Pondé no seu manifesto direitista desconsidera propositalmente, senão por ignorância, diversos elementos que compõem e embasam uma política de viés esquerdista, bem como as diversas vertentes e possibilidades da esquerda. 
A proposta do esclarecimento estimulada por Kant ainda continua atual, ao passo que os ignorantes de plantão agradecem a veiculação do imperativo categórico neoliberalista trazendo em seu bojo o obscurantismo gritante de nosso tempo. Porém a luta continua... (Wellington Cruz)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A ESTÉTICA DA RESISTÊNCIA

A ESTÉTICA DA RESISTÊNCIA
No dia 21 de fevereiro 2014 participei de importante debate na Rádio ABC sobre as causas da violência nas manifestações de rua no país, e, em particular os últimos fatos ocorridos no Rio de Janeiro.
O debate foi coordenado pelo jornalista Leandro Amaral, onde  dividi o tempo com o radialista Hélio  e com o escritor  José Manoel. Confesso que o debate foi muito bom e em alto nível acerca do tema em tela.
Fiz referência histórica sobre as grandes mobilizações de 1968, de 1992 e junho de 2013. Afirmei que o Brasil não é mais o mesmo depois de junho de 2013, onde milhões foram as ruas despertando interesse por mudanças necessárias no campo da educação, da saúde, do trabalho, do transporte e ao mesmo tempo por um novo formato das instituições, ou seja, profundo questionamento   da democracia representativa. As ruas  apontaram  para a democracia  participativa como expressão de novas formas organizacionais.
Contextualizei o debate e as causas da violência a partir do orçamento geral da união em 2012, cujo montante foi de R$1,712 trilhões, onde grande parte, 43,98% vai para o pagamento de juros e amortizações da dívida. Falei também da publicação do censo 2010 onde metade da população recebe renda per capita mensal de menos de R$375,00.
Outro dado também apresentado diz respeito a  riqueza mundial, onde metade dessa riqueza é controlada por apenas 1% da população. Ainda em relação a copa, segundo pesquisa da CNT/MDA, 75% dos brasileiros não concordam com os gastos da copa.  Para os entrevistados, 84% preferem investimentos na saúde, 47,6 % na educação e 35,1 % na segurança.
Com esses dados, afirmei que não tem ninguém por trás nem financiando  os movimentos, existem sim um caos social visível que são os causadores dessas manifestações. Entendemos da mesma forma que o jornalista da bandeirante foi mais uma vítima do aumento da passagem de ônibus pelo governo  do Rio de Janeiro.
Sobre os mascarados, afirmei que não sou favorável a criminalização dos movimentos e lutadores sociais como vem ocorrendo com o Psol no Rio e no Brasil.
         Podemos até discutir a estética da resistência, mas isso é secundário diante da exclusão social em curso. Podemos dizer que os índios estavam errados quando se preparavam para guerrear contra  a ofensiva e matança dos invasores?Acertadamente, a juventude pintou a cara pelo Fora Collor e isso também ocorre nos dias atuais.Na medida em que os governantes não respondem com atos concretos a pauta  em pauta, a tendência é radicalizar  ainda mais as manifestações.
Só existe movimento social  e revolta popular nas ruas por que os índices sociais apontam nessa direção e algo precisa ser  feito do ponto de vista das instituições, senão, podemos entrar num período de desobediência  civil, de convulsões e revoluções como vem acontecendo em várias partes do mundo.
Finalmente, defendi que era preciso redefinir o conceito de “segurança e insegurança”, a começar pelo debate e implementação da desmilitarização da policia militar já.
 Foi um bom debate com dados e afirmações esclarecedoras.
Durante o debate inúmeros telefonemas e manifestações de ouvintes contribuíram para elevar o nível racional das falas, bem como a livre manifestação dos participantes ao debate.

Organizar resistir e transformar é preciso!


ALDO SANTOS- EX-VEREADOR, COORDENADOR DA APEOESP-SBC, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA DE FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, PRESIDENTE DO PSOL EM SBCAMPO.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PARTICIPE DA PLENÁRIA DA INTERSINDICAL QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 22 DE FEVEREIRO DE 2014, AS 15 HORAS



PLENÁRIA REGIONAL DA INTERSINDICAL DO ABCDMRR



PARTICIPE DA PLENÁRIA DA INTERSINDICAL QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 22 DE FEVEREIRO DE 2014, AS 15 HORAS. PAUTA:
-ANÁLISE DE CONJUNTURA SINDICAL COM PLÍNIO SAMPAIO
-INDICAÇÃO DE DELEGADOS (AS) AO CONGRESSO DA INTERSINDICAL 
CONVIDADOS : PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, MUNICIPAL, QUÍMICOS, METALÚRGICOS, E MOVIMENTO SOCIAL.

OBS.O DELEGADO (A) SERÁ INDICADO NA BASE DE, PARA CADA TRÊS PRESENTES INDICA UM DELEGADO (A), LEVANDO EM CONTA OS CRITÉRIOS DA COORDENAÇÃO NACIONAL


QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO COM ALDO SANTOS.982505385

AVENIDA PRESTES MAIA,233, CENTRO DE SBCAMPO.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

OPOSIÇÃO UNIFICADA DOS PROFESSORES (AS) DE SÃO BERNARDO E SÃO CAETANO

OPOSIÇÃO UNIFICADA
INFORMATIVO DA OPOSIÇÃO UNIFICADA: JANEIRO/FEVEREIRO 2014
Atribuição de Aulas ocorre de forma conturbada com os Ataques aos direitos da Categoria
Novamente o processo anual de atribuição de aulas está sendo realizado sob tensão e expectativas ruins, com a anunciada manutenção da duzentena dos Professores da Categoria O , a escolha do cargo e  o ingresso do concurso nos meses de março  e abril.
Após mobilização realizada em dezenas de subsedes a diretoria Central entrou com ação para impedir o desligamento de milhares de professores com a famigerada Duzentena.
Mesmo tendo aulas atribuídas a categoria O, deve continuar mobilizada, assim como a categoria F e demais educadores , pois o prenúncio de dias piores  são concretos.
Mais uma vez o governo mostra a total falta de compromisso e de respeito com a categoria e com os educandos. É urgente que a Sede Central mobilize a categoria para evitar os desmandos e os ataques que o governo continua impondo ao magistério.
Concurso Regionalizado com desvio padrão e curva de Gauss Deixou Milhares de Candidatos Injustiçados!
Consideramos que este foi mais um concurso baseado no aprofundamento das injustiças, na medida em que a nota da prova calculada através do chamado desvio padrão e da curva de Gauss para um concurso regionalizado acaba criando situações em que um candidato com nota menor pode ser classificado enquanto outro com nota maior fica de fora, prejudicando tanto do ponto de vista da exclusão imediata, como entre professores que foram aprovados em regiões diferentes.
Continuamos denunciando os desmandos na aplicação da prova na UNIP campus Anchieta, onde foram entregues gabaritos trocados prejudicando dezenas de candidatos.
De qualquer forma, para os que foram aprovados estamos colocando a disposição o total de cargos disponíveis em São Bernardo do Campo, por escola e por disciplina, além da natureza dos referidos cargos. Nosso objetivo é fazer com que esse Professor possa fazer um planejamento, em relação aos Exames Médicos, outra aberração, pois a SEE impôs esta exigência e determinou que o próprio candidato deve arcar com as despesas dos mesmos. Assim, caso sua classificação esteja muito fora do total de cargos da sua disciplina o candidato não deve se preocupar em gastar um dinheiro que normalmente nessa época de pagamento de impostos, nós funcionários públicos não temos. Qualquer dúvida entre em contato conosco.
Mesmo com a intervenção da diretoria da subsede regional, a escolha dos cargos será realizada sem os devidos esclarecimentos complementares ao cargo, pois o governo assegura o cargo  sem  a preocupação com o acúmulo ou outros problemas que poderiam ser sanados   na hora da atribuição. Portanto, procure se informar para não ter problemas posteriores.
Maiores informações acesse nosso site: www.apeoespsbc.com.br.

Atenção: Liminar Conquistada pela APEOESP Garante Direito de Escolha do Professor na Atribuição.
Ação movida pelo Sindicato levou a justiça a assegurar o direito de escolha do professor no processo de atribuição de aulas deste ano. Este sempre foi um dos maiores problemas da nossa categoria que ao longo de vários anos ficou submetida a imposição da SEE, através das resoluções de atribuição como ocorreu este ano com a Resolução SEE 75, artigo Artigo 2º - “Compete ao Diretor de Escola a atribuição de classes e aulas aos docentes da unidade escolar, procurando garantir as melhores condições para a viabilização da proposta pedagógica da escola, compatibilizando, sempre que possível, as cargas horárias das classes e das aulas com as jornadas de trabalho e as opções dos docentes, observando o campo de atuação, seguindo a ordem de classificação”. Com a liminar o professor vai poder usufruir do seu direito de classificação conforme determinou o juiz: “
“(1) Os docentes da Rede Estadual de Ensino, os titulares de cargo, os ocupantes de funções atividades e os contra­tados pela Lei Complementar 1093/09 tenham assegurado o direito de escolherem as classes ou aulas de acordo com a classificação no processo de atribuição de classes ou aulas previsto nos arts. 4.º a 6.º da Resolução SE n. 75/13;
(2) as autoridades impetradas tomem providências necessárias junto às escolas estaduais e diretorias regionais de ensino para assegurar o cumprimento do direito de escolha dos professores às classes e aulas que pretendem lecionar, de acordo com a classificação no processo de atribuição de classes e aulas.
Fica fixado o prazo de 10 (dez) dias para cumprimento das obrigações, sob pena de multa diária que fixo em R$ 20.000,00 (vinte mil reais), reversível em favor dos pro­fessores que comprovarem ter sido prejudicados”.

Com a decisão já conseguimos reverter vários casos de atribuição feita de forma aleatória por perfil. Lutar vale a pena e garante conquistas!
CALENDÁRIO 2014
Sobre o calendário salientamos que somos veementemente contrários trabalhar aos sábados, que a DE deve exigir das direções de escola o cumprimento do que determina a legislação sobre a realização de eleições diretas para os Conselhos de Escola e os Grêmios Estudantis e que cumpram a Lei Federal que tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, nos estabelecimentos de ensino públicos e privados.

OPOSIÇÃO UNIFICADA DOS PROFESSORES (AS)  DE SÃO BERNARDO E  SÃO CAETANO
ALDO SANTOS, PAULO NEVES, GERSON GIACOMINI, NAYARA NAVARRO, VALDENIR ABEL, CONCEIÇÃO, SONIA BUNDSCHUH, VERALÚCIA DE LIMA, MARGARETE ELOY, DIÓGENES FREITAS, FERNANDO DOUVERNY. CÉLIA LADEIA, LOURDES, NILZETE, MARIA JOSÉ, ROGÉLIO, ALDO JUNIOR, VANDERLEY MARQUES, VICENTE, DILVANIR, MILTON, MARINA, JÚLIO, EDIVALDO, NILTON, RAFAEL, CIDO, ROSA NOBUKO, CARLOS EDUARDO, Allan

 



ATUAÇÃO E SUGESTÕES PARTIDÁRIAS.

Planejamento partidário para 2014.
É urgente a realização de uma plenária com os militantes e instâncias instituídas interessadas em debater o processo eleitoral 2014, haja vista que o quadro eleitoral está definido do ponto de vista da frente de esquerda e do próprio Psol.
O PSTU vai manter a candidatura do companheiro José Maria, por caracterizar que a esquerda unida não terá condições de vazar o processo e as barreiras econômicas em curso onde a polarização PT,PSDB e PSB vão definir em princípio o processo eleitoral, restando ao mesmo, sua auto organização.
Em relação ao PCB, o professor Mauro Iazi, também já foi proclamado candidato a presidência pelo partido, esgotando assim qualquer possibilidade de composição. Com esses posicionamentos avança a desagregação ainda mais da esquerda consequente no brasil. Pretendem ainda com a candidatura dar mais visibilidade ao Partido que procura se organizar em nível de Brasil.
No Psol, as deliberações do 4° Congresso Nacional do Partido sacramentou a candidatura de Randolfe a presidência da república, e, portanto, cabe a gora organizar um programa consequente que avance no processo de luta e de interlocução com a classe trabalhadora.
Numa política de composição interna, os acordos indicam para vice a ex-deputada Luciana Genro, o que impossibilita abrir o dialogo para com os demais partidos do ponto de vista de eventual composição numa possível política de frente partidária no País.
Em minha opinião, existe um erro nos três legendas, uma vez que analisam o processo eleitoral com os óculos do momento, sem levar em conta as possibilidades da retomada das lutas em 2014 como aconteceu a partir de junho de 2013. Com a retomada da classe as ruas, a esquerda poderia se apresentar unida como porta voz desse imenso contingente de trabalhadores em nível nacional, dentro da estações militantes internacional. O segundo erro é que a divisão da esquerda em vários seguimentos partidários e sindicais fragiliza a disputa eleitoral, bem como a disputa sindical , dificultando e diluindo o potencial representado pela sinergia do conjunto das forças unificadas, ao mesmo tempo em que deseduca os trabalhadores e a juventude sobre a necessidade de sempre buscar a unificação de classe, uma vez que a burguesia age unida e organizada contra os famélicos do mundo.
No tocante a estratégia da TLS, devemos continuar defendendo a unidade da classe, tanto do ponto de vista sindical e partidário em base programática, para combater in loco o balcão de negócio representado pelo poder econômico que alimentam os valeriodutos das candidaturas do PT, do PSDB e do PSB no brasil.
Nesse sentido, o partido poderia ficar aberto a vice presidência para tentar dialogar como os demais partidos numa perspectiva de manter a frente de esquerda de fato e em condições de colaboração mútua e não através de práticas de adesismos dessa ou outra agremiação partidária.
Essa política de aliança deveria se repetir no tocante aos governos de estado e nas disputas ao senado pelo brasil.
A TLS deveria lançar candidaturas com viabilidade eleitoral combinando as possibilidades a saber:
a) Ter um bom desempenho no processo de disputa majoritária e proporcional, com chances concretas de vitórias em alguns lugares, precisando para isso investimento no capital humano, muita organização e organicidade para viabilizar tal projeto.
b) Mesmo que determinadas candidaturas não tenha viabilidade eleitoral nessa eleição em curso, potencializaria e projetaria de imediato candidaturas viáveis para a disputa ao executivo e legislativo municipal em 2016.
c) Combinar com as duas propostas anteriores a possibilidade de composição com mandatos atuais ou em condições de viabilidade de fato, para possibilitar a segunda opção acima descrita.
d) Todas as teses acima só teria sentido se apontasse para um planejamento de crescimento da representação da corrente no estado e no país, com um projeto que tenha inicio, meio e resultado crescente, uma vez que a disputa no partido a cada dia que passa vai ficar mais definida e delimitada do ponto de vista de viabilidade, da atuação e vivência interna.
Nesse sentido, deveríamos atacar na formação política dos quadros políticos eleitorais, viabilizar campanha financeira para dar condições efetiva para a disputa, instituir ferramentas para dar visibilidade ao projeto aprovado e centralizar nossa intervenção nos grandes centros urbanos e nas grandes cidades, sem prejuízo as demais cidades que estão fora desse raio de prioridade.
Precisamos aumentar potencial orgânico por dentro do partido com autonomia e prioridade explicita do nosso crescimento, onde as relações internas deveriam ser flexibilizadas, distensionadas e operadas com inteligência e prioridades orgânicas, focadas no fortalecimento da corrente, na expansão da mesma, na centralização burocrática com controle próprio dos nossos militantes e filiados com potencial , a curto, médio e longo prazo.
Temos observado que por décadas estamos lutando pelo socialismo, todavia não basta a vontade pessoal para que essa estratégia se concretize. Nesse sentido é fundamental fazer eventuais e pontuais composições com objetivos traçados e que assegure resultados efetivos a nosso crescimento e potencialmente a nossa organicidade.
As nossas relações não podem continuar sendo pautada por relações apenas pessoais, sem a implantação de instâncias efetivas que privilegie a organização partidária em detrimento de projetos limitados.
Resoluções aprovadas no nosso último congresso afirmaram que é fundamental nossa organização não só em nível nacional , mais também em nível internacional.

Pensar, agir, organizar e transformar é preciso!

Aldo Santos
Contribuição ao debate.


05/01/2014

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ESFRIOU OU ESFRIARAM A DENÚNCIA DE RACISMO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ?


ESFRIOU OU ESFRIARAM A DENÚNCIA DE RACISMO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ?

            Conforme constatamos na ata da reunião realizada no gabinete da presidência da câmara municipal de Santo André no dia  10 de dezembro de 2013, o presidente da câmara  vereador  Donizete Pereira, por solicitação dos presentes à reunião, agendou para o dia 11 de fevereiro de 2014 às 10 horas uma nova reunião para dar retorno   sobre os  pontos de pauta  aprovados em comum acordo.
Estranhamente, no dia  11/02/2014 comparecemos   conforme agendado e nenhum vereador estava  presente a reunião, assim como a grande maioria dos membros da reunião passada .
Apenas dois membros do movimento negro, dois assessores e  a diretora legislativa, Márcia Nonato, estavam presentes. Mesmo com pouca presença,  conversamos sobre   os encaminhamentos da reunião passada.
Lamentamos a ausência de todos e todas, mas mesmo assim solicitamos da diretora  esclarecimentos sobre o caso que envolve uma assessora do gabinete do vereador Araújo do PMDB .A mesma informou que   foi constituída uma comissão de sindicância, conforme publicação dos atos do legislativo no jornal  Diário do  Grande ABC(11/02/2014).
 Nos extratos de portarias está publicado: “DESIGNA as servidoras BIANCA MELISSA MORENO RIBEIRO, GIULIANA MAZZUCATTO E MÁRCIA GABRIELA TAVARES PETRI para, sob a presidência da primeira, comporem a COMISSÃO DE SINDICÂNCIA a fim de apurar eventual ocorrência de injúria racial contra a servidora Nádia Silva Caldeira - Proc. CM n°3.611/2013”. Essa sindicância terá o prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada  por mais trinta dias.
Em virtude da grande ausência, os demais pontos dependem de decisão política, e,   portanto, da presença dos políticos, pelo menos os  da primeira reunião.
Solicitamos ainda o inteiro teor  das notas taquigráficas da reunião de dezembro 2013, bem como procuramos o gabinete  da presidência para solicitarmos  o reagendamento de uma nova  reunião  para os esclarecimentos pendentes e pertinentes.
Ao sairmos da câmara rumo ao estacionamento do paço municipal, nos deparamos com uma grande estátua de João Ramalho que no período da sangrenta colonização foi um exímio traficante de índios e hoje é um símbolo vivo  da cultura  e dos poderes  dominantes constituídos. Percebemos então que a matança na colonização, o tráfico de índios, o tráfico negreiro, a lucrativa escravidão e o preconceito racial nos dias atuais expressam simbolicamente e na prática os ideais e compromissos  dos senhores da Casa Grande.
A reflexão sobre esse episódio permite tirarmos lições sobre o racismo ainda impregnado na sociedade atual, a embrionária e amordaçada organização do movimento social e do movimento  negro, além da complacência das autoridades diante de manifestação abjeta de prática de racismo numa instituição denominada “Casa do Povo”.É PRECISO ORGANIZAR E RESISTIR  PARA TRANSFORMAR!!!

ALDO SANTOS- EX-VEREADOR EM SBCAMPO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, COORDENADOR DA APEOESP-SBC, MEMBRO DO ESPAÇO CULTURAL LUIZA MAHIN, PRESIDENTE DO PSOL EM SBCAMPO.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

MAIS UMA VÍTIMA DA LUTA CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM NO RIO DE JANEIRO

MAIS UMA VÍTIMA  DA LUTA CONTRA O   AUMENTO DA PASSAGEM NO RIO DE JANEIRO

O Brasil não é mais o mesmo depois das revoltas populares de junho de 2013. O País está mergulhado numa profunda crise econômica e política que por mais repressão ou criminalização ao movimento, a juventude não se cala e os enfrentamento continuarão   causando vítimas  e tragédias  como expressão da tragédia social que ha séculos  escraviza nosso  povo.
Os movimentos organizados resistem e a população não suporta mais aumentos abusivos dos preços das passagens como vem ocorrendo no Rio de janeiro e em outras cidades brasileiras. A tendência é o recrudescimento da população que diante de uma violência social descabida, onde se prioriza a construção de obras faraônicas em detrimento de direitos básicos como saúde, educação, tarifa zero e habitação, não têm alternativa senão a luta concreta contra esse estado de sofrimento.
É nesse contexto que acontece a morte, do cinegrafista Santiago Andrade, que aos 49 anos tomba em trabalho, vitima dessa “guerrilha social urbana”.
Enquanto os governantes tratarem os movimentos sociais como caso policial os confrontos continuarão, pois o Estado com seus aparatos de guerra não vão abafar ou conter o sofrimento da classe trabalhadora que se expressa nos enfrentamentos  e resistências cotidianas.
Essa morte no Rio de Janeiro aconteceu por conta das políticas desastrosas do Governo Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, só conseguem  sobreviver graças ao Tirânico  estado repressivo  da truculenta  policia militar  .
 Além da criminalização do movimento social a mídia política da classe dominante tenta criminalizar o deputado do Psol do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, que mais uma vez vem sendo vítima dos mesmos interlocutores que ele bravamente combateu e condenou na CPI da milícia popular do Rio de Janeiro.
As bandeiras sociais continuam empunhadas em defesa da tarifa zero, dinheiro público para  escola e saúde pública, por reforma agrária e urbana já, onde possamos viver numa sociedade  justa e igualitária,combatendo o capitalismo, construindo uma nova sociedade Socialista.

Debater e combater é preciso!


Aldo Santos- Coordenador do sindicato dos professores, apeoesp –sbcampo,Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos  do Estado de São Paulo, Militante do Psol.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Existe de fato um pensamento brasileiro?

Dia  15 de fevereiro de 2014 a partir das 15 horas na  Avenida Prestes Maia,233, centro-sbcampo.
Existe de fato um pensamento brasileiro?
Um pensamento crítico original produzido na terra dos Tupinambás? Ou dos negros provenientes dos países africanos? Com o intuito de trabalhar no resgate de uma filosofia essencialmente brasileira, nos paradigmas da filosofia da libertação, venho por meio deste evento propor a criação de um grupo de estudo. Trabalhar na perspectiva de uma filosofia que permeie estes mais de 5 séculos de história e que disponha em evidência a obra de intelectuais que contribuíram para a construção de um pensamento e de uma filosofia eminentemente brasileira, seja no âmbito metafísico, ético, epistemológico, político, econômico bem como em diversas áreas do conhecimento humano. Salientar a contribuição do pensamento religioso, como do Frei Vicente do Salvador, dos pensadores jesuítas como José de Anchieta e Padre Antônio Vieira. Intelectuais ao longo dos períodos históricos como Matias Aires, Azevedo Coutinho, Tobias Barreto, Silvio Romero, Manoel Bomfim, Farias Brito, Plínio Salgado, Caio Prado Junior, Anísio Teixeira, Marilena Chauí, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Miguel Reali, Olavo de Carvalho, Mário Sérgio Cortella entre outros diversos nomes. (Professor Wellington Cruz)
Complemento
Olá Aldo Santos, para ter uma dimensão deste projeto convido a pesquisa rapidamente a obra destes intelectuais: Manoel Quirino, Nina Rodrigues, Artur Ramos (obra vasta), Luís Viana Filho (vasta obra), Edison Carneiro (ótimo), Anísio Teixeira, Pedro Calman (vasta obra), Tales de Azevedo, Waldeloir Rego (sobre a capoeira), Afrânio.Coutinho (Com destaque para duas obras: A Filosofia de Machado de Assis e O Processo de Descolonização Literária), Roger Bastide, Pierre Verger e Milton Santos. (Prof.Wellington Cruz)
Pessoal, um pequeno esclarecimento: A exposição no dia 15 será dividida
em dois momentos. O intuito do primeiro é fazer uma panorâmica sobre o papel da filosofia no processo histórico

brasileiro, destacando desta forma a contribuição das diversas correntes filosóficas, seja no seus aspectos positivos bem como nos aspectos negativos. Para que desta forma possamos vislumbrar a chave de leitura da atual conjuntura do país por meio de uma análise das linhas ideológicas - das quais a filosofia é a principal provedora - que perpassam por estes mais de cinco séculos, proporcionando uma melhor elucidação do pensamento brasileiro. E por fim, no segundo momento fomentar o resgate da filosofia brasileira através da sugestão de um método considerando as particularidades do país. Este é o escopo da exposição...   (Professor Wellington Cruz)

CONHEÇA OS MEMBROS DO DIRETÓRIO E DA EXECUTIVA DO PSOL DE SBCAMPO

DIRETÓRIO DO PSOL DE SÃO BERNARDO FAZ REUNIÃO E DEFINE  A EXECUTIVA.

diretório municipal do Psol de São Bernardo do Campo reuniu-se   no dia 01/02/2014 e deliberou sobre  os seguintes pontos de pauta:
1-Informes
2-Analise de conjuntura
3-Composição da executiva
4-Plano de ação
5- Calendário de reuniões.
1.1 Foi dado informe do debate que está sendo promovido pela aproffesp regional  no dia 15 de fevereiro de 2014, as 15 horas sobre o resgate da Filosofia brasileira, na perspectiva da Filosofia da Libertação. Será apresentado resumo pelo Professor Wellington
1.2- No dia 9 de Fevereiro haverá a segunda reunião do Movimento sem casa que teve inicio numa reunião no Jardim Jussara no Riacho Grande. A reunião ficou de ser realizada  no dia 9 a partir das 15 hora em local a ser definido.
1.3- No dia 22 de março haverá a plenária regional da Intersindical na subsede da apeoesp em sbcampo, para debater e fazer a indicação de delegados (as)  para o congresso de fundação da Intersindical que será realizado nos dias 27 a 289 de março de 2014,  na capital de são Paulo.
1.4 Foi também informado sobre reunião de representantes da apeoesp com mães da Escola municipal Salvador Gori com o promotor da Infância  Dr. Jairo, que agendou visita a escola no dia 6 de fevereiro de 2014 as 10 horas, juntamente com o conselho tutelar.
1.5 Outro relato foi sobre problemas de falta de professores  nas escolas estaduais que  estão dificultando o inicio do ano letivo.
2.1 - Análise de conjuntura.
Mesmo com um governo inflado pelo poder econômico federal a administração do PT em SBCampo vem praticando alguns  atos que depõe contra o meio ambiente como a destruição das arvores no paço municipal além de outros percalços na educação que  vem dirigindo contra a vontade popular dos educadores.A forma de reagir a essa política do governo Marinho é a união e organização dos  filiados ao Psol, com  a capilaridade dos núcleos, fazendo oposição efetiva  a essa  autoritária gestão.
3.1  Composição da executiva.
Após debate dentre os membros do diretório presente a reunião a executiva do partido ficou representada da seguinte forma:
Presidente: Aldo Santos
Vice: Felipe Borges;
Secretária: Nayara Navarro;
Tesoureira: Soninha;
Propaganda e comunicação: Murilo Borges;
Organizativo: Wanda.
Organização dos movimentos sociais:
Além da executiva foi constituída algumas comissões de trabalhos,  Coordenados pelos (as ) representantes da executiva.

Composição do Diretório

Aldo Santos, Felipe Borges, Nayara, Soninha, Murilo Borges, Wanda, Lourdes, Diógenes, Vicente, Ditinho, Recife, Cristiane Gandolfi, Hugo Allan, Maria Irene. Suplentes: Cida Santos, Juju, Simone  e Walter Hermógenes.  (faltam dois nomes da US)   

4.1-Plano de ação
Em relação ao plano de ação, debateu-se sobre o ano em curso e o processo eleitoral também em curso. Nesse sentido, foi aprovado que o diretório vai realizar no dia 22 de fevereiro de 2014 às 17 horas  uma plenária com os pré candidatos   a deputado Estadual ou  Federal, com seus respectivos grupos de apoio e os filiados do partido.Esclarecemos ainda que   a definição  sobre os eventuais nomes  serão encaminhados pelo partido, porém,  é da competência da direção estadual a definição final sobre  as candidaturas majoritárias e proporcionais.
Pauta:
1-    Analise da conjuntura eleitoral 2014,
2- Indicação pelo diretório de pré-candidatos e a organização dos núcleos na cidade.
5.5  Calendário das  reuniões do Diretório .
Após debate e entendimentos internos, as reuniões do diretório serão no primeiro sábado de cada mês, sempre às 17 horas em local previamente definido pela executiva.
Atenciosamente,
Secretaria dos trabalhos.


DIRETORIA ESTADUAL DA APROFFESP

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DA APROFFESP

DIA 08/02/2014, DAS 8:30 ÀS 13 HORAS.

Pauta:
1-INFORMES GERAIS E ESPECÍFICOS;
2-APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DAS RESPECTIVAS PASTAS;
3-PLANEJAMENTO 2014;
4-CALENDÁRIO 2014.
5- REVISTA
6- FINANÇAS.

Atenção professores de Filosofia e de Sociologia, compareçam a esse debate.

A partir das 11 horas do dia 8, no mesmo local vamos debater e nos posicionarmos sobre o projeto que tramita no congresso “contra a obrigatoriedade da Filosofia e da Sociologia no ensino médio brasileiro”.

Local,Rua Gravi, n° 60, Praça da Arvore – Capital

DIRETORIA ESTADUAL DA APROFFESP
Presidente: Aldo Josias dos Santos - São Bernardo do Campo
Vice-Presidente: Francisco Gretter – Lapa
Tesoureiro: Anízio Batista de Oliveira-Centro sul
Primeiro tesoureiro: Francisco Venâncio Feitosa-Taboão da Serra
Secretário: José de Jesus Costa - Osasco
Primeiro secretário: Marcos Silva - Santo André
Diretor de Comunicação e Propaganda: José Carlos Carneiro dos Santos- SBcampo
Diretor Adjunto de Comunicação e Propaganda: André Sapanos- Mauá
Diretor de Políticas Pedagógicas: Ivo Lima dos Santos - Zona Norte
Diretor Adjunto de Políticas Pedagógicas: Aldo Xavier Monteiro-Taboão da Serra
Diretor de Relações Institucionais: Rita Diniz - Salto
Diretor Adjunto de relações Institucionais: Eduardo de Carvalho-Osasco
Diretor de Relações Sociais e Movimentos Sindicais: Nayara Navarro- SBCampo
Diretor Adjunto de Relações Sociais e Movimentos Sindicais: Cícero Rodrigues- Zona Sul
Diretor Organizativo da Capital: Alba Valéria - Itaquera
Diretor Adjunto Organizativo da Capital: Rubens Roque e Souza - Zona Sul
Diretor Organizativo da Grande São Paulo: Gilmar Soares- Santo André
Diretor Adjunto Organizativo da Grande São Paulo: Antonio Élson Oliveira- Guarulhos
Diretor Adjunto Organizativo da Grande São Paulo: Valmir João Schmitt-Osasco
Diretor Organizativo do Interior: Ademir Alves de Lima, (Vale do Paraíba)
Diretor Adjunto Organizativo do Interior: Gabriel Bistafa (Sorocaba e região)
Diretor Adjunto Organizativo do Interior: Maria Lucia B.V. de Brito (Região Metropolitana de Campinas)
Diretor Adjunto Organizativo do Interior: Antonio Fernando Capellari, Jaú.
Diretor de relações Acadêmicas: Hugo Allan, Professor da rede Estadual e da Universidade Metodista.

DIRETORIA DE BASE DA APROFFESP

Yoshinori Miura - Vale do Ribeira
Wilson Cristovan- Presidente Prudente
Fernando Henrique de Paula- Ourinhos
Marcelle Pereira Bernardo- Guarulhos
Creuza lima da Silva- Taboão, Itapecerica e Embu
Miguel Moreira da Silva – Osasco
Alexandra Sousa Barros- Diadema
André Aparecido da Silva Barbosa- Avaré
Adilson Nogueira Soares- Ipiranga
Aline Rodrigues Teixeira- Campinas
Hécio Peres Filho- Região Leste 4
Wellington Cruz- São Bernardo do Campo
Victor Henrique Neri da Mata- Lapa-
Adeval Santos-Zona Norte da Capital
Adriano Soares da Silva- Sumaré/Hortolândia
Amauriso Umbelino da Silva – Itapevi
Carlete Diana Nery de Oliveira Lanza- Salto e Região
Luis Carlos Antoniazzi – Jaù
Vanderlei Nunes Junior- Mogi Mirim
Marcos Rogério Muniz- Penápolis
Osmar Francisco de Almeida- Itaquera
Fernando F. de Oliveira- Santo André
Elton Silva Santana-Itaquaquecetuba
Sandra Braga Freire- Carapicuiba
Simone Suelene- Taubaté
Humberto Almeida Pereira-Caragatatuba
Edson Genaro Maciel-Araçatuba
Álvaro Augusto dias Junior- Mogi das Cruzes
Fábia Cristina Hildebrand Pastori- Pirassununga
Jorge Julio Ide- Zona Sul
QUALQUER DÚVIDA: 982505385 TIM

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO


CIRCULAR DA APROFFESP – 14/12/2013

No dia 14 de dezembro de 2013, na “Casa da Solidariedade”, situada à Rua Gravi, 60, bairro da Saúde, a partir das 9 horas e 30 minutos, vários membros da Diretoria da APROFFESP se reuniram para tratar de assuntos de interesse da entidade, conforme comunicado e pauta enviados anteriormente pelo presidente, Aldo Santos.
A pauta discutida foi a seguinte:
1) Informes gerais e específicos;
2) Proposta de funcionamento das pastas da Diretoria Executiva da APROFFESP;
3) Conclusão da Diretoria de Base (membros eleitos em cada região na eleição do dia 24-10-2013);
4) Revista “FILOSOFIAemtransformAÇÃO” n°02 e comunicação;
5) Planejamento para 2014, incluindo calendário das reuniões.

A reunião foi iniciada às 09 horas e 30 minutos, coordenada pelo presidente, Aldo Santos, secretariada pelo vice-presidente Chico Gretter. A pauta foi apresentada e aprovada pelos demais presentes: Anízio Batista (Tesoureiro), Feitosa (Primeiro Tesoureiro), José Carlos (Diretor de Comunicação e Propaganda), Ivo Santos (Diretor de Políticas Pedagógicas) e Antônio F. Capellari (Diretor Adjunto Organizativo do Interior). Esteve presente também o colaborador Edgar Beltrann, da região Oeste-Lapa.

INFORMES GERAIS:
- Primeiramente, o professor Capellari falou sobre a organização da regional de Jaú, SP, e das relações entre a APROFFESP e a subsede local da APEOESP, que são boas;
- O professor José Carlos informou que o “site” da APROFFESP – www.aproffesp.pro.br está recebendo uma significativa quantidade de acessos. Por exemplo, ao postar um comunicado dias atrás, em apenas doze horas houve mais de 6.000 acessos, o que demonstra a ampliação de nossa entidade entre os professores e demais usuários!


ASSUNTOS DISCUTIDOS E DECISÕES TOMADAS:
1.1. O professor Aldo Santos falou sobre o Congresso Estadual da APEOESP, do qual participou como delegado. Narrou os problemas havidos entre a oposição e o grupo que domina o sindicato, a Articulação, que culminou no abandono do plenário pela oposição (exceto do PCO). Os vários grupos de oposição constituíram uma comissão de negociação junto à Diretoria da APEOESP para se tentar uma solução para o impasse. Os membros presentes da APROFFESP consideram muito importante que os grupos de oposição se unam em torno de um eixo programático comum para disputar as eleições que ocorrerão na APEOESP no ano que vem!
1.2. Foi mencionada a realização do Congresso Nacional da CNTE, em Brasília, entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2014, durante o qual consideramos importante chamar uma Plenária da APROFFIB. Iremos solicitar junto à CNTE que a APROFFESP e a APROFFIB participem com delegados nos Congressos dessa entidade. Iremos elaborar também um Boletim para ser distribuído durante o Congresso.
1.3. Informou-se que o Secretário Adjunto da SE, João Palma Filho, afastou-se do Cargo que ocupava por causa de divergências no interior da Comissão Paritária da qual participam a Secretaria da Educação, a APEOESP... tendo o mesmo tomado uma posição que desagradou as orientações da própria SE. Lamentando sua saída, já que ele demonstrou nestes últimos três anos boa vontade e atitude colaborativa para com a APROFFESP, concedendo-nos, entre outras coisas, o abono de ponto para os nossos Encontros Regionais. Esperamos que o secretário Hermann dê continuidade as tratativas de interesse da categoria e em particular das solicitações da diretoria da Aproffesp, conforme ofício encaminhado a nossa entidade.
1.4. Sobre a eleição da APEOESP em 2014, reitera-se a necessidade de união dos grupos de oposição em torno de pontos programáticos comuns, o que nós da APROFFESP defendemos contra o divisionismo que enfraquece a nossa categoria e a nossa organização;
1.5. Houve o informe da realização do Congresso de Fundação da Central Intersindical dos Trabalhadores, que acontecerá em março de 2014. Depois de várias opiniões apresentadas e discutidas sobre a forma de participação da APROFFESP no mesmo, houve consenso no sentido de que enviemos para este Congresso, delegados para participarem do mesmo com direito à voz e a voto, levando as posições e reivindicações aprovadas pela APROFFESP.
1.6. Um ano após a realização do primeiro Encontro Estadual de Professores de Filosofia, em dezembro de 2012, na Assembleia Legislativa: optamos pela publicação de um livro com as anotações feitas de todas as palestras e falas havidas durante o Congresso, e que nos foram disponibilizadas pelo gabinete do Deputado Estadual, Carlos Giannazi. Criaremos um grupo executivo para realizar tal tarefa!

2.1. Fazer uma retrospectiva da ação da APROFFESP em 2013, com o levantamento das reuniões e ações realizadas e as perspectivas para 2014...
2.2. Vimos a necessidade de agilizar da parte burocrática até início de fevereiro do ano que vem: o Presidente, Aldo Santos, irá reunir-se com o Secretário José Jesus na próxima semana para encaminhar o registro das mudanças Estatutarias da entidade, providenciar a abertura de conta bancária, entre outras pendências. Precisamos determinar o mais rápido possível a forma de contribuição (R$10,00 mensais votados no I Encontro...) de nossos filiados para que possamos ter meios de desenvolver o nosso trabalho com mais competência, dispondo de recursos, do aluguel de uma sede, etc.);
2.3. Fazer levantamento financeiro para acerto de contas com os que levaram exemplares da revista n°01 para vender e ainda não acertaram as contas. Decidiu-se publicar a revista FILOSOFIA N°01 em nosso site, disponibilizando-a em PDF para que seja facilitada a sua divulgação.
2.4. Vamos também distribuí-la durante o Congresso da CNTE a troco de alguma contribuição voluntária. Consideramos que a distribuição gratuita não valoriza o nosso trabalho. Há, segundo Aldo, mais ou menos uns 300 exemplares de sobra;
2.5. O Secretário de Comunicação e Propaganda, José Carlos, irá dinamizar a comunicação entre os blogs das regionais no Estado e o site da APROFFESP, conectando os diversos conteúdos, informações e interfaces...
2.6. Iremos solicitar reunião com o Secretário da Educação (final de janeiro/2014...) para apresentar o calendário de nossas reuniões durante o ano, solicitar o abono de ponto, bem como a data do 2° Encontro Estadual da APROFFESP, com professores de Filosofia, para o final de 2014, além de reiterar a solicitação de liberação de diretores para a construção e otimização de nossa organização em todo o Estado. Reivindicaremos também o direito da APROFFESP participar das reuniões decisórias referentes à categoria no Estado de São Paulo, para que possamos defender efetivamente os interesses dos professores de Filosofia!
2.7. Providenciaremos o aluguel da sede social da APROFFESP, que pode ser uma sala no centro da capital. Mas enquanto não temos regularizada a forma de contribuição de nossos membros, poderíamos solicitar contribuição de algum sindicato que tem simpatia para com a nossa organização, lembrou Anízio Batista;
2.8. Ampliar a luta pelo ensino da Filosofia na educação básica nas escolas públicas e particulares de nosso Estado, divulgando as escolas e município onde ela já é ensinada para que somemos esforços e conquistas;
- Sugeriu-se que a APROFFESP faça um senso de todos os professores de Filosofia das redes pública e privada.
2.9. Solicitar reunião com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para entrega do abaixo-assinado pela implantação da Filosofia no Ensino Fundamental, bem como reiterar junto ao Deputado Carlos Giannazi o uso da tribuna e da TV Assembleia para divulgação de nossa luta no Estado e no Brasil;
3.1. Publicar a Diretoria de Base até o dia 17/12/2013, juntamente com a Diretoria Executiva visando o fortalecimento de nossa entidade em todas as regiões do Estado;
- Deu-se ao presidente, Aldo Santos, autonomia e competência para que substitua o Diretor Adjunto de Comunicação e Propaganda, Alex Rogério Carleto, que solicitou afastamento devido ao fato de ter recebido uma bolsa da CAPES, o que o impossibilita juridicamente de fazer parte da diretoria de qualquer entidade.
3.2. O Secretário de Políticas Pedagógicas, Ivo Lima, ficou responsável por organizar um caderno informativo sobre o funcionamento da APROFFESP, seus órgãos, instâncias e competências de cada um...
4.1. Decidiu-se publicar a revista “FILOSOFIAemtransformAÇÃO” N°02 o mais rápido possível. O Prof. Chico Gretter irá providenciar o envio imediato dos artigos já revisados por ele e pelo Alex para o Secretário José Carlos, que irá proceder à diagramação, arte, etc. O filho do professor Chico, Vinicius Langer, irá colaborar gratuitamente para a edição da revista N°02.
4.2. Centralizar no site da APROFFESP todos os documentos e memória da entidade, que hoje se encontram espalhados nos blogs e arquivos particulares dos membros da Diretoria e fazer o levantamento dos documentos que tratam da existência concreta dos encontros e atividades realizadas até os dias atuais...
4.3. Constituir uma Comissão para sistematizar os documentos produzidos até o momento com o objetivo de iniciar a elaboração de uma Proposta Curricular de Filosofia como alternativa real à proposta do governo do Estado. Neste sentido, poderíamos contar com a colaboração do Professor Antônio Joaquim Severino e de seu grupo de estudo que funciona na pós-graduação da UNINOVE, do qual Aldo Santos e outros membros da Diretoria se prontificaram em participar às quintas-feiras à tarde. Também iremos contatar o Departamento de Filosofia da UFABC e outros que surgirem como possibilidade de aumentar a nossa capacidade de intervenção pedagógica e política.
5.1. Devemos fazer levantamento do calendário do Estado e da APEOESP para apresentar um calendário nosso no intuito de realizarmos PLENÁRIAS regionais com professores de Filosofia e interessados em discutir educação;
5.2. Decidimos manter as nossas reuniões ordinárias mensais no segundo sábado de cada mês, das 09 às 14 horas em local a ser definido, enquanto não tivermos a nossa sede;
5.3. Dar assistência às reuniões das Coordenações Regionais da APROFFESP no terceiro sábado de cada mês para dar vida às regionais e para que tenhamos já um espaço/costume (ethos) para podermos continuar a nossa luta e organização em todo o Estado!
5.4. Ficou decidido que os membros da Diretoria Executiva apresentem na próxima reunião ordinária da APROFFESP seus planos de trabalho para o ano de 2014, os quais devem responder às necessidades reais de sua região e dos professores de Filosofia. Esses planos devem ser apresentados por escrito!
5.5. Ficou decidido que nossa próxima reunião ordinária, a primeira de 2014, será no dia 08-02-14, das 9 às 17 horas, em local a ser determinado pela Diretoria.
Estas foram as decisões tomadas em nossa reunião ordinária e que esperamos que ajude a melhorar a nossa organização e otimizar a nossa luta pela melhoria do ensino de Filosofia em nosso Estado e das condições de trabalho dos professores de Filosofia.
São Paulo, 14 de dezembro de 2013.
Secretaria dos trabalhos, Chico Gretter ,Vice-presidente .
Data de publicação: 24 December 2013
Postado por: Aldo santos
professor, São Bernardo do Campo
professoraldosantos