sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Luiz Marinho diz 'não' a Haddad e mantém Cleuza

Luiz Marinho diz 'não' a Haddad e mantém Cleuza

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
29/11/2012 às 7:21
Convidada pelo prefeito eleito da Capital, Fernando Haddad (PT), para integrar sua equipe de governo, a secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho, continuará atuando na cidade no segundo mandato do prefeito Luiz Marinho (PT).
Marinho decidiu manter Cleuza apesar do histórico de problemas envolvendo a atuação dela na Pasta. "O Haddad se precipitou ao convidá-la sem falar comigo. Conversei com ele ontem (terça-feira). Ela não está liberada e continua no governo", argumentou o petista.
Cleuza foi convidada por Haddad no começo do mês. A informação recaiu negativamente nas cidades envolvidas. O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de São Bernardo e Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) publicaram na internet manifestações de repúdio à secretária.
A repercussão desfavorável pode ter pesado para o ex-ministro da Educação desistir de contar com a secretária em sua equipe de governo. O Sindserv chegou a lançar a campanha ‘Fora Cleuza', alegando insatisfação com a política de ensino adotada por ela. Em nota, a sub-sede da Apeoesp de São Bernardo declarou que a sua saída traria alívio para os professores da cidade, mas era preocupante para os rumos da Educação na Capital.
Para o prefeito, a relação de Cleuza com o professorado não mudará com sua permanência. "Existe uma minoria que faz guerrilha na Educação. Não faz oposição à Cleuza, mas a mim."
No governo Marinho desde 2009, a trajetória de Cleuza Repulho na vida pública é marcada por problemas com a Justiça. Em 2011, a Promotoria da Cidadania de São Bernardo abriu sindicância para investigar convênio firmado entre a Secretaria de Educação e o Instituto Paradigma, no valor de R$ 3,2 milhões. O MP abriu inquérito para apurar denúncia de que as metas e os objetivos do contrato são subjetivos.
Sua passagem pela Pasta em Santo André, de 2005 a 2008, na gestão do ex-prefeito João Avamileno (PT) também foi polêmica. Está arrolada em investigação do MP sobre suposto desvio de R$ 49 milhões, envolvendo serviços de ONG cujos serviços não teriam sido prestados. Cleuza nega as acusações.

REJEIÇÃO
A manutenção de Cleuza Repulho no comando da Educação de São Bernardo não foi bem digerida entre as entidades que representam os professores.
O presidente do Sinderv, Giovani Chagas, evitou comentar se a categoria ficou insatisfeira com a notícia. "No dia 30 (amanhã) faremos uma marcha em defesa da Educação. A adesão ao movimento mostrará quem está satisfeito ou não com a continuidade da secretária no governo", sustentou Chagas.
Diretor da sub-sede local da Apeoesp, Aldo Santos considerou que ao manter Cleuza na Pasta, Marinho começará mal o segundo mandato a partir de 2013. "Ela não tem sensibilidade para tratar da Educação".

domingo, 25 de novembro de 2012

“Tinha que ser preto mesmo!” e a nossa ignorância diária

“Tinha que ser preto mesmo!” e a nossa ignorância diária
 

Tinha que ser preto mesmo! Preto quando não faz na entrada faz na saída. Sabe quando preto toma laranjada? Quando rola briga na feira. Amor, fecha rápido o vidro que tá vindo um escurinho mal encarado. Olha, meu filho, não sou preconceituoso, não. Até tenho amigos negros.

Leonardo Sakamoto
Ouviu aquele batuque? É um terreiro de macumba. Logo aqui na nossa rua! Mas o João Vítor vai dar um jeito nisso, ele conhece uma pessoa na subprefeitura que vai tirar essa gente daí. Essas coisas do diabo me dão arrepios.
Eu adoro o Brasil porque é um país onde não existe racismo como nos Estados Unidos. Aqui, brancos e negros vivem em harmonia. Todos com as mesmas oportunidades e desfrutando dos mesmos direitos.
Se eu deixaria minha filha casar-se com um negro? Claro! Se ela conhecer um, poderá sem sombra de dúvida.
Tá tão difícil encontrar uma empregada decente ultimamente. Ainda bem que achei a Maria. Ela é de cor, mas super honesta.
Quilombolas são pessoas indolentes. Erra o governo ao mantê-los naquele estado de selvageria.
 A terra poderia estar sendo usada para produzir algo, sabe? Ainda mais com tanta gente vivendo apertada em favelas! É o Brasil…
Vê se me entende que eu vou explicar uma vez só. A política de cotas é perigosa e ruim para os próprios negros, pois passarão a se sentir discriminados na sociedade – fato que não ocorre hoje.
É aquele ali, ó. Sim, o “moreninho”.
Meu filho não vai fazer um projeto de escola sobre coisas da África. A gente é evangélico e queremos que ele leia a bíblia e não esses satanismos como… como…como era o nome daquele livro mesmo que a professora passou? Sim! Macunaíma.
Cotas ameaçam o princípio de que todos são iguais perante a lei, o que temos conseguido cumprir, apesar das adversidades.
Ele é um exemplo. É negro e, mesmo assim, virou ministro do Supremo Tribunal Federal sem ajuda de ninguém.
No 20 de novembro, quando se rememora a morte de Zumbi dos Palmares, é celebrado o Dia da Consciência Negra em várias cidades do país. Um momento de reflexão e de resistência sobre os frutos da escravidão, de um 13 de maio incompleto (que significou mais uma mudança na metodologia de exploração da força de trabalho do que uma abolição de fato), sentido no dia a dia. Dia que deveria ser aproveitado por todos aqueles que têm seus direitos fundamentais rasgados para uma análise mais profunda do que têm feito para sair da condição de gado.
Alguns vão dizer que o tema é repetido neste blog. Mas era preciso.
Porque a nossa idiotice não tem limites. E a ignorância é um lugar quentinho.


Assunto Visualizações Data - Hora Nº do texto Postagem
Direitos Humanos 56 25/11/2012 - 20h 14210 Ricardo Alvarez

http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2012/11/20/tinha-que-ser-preto-mesmo-e-a-nossa-ignorancia-diaria/

A atividade programada e realizada na Escola Estadual Antonio Caputo no Riacho Grande FOI UM SUCESSO que contou com a presença e participação de aproximadamente 500 pessoas...


No mês da consciência negra, a atividade programada e realizada na Escola Estadual Antonio Caputo no Riacho Grande FOI UM SUCESSO que contou com a presença e participação de aproximadamente 500 pessoas, numa grande aula temática sobre OS QUILOMBOS E AS REVOLTAS DOS NEGROS ESCRAVIZADOS NO BRASIL.
A direção, o corpo docente, funcionários e alunos deram verdadeira demonstração do quanto é importante discutir e refletir o significado dessa História e do cotidiano educacional da população. Profess@ores de inúmeras escolas compareceram a atividade, além de diretores, lideranças religiosas , sindicalistas e do Escritor Alfredo Buollos Junior.
As atividades foram registradas por inúmeras pessoas que gravaram e fotografaram as apresentações e a apeoesp vai postar as fotos   via blog e  pelo FACE, além de fazer um registro detalhado desde a abertura,  a composição da mesa, as apresentações e todos os aspectos pedagógicos  desenvolvidos por educadores, poetas, artistas do povo, alunos e escritores.
Desde já agradecemos a participação de tod@s, a dedicação da escola, da comissão anti-racismo da apeoesp e da reflexão desenvolvida neste processo pedagógico educacional contra   todas as formas de preconceito,racismo  e opressão de classe.
Coordenação da apeoesp sbc. 

Importância da cultura e do povo africano na cultura nacional

Importância da cultura e do povo africano na cultura nacional


As pessoas precisam se conscientizar da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. Conhecer melhor sobre os afro-descendentes que fogem ao estigma da escravidão mais do que saciar curiosidades, nos ensina que, desde cedo, esses brasileiros impuseram, com sua existência, o fato de que a cor jamais os condenou à inferioridade intelectual. Apesar do ambiente que lhes era desfavorável eles alcançaram admiração e respeito assim como muitos outros que lutaram pela conquista de seu espaço.

Ricardo Machado

Consciência Negra - 20 de novembro

Consciência Negra – 20 de novembro
Às vezes estamos muito próximos de referências históricas importantes e não percebemos, nem tampouco nos alertam para isso na escola. Quando ouvimos O Guarani, de Carlos Gomes, na abertura da Hora do Brasil, por exemplo, é sem saber que o nosso compositor erudito era neto de uma escrava forra. Também não nos damos conta de que o nome Rebouças que batiza viadutos, túneis e avenidas nas maiores cidades brasileiras homenageia o sobrenome de uma ilustre família de políticos baianos negros, do século XIX, cujos membros foram importantes engenheiros, os irmãos André e Antônio Pereira Rebouças Filho, construtores de ferrovias e obras de grande porte. E no esporte: Ademar Ferreira da Silva e João do Pulo no atletismo, Leônidas da Silva, e Edson Arantes do Nascimento (Pelé) no futebol, Janete no basquete, Machado de Assis na literatura filho de um mulato que pintava paredes (Francisco José de Assis). Chiquinha Gonzaga (filha de uma negra Rosa Maria Neves de Lima) na música, o ex-escravo, filho de negros alforriados, escritor abolicionista Dante Negro do Brasil (João da Cruz e Sousa), recentemente o Exmo. Ministro do Supremo Tribunal Federal-STF, Joaquim Barbosa. Não gosto de citar nomes, pois sempre cometo a injustiça de esquecer vários.
No Brasil não fomos educados como uma nação multicultural e pluriétnica, precisamos concentrar esforços para ampliar o olhar para além do negro escravo e reconhecer o valor daqueles afro-descendentes em segmentos como a literatura, a música, as artes cênicas, as artes plásticas, as ciências, a medicina, o jornalismo, a diplomacia, a guerra, a política, a religião… É o conhecimento da história real que, enfim, ainda precisamos resgatar. Há dezenas de personalidades, passagens históricas e obras relacionadas à cultura afro-descendente que, se conhecidas, mudarão a perspectiva que temos sobre o povo brasileiro e que foram construídas com explícita parcialidade e má fé pela historiografia oficial.
Precisamos buscar referências, pesquisar, demandar, estudar, perceber o nosso entorno, ir além dos livros didáticos, observar e ouvir a expressão da vida e da cultura nas várias formas em que ela se apresenta em nosso meio. Repito, vivemos em uma sociedade multicultural, onde convivem inúmeras etnias e já não é mais aceito que só os conhecimentos proporcionados pela visão de mundo eurocêntrica, branca, católica e masculina estejam representados na maneira como montamos os currículos escolares. A escola é um espaço que é direito de todas as raças. Mas esse é um direito que para ser respeitado não basta a presença física de seus descendentes na escola.
Enfim, idéias e práticas prepotentes de racismo que ainda permeiam a mente e corações de alguns certamente estão sendo abaladas e eliminadas e as mudanças de atitudes sendo concretizadas.
“o Brasil não é um país de população majoritariamente branca, pois 96.795.294 pessoas se declararam “pretas” ou “pardas”, totalizando 50,74% do total *(Caniello Márcio, Brasil mostra a sua cor)
Às instituições criadas em prol da causa negra, meus esfuziantes aplausos e que continuem lutando para eliminar todas e quaisquer práticas racistas. Que o Dia da Consciência Negra sirva, cada vez mais, para esclarecer sobre a grande contribuição do negro na nossa cultura e para a luta por uma sociedade melhor e mais igualitária e que a consciência negra não seja lembrada apenas no vinte de novembro.
Zumbi somos todos nós!!!
Ricardo Machado é administrador de empresas e ambientalista.


Assunto Visualizações Data - Hora Nº do texto Postagem
Cultura 60 25/11/2012 - 10h 14201 Ricardo Alvarez



Dossiê



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sábado, 24 de novembro de 2012

Portaria CGRH 07, de 23-11-2012 Estabelece cronograma para a divulgação da classificação dos inscritos no processo inicial de atribuição de classes e aulas de 2013


sábado, 24 de novembro de 2012 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 122 (220) – 67

Portaria CGRH 07, de 23-11-2012
Estabelece  cronograma para a divulgação da  classificação dos inscritos no processo 
inicial de atribuição de classes e aulas de 2013

O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos  Humanos, considerando a 
necessidade de estabelecer datas  e prazos para a divulgação da  classificação dos 
inscritos, no referido processo, expede a presente Portaria.
Artigo 1º - A divulgação da classificação dos inscritos estará disponível, exclusivamente 
no endereço http://drhunet.edunet.sp.gov.br/Portalnet na seguinte conformidade:

I - Titulares de Cargo:
a) 26-11-2012 - divulgação da classificação na WEB;
b)26 a 28-11-2012  - prazo para interposição de recursos no  endereço eletrônico 
http://drhunet.edunet.sp.gov.br/Portalnet, até às 23 horas do dia 28-11-2012;
c) de 26 a 30-11-2012 – deferimento/indeferimento dos recursos no endereço acima 
pela DE;
d) 05-12-2012 - divulgação da Classificação Final pósrecursos;
e)15 a 23-12-2012  – deferimento/indeferimento  - Artigo 22 pela DE, no endereço 
acima mencionado;
f) 02-01-2013 – divulgação da Classificação - Artigo 22;
g) 02 a 04-01-2013 – prazo para interposição de recursos – Artigo 22;
h) 02 a 04-01-2013 – deferimento/indeferimento dos recursos
– Artigo 22, pela DE;
i) 08-01-2013 – divulgação da Classificação Final – Artigo 22.
II – Docentes das Categorias “P”, “N”, “F”, “O”e Candidatos à contratação:
a) 14-12-2012 - divulgação da classificação na WEB;
b) 14 a 18-12-2012  - prazo para interposição de recursos,  no endereço 
http://drhunet.edunet.sp.gov.br/Portalnet , até às 23 horas do dia 18-12-2012;
c) de 14 a 19-12-2012 - digitação das decisões sobre os recursos, no endereço acima, 
pela DE;
d) 21-12-2012 - divulgação da classificação pós-recursos;
Artigo. 2º - O docente poderá interpor Recurso:
I - Titulares de cargo:
a) Jornada de Opção
b) Pontuação
c) Habilitação e qualificação (outra licenciatura e/ou correlatas)
II – Docentes das Categorias “P”, “N”, “F” “O”e Candidatos à contratação:
a) Quantidade de Aulas Pretendidas
b) Pontuação
c) Habilitação e qualificação (outra licenciatura e/ou correlatas)
Parágrafo único: No período destinado ao  recurso, os candidatos  à contratação, 
deverão apresentar documentação comprobatória na Diretoria de Ensino de inscrição, 
o docente Efetivo, docentes Estáveis (nos termos da Constituição Federal/88 e nosTermos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) e o abrangido pelas disposições do 
§ 2º do Art. 2º da LC 1.010/2007, na unidade escolar de classificação.
Artigo. 3º - O aluno de último ano inscrito no Processo de Atribuição de Classes/Aulas 
para o ano letivo de 2013 poderá no período de 02 a 08-01-2013 entregar, na Diretoria 
de Ensino de inscrição, documentos comprobatórios de conclusão do Curso -Diploma 
e/ou  Certificado de conclusão, exceto o aluno de último ano do Curso  de Educação 
Física e do Curso de Pedagogia, que somente poderá comprovar a conclusão do Curso 
mediante Diploma.
Artigo. 4º - A Diretoria de Ensino deverá registrar a atualização  dos docentes 
mencionados no artigo 3.º, no sistema PAEF/ JAT, no período de 02 a 11-01-2013.
Artigo. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"Professor morre após agressão” (texto de 2011)




25 de novembro, dia de reflexão contra a violência nas escolas.



Embora todos os dias nos deparamos com a temática da violência no interior das unidades escolares, principalmente diante da omissão das autoridades  governamentais,  entendo que  o dia 25 de novembro de cada ano deveria ser dedicado  a reflexão e balanço sobre  a violência institucional, a violência social, os conflitos de classe e os desafios   da educação diante dessa crescente realidade.

Precisamos politizar esse debate, identificar o verdadeiro agressor aos educandos e educadores, estabelecermos uma relação de companheirismo em busca de um mundo justo, fraterno e igualitário, onde o aluno reconheça que o professor é seu amigo “mexeu com ele, mexeu comigo”, da mesma forma que o professor deve também reconhecer que “o aluno é seu amigo, mexeu com ele mexeu comigo”.Portanto, somos aliados  da mesma causa e Classe.

Durante o ano, são frequentes os problemas e conflitos, haja vista que  a escola não é uma ilha apartada da comunidade. Ela expressa parcialmente  e seletivamente o modo de vida da comunidade. É preciso reconhecer que a sociedade mudou, direitos e deveres avançaram, conquistas e direitos  se estabeleceram, ferramentas virtuais  disputam  o imaginário   e a coletivização do conhecimento destronado, ao mesmo tempo em que o educador deve ser o aliado direto   no entendimento  e acolhimento da vida  concreta dos filhos da comunidade rumo a construção de um novo mundo livre de todas as formas de preconceito e opressão, de demarcações e dos atuais  paradigmas da convivência humana.

Essa reflexão tem que ser a cada momento, porém, do ponto de vista  da macro relação para dentro e fora do universo escolar   o dia 25 foi uma data marcante que causou duas vítimas no processo educacional.

De um lado um pai de família, trabalhador, educador, lutador pela vida, e, de outro, um jovem sem educação e noção de limites, reproduzindo certamente a condição de não vida a que foi submetido ao longo de sua pouca existência. Ninguém saiu vencedor nesse embate, nem o agredido, nem o agressor, pois no limite foram vitimas da inoperância do estado burguês que pouco se questiona ou nele se identifica a ira das vítimas cotidianas do sistema.

Não se resolve a violência com mais violência ou aparato de violência. O espaço escolar é o espaço do diálogo, do contraditório e do respeito, uma vez que o grande violento para com o educador e educando são os governantes com os baixos salários, com as salas de aulas superlotadas, com a falta de perspectivas para os jovens brasileiros, com a defasagem das ferramentas educacionais, com a falta de investimento na educação e assim sucessivamente.

Construir um mundo de liberdade não rima com altos muros similares a prisões, já enunciadas em obras como: Vigiar e punir do filósofo francês Michel Foucault, publicado originalmente em 1975 e tida como uma obra que alterou o modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental. É um exame dos mecanismos sociais e teóricos que motivaram das grandes mudanças que se produziram nos sistemas penais ocidentais durante a era moderna. É dedicado à análise da vigilância e da punição, que se encontram em várias entidades estatais (hospitais, prisões e escolas). Foca documentos históricos franceses, mas as questões sobre as quais se debruça são relevantes para as sociedades contemporâneas. É uma obra seminal que teve grande influência em intelectuais, políticos, activistas sociais e artistas.Foucault muda a ideia habitualmente aceita de que a prisão é uma forma humanista de cumprir pena...” (publicado no Wikipédia,22/11/2012)

Com maior ênfase, por exemplo, a problemática da droga frequentemente relacionada  com comportamentos inadequados deve ser enfrentada do ponto de vista educacional e não policial, haja vista que a juventude esta morrendo pelo vício do crack e outras drogas, que até hoje não  se  resolveu com a repressão praticada historicamente, cujo resultado é desolador.

Portanto, estamos iniciando essa reflexão tendo como marca uma data que dentro de uma relação dialética, deve discutir a tese que é o atual modelo educacional, apreciar a antítese, ou seja, os questionamentos e negação deste, rumo a uma nova síntese pedagógica, que redundará inexoravelmente numa nova tese.

 Estamos sugerindo que no dia 25 de novembro de cada ano em memória e referência ao Professor José Vieira Carneiro que morreu após agressão em sala de aula, no dia 25 de novembro de 2001 na Escola  Estadual Palmira Graciotto, no Parque São Bernardo em São Bernardo do Campo, se constitua num marco dessa abjeta realidade.



Aldo Santos, Coordenador da APEOESP-SBC, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo.













História e Memória



"Professor morre após agressão"(texto de 2011)



Essa foi a manchete do jornal Diário do Grande ABC, publicada no caderno regional, em 25 de novembro de 2001. No subtítulo estava estampado: “Aluno fincou chaves na testa do educador, que passou por cirurgia, mas morreu 15 dias depois.”



Esse foi o ápice da violência nas escolas, que ceifou a vida do professor de história, José Vieira Carneiro, aos 44 anos de idade. Carneiro Lecionava na EE Palmira Gracioto, no Parque São Bernardo-SBC, deixando três filhos e uma viúva.



A agressão aconteceu no dia 09 de novembro 2001, por volta das 19h40min numa das salas da referida unidade escolar. O Aluno foi identificado como: “A.,17”, conforme citação do jornal.



Segundo a imprensa, “o garoto estava brincando com o chaveiro e o professor pediu para que parasse. O garoto, então, partiu para cima dele e o atingiu na cabeça com as chaves”, disse um professor que não quis se identificar.



Em outra citação, a cunhada do professor mencionou: “Ele disse que o menino colocou as chaves entre os dedos e que deu um soco na testa dele”.



Ainda segunda a reportagem, a Diretoria de Ensino “recusou a comentar o assunto”.



Na ocasião, lembro-me que tentaram de toda forma abafar o caso para evitar a repercussão política negativa do acontecido.



Em 2001, num determinado domingo pela manhã, compareceram em minha casa o professor Carneiro e outro colega, Professor Resende, narrou os fatos, queixou-se de fortes dores de cabeça e estava muito preocupado com a situação.



Fiquei preocupado com a perfuração na testa do professor, além de estar com a cabeça um pouco inchada. Disse a ele que deveria urgentemente procurar o hospital do Servidor Público Estadual para reavaliar o caso.



Coloquei o mandato a disposição dele, inclusive o carro oficial para levá-lo ao hospital, o que foi feito por várias vezes. Três dias depois fui visitá-lo em sua casa e percebi que embora estivesse andando, ainda não havia melhorado.



Como auxiliar de enfermagem, percebi que o caso era sério e novamente disse que deveria solicitar sua internação no hospital para intensificar o tratamento.



Para a nossa tristeza e revolta, o mesmo veio a falecer, causando profunda indignação a categoria.



A dirigente de ensino da época era militante de carteirinha do PSDB, que além de incompetente, exalava prepotência e arrogância antipedagógica.



No dia do enterro do professor, fizemos o inusitado no cemitério das colinas em SBC, fixamos reportagens nos vidros do velório onde o corpo estava, além da panfletagem no próprio recinto. Na saída do corpo, num ato de ousadia, discursamos e denunciamos a perda do nosso companheiro; resultado do descaso para com a escola pública e os seus educadores.



O corpo foi levado para sua terra natal, no Estado do Ceará e o sindicato continuou sua ofensiva contra o abandono da rede pública e a violência sofrida pelos educadores em seu cotidiano.



De lá pra cá a violência continua em níveis diferenciados, com assédio moral, agressões verbais e físicas, frequentemente denunciadas em nossas subsedes.



Há dez anos essa tragédia se abateu em nossa rede, e até hoje pouco tem sido feito no sentido de melhorar a escola pública no Estado de São Paulo.



A nossa luta continua contra o baixo salário, o numero excessivo de alunos em sala de aula, a política excludente da meritocracia e a violência nas escolas.



A nossa resistência tem se destacado e dirigentes e ditadores tem perecido ao longo de nossa trajetória, tanto em nível estadual, quanto em nível regional. Esperamos que haja maior empenho da justiça em relação a esse e outros tantos casos que continuam desafiando a lógica do ato de educar.



De nossa parte, continuaremos atuando no sentido de restabelecer a verdadeira escola pública, laica e de qualidade para todos os filhos e filhas da classe trabalhadora.



Educar e resistir sempre é preciso!!!.





Aldo Santos, coordenador da APEOESP-SBC presidente da Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo, membro do Coletivo Nacional de Filosofia, coordenador da corrente política TLS.


figura de Zumbi

Frase:
Assegurar os interesses da indústria e do comércio, negando a verdadeira história dos guerreiros lutadores que tem como símbolo maior o legado histórico na figura do líder Zumbi dos Palmares, é rasgar nossa história e se curvar diante dos opressores do capital, em detrimento dos nossos sonhos de liberdade e igualdade entre os povos

Aldo Santos, ex-vereador e coordenador da Apeoesp de São Bernardo, ao criticar a iniciativa do prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo, que antecipou do dia 20 para o dia 16 de novembro o feriado pelo Dia Nacional da Consciência Negra

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cleuza sofre com rejeição em São Bernardo e Capital



 

Cleuza sofre com rejeição em São Bernardo e Capital

Diário do Grande ABCCquinta-feira, 22 de novembro de 2012 7:29

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC.

Perto de trocar a Secretaria de Educação de São Bernardo pela da Capital paulista, na gestão do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), Cleuza Repulho não deixará saudades nem será bem recebida.

Ela está sendo rejeitada tanto pelo Sindserv (Sindicato dos Servidores) de São Bernardo quanto pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
As duas entidades de classe publicaram notas de repúdio a Cleuza. Os textos foram divulgados na internet. O Sindserv lançou a campanha ‘Fora Cleuza', alegando sentimento de insatisfação com a política educacional adotada pela secretária, que está no Paço desde 2009.
No dia 30 - data prevista para apresentação do novo estatuto para os profissionais do magistério e de Educação de São Bernardo - os professores farão marcha de protesto no Centro, em crítica à falta de diálogo para discutir as mudanças no documento, uma das principais reivindicações da categoria.
O coordenador da subsede da Apeoesp, Aldo Santos (ex-prefeiturável pelo Psol), avalia que a saída de Cleuza traz alívio para os professores de São Bernardo, mas preocupação para os rumos da Educação na Capital. "Será um problema, porque a metodologia adotada por ela não beneficia os professores", disse.
PERTO DA DEFINIÇÃO
Marinho vai tratar sobre a liberação de Cleuza Repulho diretamente com Haddad. Nos bastidores, a troca de cidades por parte da secretária é dada como certa. Basta apenas o acerto entre os prefeitos. "O Haddad conversou comigo semana passada. Ele quer falar sobre a liberação da Cleuza, vamos dialogar", disse Marinho.
O encontro deve ocorrer sexta-feira, quando Haddad retornará de Paris. Ele acompanha o atual comandante do Paço paulistano, Gilberto Kassab (PSD), na defesa da candidatura da Capital à World Expo 2020, exposição mundial de projetos, na sede do BIE (Bureau Internacional de Exposições).
Com a definição, Cleuza fará companhia ao deputado federal e ex-prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), escolhido por Haddad para chefiar a Pasta da Saúde.
A mudança será a primeira baixa de Marinho para o segundo mandato, que deve perder também o secretário de Serviços Urbanos, Sebastião Ney Vaz, cotado para integrar o secretariado do prefeito eleito de Santo André, Carlos Grana (PT).
A trajetória de Cleuza Repulho na vida pública é marcada por problemas com a Justiça. Em 2011, a Promotoria da Cidadania de São Bernardo abriu sindicância para investigar convênio firmado entre a Secretaria de Educação e o Instituto Paradigma, no valor de R$ 3,2 milhões.
O MP abriu inquérito para apurar denúncia de que as metas e os objetivos do contrato são subjetivos.
Sua passagem pela Pasta em Santo André, de 2005 a 2008, também foi polêmica. Está arrolada em investigação do MP sobre suposto desvio de R$ 49 milhões, envolvendo serviços de ONG cujos serviços não teriam sido prestados. Cleuza nega todas as acusações.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Grande atividade COM O ESCRITOR ALFREDO BUOLLOS JUNIOR E A CONGADA DO DITINHO DO PARQUE SÃO BERNARDO no dia 24 de novembro A PARTIR DAS 12 HORAS NA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CAPUTO, CENTRO DO RIACHO GRANDE; promovida pela APEOESP-SBC.


O nosso sindicato Luta, Organiza e Conquista.

 

 

EIXO TEMÁTICO NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA:QUILOMBOS E REVOLTAS  DOS NEGROS NO BRASIL.

 

      São inúmeras as possibilidades de estudo em relação a luta contra a escravidão. Podemos avaliar os aspectos geográficos, sociológicos, filosóficos, históricos e antropológicos sobre esse vasto tema.

É nesse contexto que a subsede da APEOESP de SBC anualmente debate e organiza os professores, alunos e militantes interessados nessa polêmica e na luta contra a tragédia da escravidão em nossa sociedade.

Há vários anos nossa subsede organiza e resiste contra todas as formas de preconceito racial ainda existente em nossa sociedade. Nossa subsede também fez parte da luta e da conquista desde a primeira propositura sobre a semana da consciência negra em 1989, apoiando também o projeto de lei do ex-vereador professor Aldo Santos que estabelecia o feriado no dia 20 de novembro em memória a luta histórica de Zumbi dos Palmares, que hoje é uma realidade.

O “nosso Quilombo” está sempre presente nas atividades do cotidiano, atento a qualquer forma de racismo ou preconceito racial, incentivando a história e a memória da luta e dos lutadores ainda marginalizados em nosso País.A denúncia mais recente aconteceu com UMA motorista da SBC/TRANS, conforme publicação  em vários jornais da região.

Participe das atividades nas escolas, compareça a nossa tradicional feijoada e venha ouvir historiadores e militantes das nossas causas. Entre em contato com a comissão anti racismo da subsede para organizar as atividades em sua escola, bem como, para ter acesso ao acervo de filmes e textos sobre o tema.

Organize grupos de trabalho, confeccionem cartazes e compareça no dia 24 de novembro a partir das 12 horas na

EE ANTÔNIO  CAPUTO, SITO A RUA  MARCÍLIO CONRADO, 280, CENTRO DO RIACHO GRADE, para saborear a tradicional feijoada feita pelo professor Cido, acompanhada da tradicional CONGADA  COM O DITINHO  DO PARQUE  SÃO BERNARDO, com debates e atividades culturais/musicais.

 

A atividade terá a seguinte   programação:

 

12 horas-Abertura com representantes do Movimento negro, religiosos e culturais;

12:30 horas- Exposição do  renomado Escritor de Livros didáticos Alfredo Buolos Junior, seguido de esclarecimentos;

13 horas- inicio da feijoada acompanhada de músicas típicas;

14 horas- apresentação da Congada do Parque São Bernardo(Ditinho da Congada);

15 horas- apresentações de estudantes, professores e comunidade (Confirmar participação com a professora Judite Arcanjo, da Escola Estadual Célio Luiz Negrini)

16 horas-Fechamento da atividade com o artista  popular  Costa Sena.

Compareça e participe de nossa grande celebração que antecede anualmente  em nossa cidade.

 

Comissão Anti racismo da subsede da APEOESP-SBC

 

(Cido, Aldo Santos, Conceição, Verinha, Judite, Josi, Rogélio, Vicente, Aldo Junior, Lourdes,  Mazé,Diógenes Paulo, Nayara, Alexandre, Claudio Russo e Sandro; APOIO: LUCIMARA E ANTONIO MONIZ)

Contato:41256558

Coordenação da subsede-sbc.